Como saber se é sífilis ou alergia?

Perguntado por: hmaciel5 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

“As lesões desse estágio são parecidas com uma reação alérgica, porém é como se fosse uma 'alergia' que não dói e não coça. Nós temos 'olhos treinados' para reconhecer a doença, além analisar clinicamente ainda dispormos de exames como: VDRL, FTA-abs e exame de campo escuro microscopia, para confirmar o diagnóstico”.

Os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e cicatrização da ferida inicial. Pode ocorrer manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. Essas lesões são ricas em bactérias. Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo.

As lesões causadas por sífilis benigna tardia podem ser facilmente confundidas com outros processos granulomatosos como tuberculose, sarcoide, infecção fúngica e, ocasionalmente, com doença neoplásica. A penicilina ainda é o agente antimicrobiano de escolha em todos os estágios de sífilis.

Sífilis secundária
Podem ser confundidas com outras manifestações de pele, como alergias e também desaparecem de forma espontânea em algumas semanas.

Na sífilis primária pode ocorrer o surgimento de uma úlcera única no local de entrada da bactéria, o cancro duro, geralmente no pênis, vagina, colo do útero, ânus, boca ou outros locais de contato. Essa lesão não dói, não coça, não arde e não tem pus. Podem surgir também caroços na virilha.

Sífilis primária: ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (vulva, vagina, pênis, colo uterino, ânus, boca ou outro local da pele), que aparece entre 10 e 90 dias após o contágio. Essa lesão é rica em bactérias.

Surgem lesões rosadas, em formas de pápulas, que podem atingir toda a superfície do corpo.

CETOCONAZOL + DIPROPIONATO DE BETAMETASONA É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Todos os pacientes com sintomas sugestivos de sífilis devem consultar um médico, porque você precisa de tratamento se eles estão infectados, para evitar as complicações sérias que podem ocorrer. É aconselhável que as pessoas com sífilis, evitem ter relações sexuais durante os dois meses após o início do tratamento.

Sífilis latente – fase assintomática
Não aparecem sinais ou sintomas. É dividida em sífilis latente recente (menos de um ano de infecção) e sífilis latente tardia (mais de um ano de infecção). A duração é variável, podendo ser interrompida pelo surgimento de sinais e sintomas da forma secundária ou terciária.

A sífilis, quando bem tratada, tem cura. Como é uma infecção bacteriana, o tratamento consiste em injeções do antibiótico Penicilina Benzatina, conhecido popularmente como Benzetacil.

Sífilis Primária - O tempo entre a contaminação e o surgimento das primeiras manifestações da doença (incubação) é de dez a 90 dias (média de três semanas).

“Para o diagnóstico de sífilis e HIV, deve-se aguardar um intervalo de 30 dias após a exposição para realizar a testagem.

Sífilis latente – fase assintomática - sintomas
É dividida em sífilis latente recente (menos de dois anos de infecção) e sífilis latente tardia (mais de dois anos de infecção). A duração é variável, podendo ser interrompida pelo surgimento de sinais e sintomas da forma secundária ou terciária.

Os sintomas mais comuns da sífilis são o aparecimento de manchas pelo corpo, sendo comum nas palmas das mãos e nas plantas dos pés. Essas lesões são cheias de bactérias, mas costumam ser indolores e não coçam.

Sífilis. O principal sintoma desta doença são feridas avermelhadas e indolores na região da boca e da genitália, geralmente única na fase inicial!

Tricomoníase: os sintomas são, principalmente, corrimento amarelo-esverdeado, com mau cheiro, dor durante o ato sexual, ardor, dificuldade para urinar e coceira nos órgãos sexuais.

Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).