Como saber se é teflon?

Perguntado por: ejesus7 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

No dia a dia, o Teflon é quase sinônimo de panela antiaderente. É bem comum encontrar panelas com Teflon, mas existem alternativas sem a substância e que também não grudam. Para saber se tem a substância ou não, procure na embalagem pela sigla PTFE. Se tiver PTFE, é Teflon.

O teflon funciona como uma camada protetora da panela ou frigideira. Na verdade, ele é o nome comercial do Politetrafluoretileno (PTFE). Contudo, quando é aquecido, ele libera gases e partículas tóxicas. Por isso, o material vem sendo substituído por outros equivalentes e menos danosos à saúde com o uso em longo prazo.

É bem comum encontrar panelas com Teflon, mas existem alternativas sem a substância e que também não grudam. Para saber se tem a substância ou não, procure na embalagem pela sigla PTFE. Se tiver PTFE, é Teflon.

Possui baixo coeficiente de atrito (o que confere a propriedade antiaderente) Não sofre ação dos raios solares.

Basta apenas espalhar sal grosso pelo fundo da frigideira e levá-la ao fogo por alguns minutos. Quando o sal começar a queimar, ficando meio amarelo, retire do fogo e, com bastante cuidado, vá retirando o sal com um papel toalha para não arranhar.

As panelas com revestimento cerâmico antiaderente funcionam tão bem ou melhor que as de Teflon. Nelas, é possível cozinhar com pouco óleo. Ao contrário das 100% cerâmicas, a temperatura dos alimentos não é mantida.

Revestimento cerâmico: já as panelas com antiaderente cerâmico são mais saudáveis quando comparadas à alternativa anteriores, pois não possuem PFOA e PTFE em sua composição. Panelas com este revestimento não grudam os alimentos, são fáceis de lavar e distribuem o calor uniformemente.

Segundo Raphaella, as panelas de vidro, porcelana, cerâmica e aço cirúrgico são mais seguras e atóxicas. No entanto, cada uma tem suas peculiaridades.

As panelas que são fabricadas 100% com cerâmica, podem apresentar pequenos elementos, como tampa e cabo, de outros materiais. Já as panelas revestidas de cerâmica apresentam apenas uma camada de revestimento cerâmico em seu interior ou exterior.

Não há problemas quanto a segurança, mas as panelas antiaderentes podem estragar quando expostas ao calor da máquina a de lavar louça. Além disso, detergentes abrasivos também consomem a camada protetora. Por isso, lave os utensílios à mão, com uma bucha delicada.

Excelente resistência a temperatura alta e baixa (-200+260°C, curto prazo até 300°C) Baixo coeficiente de atrito. Tensão de superfície extremamente baixa (praticamente nenhum material adere ao PTFE, difícil colagem ou soldagem) Alto coeficiente de expansão térmica.

Livre de riscos
Na onda verde, há panelas antiaderentes que não contêm PTFE e PFOA. Essas duas siglas representam compostos químicos utilizados na fabricação da maioria desse tipo de revestimento e frequentemente vão para a berlinda como possíveis ameaças à saúde.

Características e propriedades típicas do PTFE
O PTFE tem excelentes propriedades, como inércia química, resistência ao calor (alta e baixa), propriedades de isolamento elétrico, baixo coeficiente de atrito (estático 0,08 e dinâmico 0,01) e propriedade antiaderente em uma ampla faixa de temperatura.

Ainda assim, por ser uma panela muito utilizada na cozinha de casa, a recomendação para ser levada a sério é: se o Teflon estiver riscado, dispense a panela, mesmo sendo nova. A vantagem desse material é não oxidar e distribuir o calor de maneira uniforme.