Como saber se é refratário?

Perguntado por: edinis . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Para você que procura como saber se o vidro é refratário, geralmente as peças de vidros refratários possuem símbolos de indicação e/ou apresentam o fundo rugoso; alguns utensílios de cerâmica podem ainda ter o fundo de outra cor. – Pode ser colocado diretamente na boca do fogão, ou terá um desenho relacionado ao fogão.

Do ponto de vista da Engenharia de Materiais, vidros são cerâmicas, mas não são refratários. Por definição, refratários são os materiais que aguentam altas temperaturas sem se decompor, o que não é o caso dos vidros mas é o caso do revestimento de churrasqueiras e fogões domésticos, por exemplo.

- O vidro temperado apresenta pequenas ondulações em sua superfície, causadas pelo processo de aquecimento e têmpera. - O processo de aquecimento pode causar outras pequenas deformações no vidro temperado, como uma leve flexão.

As refratárias, por exemplo, são fabricadas para serem utilizadas no forno e por isso podem resistir a temperaturas altas, outros potes de vidros no entanto, são fabricados para serem utilizados em temperaturas mais baixas, e por isso não possuem o tratamento necessário que possibilite grandes variações de temperatura.

Além das panelas e travessas de inox, travessas e panelas de vidro também podem ir ao forno, desde que sejam de vidro temperado. Desse modo, é importante verificar se a travessa de vidro consegue resistir a altas temperaturas e se não serve apenas como auxílio na cozinha. Normalmente isso vem especificado na embalagem.

Os materiais refratários são usualmente classificados em dois grandes grupos: conformados e não conformados (monolíticos). Os primeiros são representados principalmente por tijolos – eles adquirem uma forma específica através da conformação em prensas hidráulicas e/ou outro processo de formação mecânica.

O tijolo refratário é muito utilizado em diferentes estruturas de uma casa. Trata-se de uma opção bem interessante para ornamentar lareiras, fogões a lenha, churrasqueiras, entre outros aparatos. Esse tipo de tijolo possui uma característica bem peculiar, por isso agrada diversas pessoas.

Olha, os refratários são travessas de vidro que contam com um tratamento especial pra aguentar altas temperaturas. Ou seja, podem ir pra forno, geladeira e micro-ondas. Mas, apesar de ser resistente, você não deve tirar do calor e colocar direto na pia fria.

Materiais refratários são um grupo de produtos resistentes a altas temperaturas, os quais mantêm a sua composição sem a perda das propriedades de condutividade elétrica, condutividade térmica e resistência.

Refratário - o alistado que faltou à seleção ou deixou de tomar conhecimento da designação.

Sim, precisa. Embora seja mais difícil grudar o alimento numa travessa de vidro do que em uma assadeira de alumínio, nela, é mais fácil de queimar o alimento. Apesar de naturalmente serem mais frios, os recipientes de vidro retêm calor por mais tempo.

Por ser pioneira e trabalhar com produtos de qualidade, a marca blindex se tornou referência quando o assunto é vidros temperados. Porém, precisamos destacar também que os exemplares vendidos pela empresa são fabricados pelos mesmos produtores dos exemplares vendidos pelo restante do mercado vidreiro nacional.

Qual Marinex Pode ir ao Forno? Você pode utilizar para assar seus alimentos todo recipiente Marinex que possui na embalagem o ícone que pode ser levado ao forno. Você deve também tomar o cuidado de não colocá-lo diretamente no fogo.

A travessa refratária enfrenta várias temperaturas
Ele deixa o vidro ou outro material resistente a altas temperaturas! Ou seja, você consegue preparar uma carne direto na travessa refratária, temperar e levar pro forno. Isso porque essa peça aguenta uma variação grande de temperatura do quente pro gelado.

Vidro: o único tipo de vidro que pode ser utilizado na churrasqueira é o temperado, pois esse material apresenta resistência a altas temperaturas e garante maior segurança em caso de quebra.

Elas foram criadas especificamente para o uso nesses eletrodomésticos. Se não forem usadas da maneira correta, podem se quebrar e fazer bagunça ou machucar quem estiver por perto. Não as use para cozinhar no fogão ou em uma churrasqueira, forno elétrico ou grelha.

Embalagens para ir ao forno
O forno, assim como o micro-ondas, trabalha com altas temperaturas, por isso materiais como isopor e plástico derreterão, e não podem ser utilizados.

Presença de Sulfeto de Níquel é um dos motivos da quebra espontânea do vidro temperado. Uma das causas é a presença de partículas de sulfeto de níquel (NiS) na massa do vidro float, que não são visíveis e, portanto, não são detectáveis durante o processo de fabricação.

Fabricada em vidro de alta resistência, a travessa refratária possui capacidade para 3,2 litros, ideal para forno, freezer e geladeira.

Resposta: Você fica em débito com o Serviço Militar e é considerado REFRATÁRIO. Quando você se apresentar pagará uma multa em dinheiro (que aumenta a medida que se demora para regularizar a situação) passando a ter prioridade, sobre os demais, para a prestação do Serviço Militar.