Como saber se é sangue ou menstruação?

Perguntado por: imagalhaes8 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.6 / 5 15 votos

Quando há sangramento, ocorre com um menor fluxo (pequenos sangramentos), não há fluxo contínuo como na menstruação. O sangue pode possuir uma coloração rosa ou marrom. O fluxo é composto de tecido do interior do útero, sua coloração pode variar de um vermelho intenso ao marrom, pode ter a presença de coágulos.

Menstruação tem cor de sangue, mas o tom do vermelho pode variar ao longo do ciclo. Às vezes é mais claro, quase rosinha, às vezes é marrom e, em dias de fluxo mais intenso, costuma ser vermelho vivo, quase brilhante.

A pseudociese costuma durar algumas semanas, mas há casos que persistem por meses ou anos. Em algumas mulheres, os sintomas desparecem após elas entrarem em “trabalho de parto”.

Logo no início da gestação é comum ocorrer o sangramento chamado de sangramento de implantação ou nidação, que costuma ser leve e rosado, mas também pode ter cor avermelhada.

A menstruação marrom ou rosa também é conhecida como menstruação falsa, já que ela pode confundir muitas mulheres que ainda não sabem que estão grávidas e acham que se trata de uma menstruação comum. Importante: se apresentar sangramento em uma fase mais avançada da gestação procure um médico.

Uma variação normal é a razão mais comum para o pouco fluxo menstrual. Em geral, você pode até achar que sua menstruação desceu só um pouco, mas talvez ainda esteja dentro dos padrões regulares. “Na verdade, cada mulher é diferente quanto à quantidade de sangue perdido durante o ciclo menstrual”, explica a Dra.

Alterações na intensidade e sangramentos fora de hora devem ser avaliados por um médico. Marrom, vermelho escuro e até rosado. O sangue menstrual pode ter vários tons e isso não é necessariamente um problema. Mais importante do que a cor, são as mudanças no fluxo, que, às vezes, sinalizam algum distúrbio.

Além de vermelho-vivo, ele deve ser uniforme. Não pode ter coágulos e nem ter outra cor: do início ao fim, a menstruação deve apresentar a mesma tonalidade.

Além disso, outros fatores como o aspecto desse sangue, sua intensidade e volume também servem para diferenciar o sangramento de escape da menstruação: normalmente o sangramento da menstruação é mais volumoso, intenso e de cor mais avermelhada, enquanto o sangramento de escape é escasso e de cor mais amarronzada.

Há aquelas que têm um fluxo menstrual pequeno e de curta duração, que pode se parecer com sangramentos que ocorrem durante a fase inicial da gravidez. Portanto, não é incomum encontrar casos de mulheres que sangram durante os primeiros meses de gestação e acham que estão menstruando normalmente.

Beta hCG. O beta hCG é um exame de sangue simples que mede a concentração do hormônio no sangue. É um método extremamente sensível, seguro e eficiente de confirmar (ou descartar) uma gravidez, que pode ser realizado a partir do décimo dia da suspeita da fecundação ou após o primeiro dia de atraso menstrual.

Como eu sei que estou grávida? Conheça os principais exames

  1. Beta HCG. Trata-se de um exame de sangue capaz de detectar a gravidez logo no início, com cerca de 5 dias de atraso menstrual. ...
  2. Teste de farmácia (urina) ...
  3. Ultrassonografia do útero (ultrassom obstétrico)

Na maioria dos casos, o sangramento de escape é um sinal normal de implantação, mas qualquer sangramento deve ser verificado se você estiver preocupada, porque ainda pode ser um sintoma de aborto espontâneo ou gravidez ectópica. O sangramento da implantação, geralmente, não é nada para se preocupar.

A resposta para a pergunta é sim. Estar menstruada interfere no resultado do exame, pois o sangue que está sendo liberado na menstruação pode causar uma interpretação errada no resultado.