Como saber se é transitivo direto ou indireto ou intransitivo?

Perguntado por: icruz . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Verbo transitivo direto é aquele cujo complemento verbal não apresenta uma preposição, como: “beber”, “ler”, “usar” etc. Já o complemento do verbo transitivo indireto possui preposição. O verbo também pode ser bitransitivo, isto é, transitivo direto e indireto ao mesmo tempo, como “dar”, “oferecer” etc.

Verbo transitivo indireto é aquele que exige um complemento com preposição (por exemplo: de, com, em, a). Esse complemento recebe o nome de objetivo indireto. Alguns verbos costumam ser acompanhados por preposição, por isso, são geralmente classificados como verbos transitivos indiretos.

O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso acontece para que não tenha ambiguidades ou por questões linguísticas.

Veja um exemplo em que isso ocorre: Meu irmão namora muito. Nesse caso, o verbo “namorar” é intransitivo, pois não admite complemento verbal, já que a ação se refere ao sujeito da frase.

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. (VTD: ama.

O verbo namorar, por exemplo, pode ser um verbo intransitivo, um verbo transitivo direto, um verbo indireto ou um verbo pronominal: Verbo intransitivo: Meu irmão namora muito, é muito namorador! Verbo transitivo direto: Estou namorando essa blusa há uns dias… Verbo transitivo indireto: Namoro com Paulo há três anos.

O verbo ir, atuando como verbo transitivo indireto, necessita de um objeto indireto para completar o seu sentido.

Emprestei o quê? Todos os meus livros (“todos os meus livros” é objeto direto, pois completa o verbo sem auxílio de preposição). Emprestei todos os meus livros a quem? Para Maria (“para Maria” é objeto indireto, pois completa o verbo através da preposição “para”).

Verbos transitivos indiretos são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido, permanecendo com sentido incompleto sem esse complemento. Um verbo transitivo indireto necessita obrigatoriamente de uma preposição para estabelecer regência verbal com o objeto indireto.

Os verbos transitivos diretos são aqueles em que o complemento verbal não é regido por preposição. Os verbos transitivos indiretos são aqueles em que o complemento verbal é regido por preposição.

Verbo transitivo direto e indireto (VTDI)
O objeto direto e indireto completa o verbo com a informação sobre o quê a quem. Exemplos: Enviei os postais aos clientes. (Enviei o quê a quem?

“Pedro gosta de quê?” Pedro gosta de chocolate. Assim, o complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos é chamado de objeto indireto.

Exemplos de verbos transitivos

  • Verbo comer;
  • Verbo querer;
  • Verbo acreditar;
  • Verbo lembrar;
  • Verbo emprestar;
  • Verbo agradecer.

Os verbos transitivos diretos e indiretos são aqueles que exigem dois complementos, um dos quais sem e outro com preposição obrigatória. Exemplo: Carlos ofereceu chocolates à Milena. Carlos ofereceu.

O verbo morar não se conjuga onde o estado é sujeito oculto e o cidadão não figura como objeto direto de suas ações. Por isso neles, infelizmente, o morar segue sendo intransitivo.

* Os verbos, ser, estar, permanecer, ficar e continuar classificar-se-ão como intransitivos quando indicarem posição do sujeito em um dado lugar. Ex: Os candidatos permanecem na sala de provas.