Como saber se é um cisto Pilonidal?

Perguntado por: ovargas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Entre os sintomas de cisto pilonidal, destacamos:

  • surgimento de um nódulo na parte superior das nádegas, na região do cóccix;
  • eliminação de um líquido malcheiroso por meio desse nódulo;
  • inchaço na região do nódulo;
  • dor na região do nódulo;
  • febre;
  • náusea;
  • cansaço.

Para fazer um tratamento caseiro comece cuidando da higiene: mantenha a região limpa e seca para não acumular suor e resíduos. A lavagem com água morna ajuda a retirar secreção, resíduos de pelos e melhora a circulação de sangue, o que facilita a cicatrização.

Em alguns casos de cistos menores, ele pode durar apenas 10 dias. Os curativos também são mais simples, e podem ser feitos em casa.” – Dr.

Muito raramente, um cisto pilonidal pode complicar-se com uma fístula anal. O diagnóstico diferencial deve ser realizado com um exame proctológico completo (incluindo retossigmoidoscopia).

Você deve tomar banho, ou usar o bidê cada vez que evacuar. Ao usar papel higiênico lembre-se de o usar na direção oposta ao ferimento. As mulheres devem se lembrar de mover o papel para fora da área vaginal.

Não é necessário passar a pomada cicatrizante na pele ao redor. No início será necessário o uso e troca de gazes na região do meio, o que vai progressivamente diminuindo com a menor quantidade da secreção expelida, até que a da gaze seja eliminada. Sempre que possível, não deixe a ferida fechada, mesmo no início.

A maioria dos cistos que surgem em nosso corpo contém líquidos no seu interior, como são os casos do cisto renal e do cisto de ovário. Se o material no interior do cisto for pus, ele passa a ser chamado de abscesso.

Dentro de 7 dias a um mês, você poderá retornar ao trabalho e às atividades do cotidiano, inclusive, dirigir. Contudo, é importante evitar ficar um longo tempo sentado.

É preconizado o uso de Ciprofloxacina (1g/dia) e Metronizadol (1,2g/dia) pelo período mínimo de 1 semana. A clindamicina (1,2g) pode ser utilizada como alternativa ao Metronidazol com efeito similar.

Microtraumas de repetição e excesso de pelos mais grossos e encaracolados na região do cóccix, obesidade, sedentarismo, roupas muito justas e falta de higiene são considerados os principais fatores de risco para o desenvolvimento de cistos pilonidais.

Inicialmente, o cisto pilonidal não requer intervenção cirúrgica. Em alguns casos, pode ser feita uma drenagem do pus, por meio de uma pequena incisão na pele, sob anestesia local. Quando o quadro inflamatório e infeccioso se agrava, a cirurgia é necessária.

Drenagem do cisto pilonidal
Então, é preciso da ajuda de procedimento médico para aliviar a dor do local. Nos casos espontâneos, há a saída súbita de pus por orifício na pele da região do sacro. Para a drenagem induzida pelo cirurgião, é feita uma pequena incisão da pele, utilizando anestesia local, de forma rápida.

“Se drenar sozinho, normalmente, fica vazando secreção com cheiro ruim (pus) periodicamente por toda a vida ou até que resolva com cirurgia. Normalmente, o orifício de drenagem é único e na linha média, mas pode haver vários orifícios drenando”, frisa. “A notícia ruim é que não tem como prevenir que um cisto apareça.

Não é recomendável espremer um cisto sebáceo, pois pode causar inflamação e agravar o problema. Para remover os cistos com mais de um centímetro ou que estejam infectados, o ideal é a cirurgia. O procedimento é realizado em consultório médico sob anestesia local.

Cisto pilonidal é perigoso? O médico explica que apesar de causar grande desconforto e seu tratamento ser mais complicado, o cisto no cóccix não causa maiores complicações.

Vale lembrar que, caso os devidos cuidados não sejam adotados, o cisto pilonidal pode evoluir para formas crônicas. Quando não tratadas, embora raras, essas condições podem gerar complicações ligadas ao carcinoma de células escamosas, que se caracteriza como um tipo de câncer de pele.