Como saber se é sulfito ou sulfato?

Perguntado por: lcrespo4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Os sulfetos são compostos binários de enxofre em que esse elemento é o mais eletronegativo. Já nos sulfatos, o elemento mais eletronegativo é o oxigênio, fazendo com que o enxofre, inclusive, adquira número de oxidação positivo (+6). Enquanto o sulfeto é representado por S2-, o sulfato é representado por SO42-.

Os sulfatos são compostos químicos inorgânicos derivados do ácido sulfúrico. Assim, possuem na estrutura molecular ânion SO42- que recebe o nome de ânion sulfato. O enxofre, por exemplo, pertence à família 16, ou VI – A da Tabela Periódica. Ou seja, são compostos que possuem 6 elétrons na camada de valência.

O que são Sulfitos? Sulfito é o nome popular utilizado para referir-se ao dióxido de enxofre (SO2). No vinho, o sulfito é utilizado como conservante, devido às suas propriedades antioxidantes e antibacterianas, evitando que os vinhos degradem de forma mais rápida.

O sulfato de cobre é um composto químico de cor azul brilhante, muito utilizado como herbicida, fungicida e pesticida. O sal existe sob diversas formas.

Diante disso, os sulfetos formarão elementos com a fórmula geral YS ( (Ag2S);(CuFeS2); Já os sulfatos formarão interações com oxigênio, sendo sempre mais eletronegativo: SO3, SO4.

Incolor, inflamável, venenoso e corrosivo, o gás H2S é perceptível por seu cheiro de ovo podre.

O sulfeto de hidrogênio ocorre naturalmente em petróleo bruto, gás natural, gases vulcânicos, fontes termais e também é produzido por atividades humanas. Também é produzido por resíduos humanos e animais como resultado da degradação bacteriana da matéria orgânica.

O Sulfeto de cobre (II) é um composto químico de cobre e enxofre com fórmula química CuS. Ele ocorre na natureza, como um mineral azul escuro índigo conhecido como Covelita e é um moderado condutor de eletricidade.

Os sulfatos são usados em produtos cosméticos, como géis de banho, esfoliantes, shampoos, condicionadores (amaciadores, PT), géis de limpeza facial, sabonetes líquidos para as mãos, produtos de higiene íntima ou ainda cremes dentais (dentríficos, PT), graças aos benefícios que eles trazem.

Trata-se de um dos compostos mais amplamente utilizados em sabonetes líquidos, shampoos e detergentes, devido ao seu baixo custo, bom poder espumante, relativa suavidade e ótimo desempenho na limpeza e remoção de gorduras, sendo por isso muito utilizado em sistemas de limpeza para peles e cabelos oleosos.

O sulfato é um ânion muito comum na natureza, estando presente em águas naturais em concentrações muito variáveis. Surge nas águas subterrâneas através da dissolução de solos e rochas, como o gesso (CaSO4), o sulfato de magnésio (MgSO4), e pela oxidação de sulfetos (como por exemplo, o sulfeto de ferro).

Qualquer vinho que contenha mais de 10 partes por milhão (ppm) de dióxido de enxofre deve incluir o texto “contém sulfitos” em seu rótulo. Na União Europeia, os níveis máximos de dióxido de enxofre que pode conter um vinho são 210 ppm para vinho branco, 400 ppm para vinho doce e 160 ppm para vinho tinto.

Vinhos sem sulfitos? A resposta é inequívoca: não existem. Os sulfitos são um dos subprodutos da fermentação alcoólica. Ora todos os vinhos têm de passar por uma fermentação alcoólica, pois é durante a mesma que os açúcares naturais da uva se transformam em álcool.

dióxido de enxofre

O principal conservante dos vinhos é o dióxido de enxofre, também conhecido como anidrido sulfuroso, SO2, INS 220 ou apenas como sulfito. Ele é adicionado para evitar contaminações e minimizar os efeitos do oxigênio na bebida.

O Sulfato de Sódio é um sal branco, cristalino, cuja fórmula química é Na2SO4 . É largamente utilizado na indústria de produtos de limpeza, em especial para a produção de detergente em pó, na indústria de papel para a produção de papel Kraft e na indústria de vidro.

Ele é utilizado como coagulantes em diferentes processos de tratamento de água, ajudando a remover impurezas e partículas suspensas. Além disso, ele também é utilizado na indústria têxtil para ajudar na fixação de corantes, em produtos de higiene pessoal e cosméticos, e em processos de tratamento de águas residuais.

O teste de chama consiste em levar diferentes amostras de sais ao fogo, para que, por meio da coloração das chamas, seja possível identificar o elemento presente em cada composto. As chamas adquirem colorações diferentes de acordo com a substância analisada.

Os ânions poliatômicos (com muitos átomos) que contêm oxigênio (oxiânions) têm a terminação -ato ou -ito. (Aquele com mais oxigênio é chamado -ato.)

O composto é deliquescente, solúvel em água com hidrólise extensa e ligeiramente solúvel em álcool. As principais aplicações do sulfureto de sódio são na transformação de madeira em papel, na elaboração de drogas de tinturaria e na metalurgia, devido às suas propriedades redutoras.