Como saber se é um advérbio?

Perguntado por: nguedes . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Advérbio

  1. Basicamente, podemos afirmar que advérbio é a palavra que modifica o sentido do verbo, acrescentando-lhe uma circunstância. ...
  2. Leia também: Conjunção – classe de palavras que relacionam orações em um mesmo enunciado.
  3. O advérbio possui a função de modificar o sentido do verbo, acrescentando-lhe uma circunstância.

O advérbio é a palavra que indica uma circunstância (modo, lugar, tempo). Ele pode modificar um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Exemplos: O vizinho fala alto. (alto é um advérbio que indica o modo como o vizinho fala)

Advérbio é uma palavra invariável que acompanha o verbo, modificando seu sentido. Exemplos: Cheguei cedo (advérbio de tempo). Ele escreveu depressa (advérbio de modo). Eu estou aqui (advérbio de lugar).

Alguns advérbios de negação são “não” e “nem”. Em contextos específicos, palavras como “negativo”, “nenhum”, “nunca”, “jamais”, entre outras, podem ser classificadas como advérbio de negação, mas é necessário atenção aos casos.

A palavra porque também é advérbio interrogativo depois do advérbio eis em frases do tipo destas: «Eis porque havemos de ser tolerantes.» «Eis porque não concordo contigo.»

Os advérbios são classificados de acordo com as circunstâncias ou ideias que expressam: tempo, intensidade, lugar, modo, afirmação, negação e dúvida.
...
Advérbio de afirmação

  1. Sim, vou sair.
  2. Realmente ela precisava de ajuda.
  3. Sem dúvida é o melhor orador.

A Norma Gramatical Portuguesa reconhece sete grupos de advérbios: de lugar, de tempo, de modo, de negação, de dúvida, de intensidade e de afirmação.

Advérbios interrogativos
onde? (indicando lugar); como? (indicando modo); quando? (indicando tempo).

Como dito anteriormente, onde costuma ser utilizado como advérbio de lugar ou como pronome relativo. Essa palavra possui noção de lugar, mas sempre no sentido estático, permanente, isto é, sem movimento.

ADVÉRBIO INTERROGATIVO DE MODO
Exemplo: Como terminaremos o trabalho?

Advérbio de Negação: são as palavras que reforçam a ideia de negação. Exemplos: não, tampouco, nem, nunca e jamais.

O advérbio denota uma circunstância e, conforme a situação, pode ser classificado como advérbio de afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, negação, tempo etc. Vejamos alguns exemplos: Certamente ele estudará para a prova.

Significado de Amanhã
advérbio Que ocorre no dia seguinte ao de hoje; que ocorre ou tem lugar no futuro: que nos acontecerá amanhã? Etimologia (origem da palavra amanhã). Do latim maneana, "cedo".

Significado de Calmamente
advérbio De uma maneira calma; que pode ocorrer tranquilamente; em que há sossego e tranquilidade. Etimologia (origem da palavra calmamente).

A palavra muito é um quantificador quando se combina com um nome: «muito pão». É um advérbio quando modifica um verbo («ler muito»), um adjetivo («muito grande») ou um advérbiomuito rapidamente»).

Advérbios de modo: bem, mal, rapidamente, loucamente, melhor, pior, assim, com calma, felizmente etc (geralmente, palavras terminadas em “-mente” são advérbios de modo) Advérbios de lugar: aqui, aí, além, de fora, por dentro, adiante etc. Advérbios de afirmação: sim, certamente, realmente, indubitavelmente etc.