Como saber se é rosácea ou dermatite?

Perguntado por: drosa9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Uma das principais diferenças em relação à dermatite atópica é que a rosácea aparece a nível facial e inclui vermelhidão na zona central do rosto, protuberâncias vermelhas e avultadas acompanhadas de pequenas espinhas, espessamento do nariz e problemas oculares (olho seco, irritação, inchaço, etc.)

A rosácea é uma doença que afeta a pele principalmente da região centrofacial. Caracteriza-se por uma pele sensível, geralmente mais seca, que começa a ficar eritematosa (vermelha) facilmente e se irrita com ácidos e produtos dermatológicos, no geral.

A dermatite se manifesta principalmente por meio de pequenas bolhas na região afetada, vermelhidão, descamação, inchaço, coceira, e até mesmo rachaduras e afinamento da pele, em casos um pouco mais graves.

O meio mais comum de detectar a rosácea é por meio de um exame clinico, realizado no consultório do dermatologista. Além do exame físico feito na clínica, o médico faz perguntas ao paciente para saber sobre seu histórico médico e poder indicar o tratamento mais adequado ao seu estilo de vida e à gravidade do problema.

Tipos de rosácea e seus tratamentos

  • Eritemato telangectasia. “É o tipo de rosácea mais comum, provoca vermelhidão e deixa os vasos finos aparentes, além de causar sensação de ardência. ...
  • Pápula pustular. ...
  • Fimatosa. ...
  • Rosácea ocular.

Tratamento de rosácea
O tratamento é voltado ao controle dos sintomas, pois não há cura para rosácea. Os antibióticos que são aplicados na pele, como metronidazol, peróxido de benzoíla, clindamicina, minociclina e eritromicina, bem como ácido azelaico em creme, podem ser eficazes para a rosácea inflamatória.

"A rosácea é uma doença que tem muita interferência emocional, assim como a maioria das doenças de pele. Isso porque a pele tem resposta neuronal, a gente tem muitas terminações nervosas na pele. Muito do que a gente está sentindo é refletido na pele. E a rosácea é um desses exemplos".

Nos tipos de rosácea pápula pustulosa, ocular e fimatosa, o uso de antibióticos se faz necessário. São medicamentos a serem utilizados até que o médico dermatologista identifique o controle da doença. O tratamento pode ter duração de 3 a 6 meses, a depender de cada caso.

É recomendado usar aditivos de banho/duche, que hidratam a sua pele. Com Dermatite Atópica no Rosto, use um hidratante diariamente. Os emolientes (também conhecidos por hidratantes) são a chave para este cuidado de pele e devem ser usados todos os dias, independentemente do paciente estar numa fase ativa ou inativa.

Os sintomas da rosácea na pele costumam ser bem fáceis de perceber: vermelhidão no rosto, vasos sanguíneos dilatados, sensação de queimação e formigamento em áreas como bochechas, nariz, orelhas e até olhos. Existem 4 tipos da doença e são os níveis de rubor e sensibilidade que caracterizam cada um deles.

Ela se caracteriza por causar secura, vermelhidão e descamação da pele, bem como o aparecimento de crostas e erupções que coçam intensamente e podem resultar em feridas. A dermatite é comumente encontrada em áreas como as dobras dos braços, pescoço e atrás dos joelhos.

Os banhos quentes podem agravar os sintomas da dermatite atópica, já que a água quente remove a camada lipídica protetora da pele, aumentando ainda mais o ressecamento da derme. É importante evitar banhos quentes e, em vez disso, optar por banhos mornos ou com água fria, o que ajudará a preservar a hidratação da pele.

É um dos tipos mais comuns de eczema, principalmente na infância, embora alguns casos possam ter início na vida adulta. É uma doença genética, crônica e onde a coceira e a pele seca são as principais características. Acomete principalmente as grandes dobras do corpo como braços, joelhos e pescoço.

Rosácea ocular
Acomete a região dos olhos, mais especificamente próximo aos cílios, gerando descamação e vermelhidão. Se não tratado pode evoluir e interferir na visão do paciente. Os medicamentos devem ser indicados por um oftalmologista e a área deve ser bem higienizada.

Rosácea: alimentos condimentados, álcool e bebidas quentes são gatilhos - 13/12/2021 - UOL VivaBem.

Cuidados com a pele com rosácea
A melhor opção é hidratar com produtos a base de gel-creme e usar antioxidantes também em gel-creme, nunca usar só creme ou só gel, porque o creme obstrui os poros e o gel resseca muito a pele. Além disso, é indispensável o uso de hidratante e filtro solar”, indica a expert.

Sabonete Para Pele Sensível Phytotratha é indicado para peles sensíveis, pós-procedimentos, dermatite ou rosácea. Higieniza delicadamente, removendo as impurezas sem agredir a pele.

Sabonete Líquido Calmante 100ml Indicado para Rosácea é recomendado para peles com Rosácea ativa. Tem ação tópica e anti-inflamatória, cicatrizante, antisséptica, antimicrobiana e fugicida. Associado ao extrato de calêndula e Aloe pode ter ação emoliente, tonificante suavizante, refrescante e restauradora de tecidos.

Pode ser agravada por vários fatores, tais como: o calor, frio, exercício físico, luz solar, comida picante, álcool, stress psicológico ou alterações hormonais como a menopausa. Atinge sobretudo adultos de pele clara com mais de 30 anos.

Proteja a pele do sol todos os dias, mesmo no inverno. Pare de fumar. Simplifique a rotina de cuidados com a pele, evitando passar muitos produtos. Use produtos específicos para rosácea ou um hidratante antivermelhidão.

Continuar lendo Como curei rosácea?