Como saber se é seroma ou inchaço?

Perguntado por: esilveira3 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 18 votos

Segundo Dr. Molina, os primeiros sinais de um seroma podem ser o inchaço ou abaulamento da região que pode evoluir para extravasamento de um líquido transparente ou mais claro pela cicatriz.

O Seroma é uma complicação pós-cirúrgica que consiste no acúmulo excessivo de líquido próximo à cicatriz cirúrgica, causando inflamação. Ocorre após alguns dias da cirurgia e pode demorar semanas para desaparecer totalmente.

O tratamento do seroma geralmente é através da punção. A punção consiste na aspiração do seroma com uma seringa e agulha para a retirada de todo o líquido. Se a área puncionada está temporariamente anestesiada (nos casos de lipo e abdominoplastia), o procedimento tende a ser indolor.

Não cumprimento do período de repouso. Pegar peso. Mau uso da cinta cirúrgica. Reação natural do organismo ao procedimento cirúrgico invasivo.

Ultracavitação
A ultracavitação é um meio utilizado para remover seromas encapsulados, pois consiste em uma ultrassom de alta potência que fornece energia para romper o revestimento que assegura o líquido e, ainda, contribui para absorção do líquido pelo organismo.

Sensação de que o local está mais quente; Dor; Muitas vezes, febre alta; Odor ruim no local da ferida ou da cirurgia.

A ultrassonografia tem sido o método de escolha para o diagnóstico de seroma pós abdominoplastia.

O Seroma é definido como o acúmulo de líquido, produzido como reação a danos nos tecidos e vasos sanguíneos (exsudato), localizado sob retalhos cutâneos ou no espaço morto após o procedimento cirúrgico, sendo caracterizado pela presença de área de flutuação.

Seromas são complicações tardias pouco comuns, que podem se manifestar sem causa definida e cujo tratamento implica a retirada ou a troca das próteses.

É caracterizada pela presença de secreção. Esta fase pode durar de 1 a 4 dias, a depender da extensão da área a ser cicatrizada e da natureza da lesão. Neste período, a ferida pode apresentar edema (inchaço), dor e vermelhidão.

O que acontece com os pontos internos plástica? Os tecidos internos também passam por esse processo de cicatrização. Portanto, o corpo pode levar até 2 anos e meio para recuperá-los totalmente. Porém, mesmo antes de completar esse processo de forma definitiva, o paciente já pode se sentir relativamente seguro.

Seu tratamento normalmente envolve aspirar o líquido. através de injeções ou drenos, assim como, o uso de. uma cinta para evitar novo acúmulo de líquido.

O principal sintoma de rompimento dos pontos internos é uma mudança no formato da região. Então, a região da ruptura fica abaulada, mais alta que seu entorno.

O seroma aparece após qualquer cirurgia, caracterizado por acúmulo de um líquido abaixo da pele, muito próximo à cicatriz cirúrgica. Isso ocorre devido ao manuseio da pele e do tecido gorduroso.

Para evitar e tratar o seroma é necessário manter uma boa alimentação, repouso e a higiene correta da região delicada. Geralmente, o seroma no pós-operatório acaba sendo absorvido pelo organismo, por isso não há motivo para muita preocupação.

Ele pode se manifestar como uma destas formas abaixo:

  1. Endurecimento.
  2. Dor local.
  3. Depressões visíveis na pele.
  4. Sensação de pele “presa”