Como saber se é sentimento ou ego?

Perguntado por: asantana3 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Em um relacionamento de coração, a pessoa busca compreender os próprios sentimentos e comportamentos. 3. No relacionamento baseado em ego, a pessoa quer ser completada. Já na relação baseada no coração, ela quer ser vista e ouvida.

Você com certeza já deve ter visto por aí essa frase: “Onde o ego existe, o amor desiste”, e ela nunca foi tão real como nos tempos em que vivemos. Eu já disse isso em outros textos, mas vale repetir, estamos diante de uma geração que quer ser amada e amar, mas não abre mão do orgulho.

Tanto o ego ferido quanto o amor podem ser associados a necessidade de reconhecimento. Dessa forma, quando buscamos incessantemente a validação externa, é possível confundir essa busca com sentimentos de amor genuíno. Além disso, a carência emocional desempenha um papel significativo.

Ego é a consciência, o “eu de cada um”, ou seja, o que caracteriza a personalidade de cada indivíduo. O conceito de ego é bastante utilizado em estudos relacionados à psicanálise e à filosofia. De acordo com a teoria psicanalítica, o ego faz parte da tríade do modelo psíquico, formado pelo ego, pelo superego e pelo id.

No relacionamento baseado no ego, é comum a ilusão de uma fantasia de que uma pessoa pode (e deve) atender às nossas necessidades. Essa pressão leva a expectativas irrealistas e, onde há expectativas irrealistas, há sofrimento e ressentimento.

Blog e Notícias

  1. Dificuldade em aprender com os próprios erros. A pessoa com bastante ego, tem muitas dificuldades em assumir que errou, assim nunca conseguindo aprender com os próprios erros. ...
  2. Não respeita o conhecimento dos outros. ...
  3. Precisa de elogios para se sentir bem. ...
  4. Falta de humildade. ...
  5. Inteligência Emocional.

Um ego forte, na concepção freudiana, é aquele que se constrói na busca pelo equilíbrio do id e superego. Não ignora ou empodera, em demasia, nenhum dos impulsos. A tarefa não é fácil e, sem dúvida, representa um propósito a ser desenvolvido pela vida toda.

A paixão e o amor são sentimentos lindos, mas geralmente a baixa autoestima pode fazer com que a pessoa se apaixone por alguém que não tem muito contato ou mal conhece. O melhor é desenvolver a capacidade de gostar e cuidar de si mesmo para que qualquer relacionamento com o outro seja saudável e feliz.

Eu gosto daquilo que faz sentido para mim, que me traz um benefício ou me agrada. Por isso, aquilo que me é desagradável eu não gosto. E isso pode ser uma pessoa, uma opinião, etc. Amar: por sua vez, o amor transmite a ideia de solidez, de entrega, de colocar o outro em primeiro plano.

Se o amor é verdadeiro, ele vai respeitar o seu tempo e as suas decisões e você jamais vai se sentir pressionada a agir de uma forma determinada, verdade respeita seu tempo e suas decisões e não vai te pressionar para fazer coisas que sejam contra a sua natureza ou que você pode ainda não estar pronta para fazer.

Quando se sente magoada, a pessoa em um relacionamento baseado no ego pune e julga o parceiro ou parceira. Em um relacionamento de coração, a pessoa busca compreender os próprios sentimentos e comportamentos. 3. No relacionamento baseado em ego, a pessoa quer ser completada.

Como se livrar do ego

  1. Liberte-se da necessidade de ser o melhor. Elogiar a si mesmo e se sentir importante é necessário, mas também identificar seus aspectos a melhorar. ...
  2. Pare de se sentir ofendido. ...
  3. Esqueça de estar certo. ...
  4. Não se focar só nas conquistas.

O ego masculino é impulsionado pelo reconhecimento, atenção e ação. Os homens são considerados seres mais ativos, que fazem coisas importantes (como líderes políticos, soldados, cientistas, etc.) e que merecem a atenção dos outros.

Veja, na galeria de fotos a seguir, 3 dicas para controlar o ego e parar de pensar tanto:

  1. 1) Seja gentil cinco vezes por dia, uma vez por semana, por um mês e meio. Estudos mostram que nos sentimos melhor quando fazemos o bem. ...
  2. 2) Pratique a gratidão. ...
  3. 3) Assuma a responsabilidade.

Por outro lado, o ego ferido é uma dor que surge quando nos sentimos rejeitados, desvalorizados ou desconsiderados/minimizados, podendo fazermos sentir falta da pessoa amada.

OS PERIGOS DO EGO FERIDO
Um ego ferido não consegue ver o amor, se coloca como vítima e começa a buscar culpados pela situação que ele mesmo criou. A autoestima cai, o sofrimento bate a porta e a vida parece estagnar. E a pessoa fica enclausurada em uma prisão psicológica, que ela mesmo criou e não vê a saída.

Ausência do ego não significa a ausência de um eu (self) funcional (o que seria próprio de um psicótico e não de um sábio); significa que não estamos mais exclusivamente identificados com esse eu.

O id é considerado o “animal instintivo dos seres humanos”. O ego surge por volta dos dois anos de idade.

O ego segundo Freud
É regido pelo princípio da realidade, que é o fator que se incumbe do ajustamento ao ambiente e da solução dos conflitos entre o organismo e a realidade. O ego lida com a estimulação que vem tanto da própria mente como do mundo exterior.