Como saber se é refluxo ou não?

Perguntado por: eramos . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 10 votos

Sintomas do refluxo

  1. azia ou sensação de ardência que começa no estômago e se estende para a boca;
  2. alimentos voltam para a boca sem que haja vômito;
  3. tosse seca por conta da irritação das mucosas;
  4. dificuldade e dor para engolir alimentos;
  5. dor na capacidade torácica não cardíaca.

Os principais exames para o diagnóstico da chamada DRGE são a endoscopia digestiva alta, pHmetria e impedanciopHmetria. O IMEPE realiza há mais de 10 anos o exame de ImpedanciopHmetria, considerado pela literatura para os pacientes com sintomas extra-esofágicos como o principal para o diagnóstico da DRGE.

As principais diferenças entre refluxo gastroesofágico e gastrite se dão pela topografia das lesões e, consequentemente, dos sintomas, tal como a tosse seca que só está presente no refluxo. Além disso, as causas dessas doenças também diferem, sendo fundamental o diagnóstico médico para iniciar um tratamento adequado.

Refrigerantes ou demais líquidos gaseificados. Chocolate. Alimentos gordurosos como frituras e lanches rápidos.

Não se sabe exatamente o que pode provocar o refluxo, existindo sempre a possibilidade de ser um problema multifatorial. Eles podem ser tanto anatômicos, como uma fraqueza no esfíncter ou uma hérnia de hiato, quando o estômago se aproxima do esôfago, quanto comportamentais, quando maus hábitos colaboram para o refluxo.

Existem duas variantes da doença: O refluxo gastroesofágico (RGE) e o laringofaríngeo (RLF). Ambas acontecem pela incapacidade de nosso sistema digestivo de impedir o excesso de refluxo (ou retorno) desse conteúdo ácido.

Mas quais são os sintomas?

  • Sensação de "bolo" na garganta.
  • Irritação na garganta e no pulmão.
  • Tosse seca e dor no peito.

Exame do pH esofágico por cápsula
O exame de pH esofágico utiliza uma pequena cápsula para medir o nível do pH (conteúdo ácido) no seu esôfago por até 96 horas. Este exame também permite que seu gastroenterologista avalie o efeito do tratamento com IBP no nível do pH e nos sintomas de refluxo.

O que um paciente com refluxo pode ou não pode comer? A dieta para refluxo gastroesofágico deve ser rica em fibras, frutas, legumes e alimentos integrais. É muito importante evitar o consumo de ultraprocessados e alimentos de difícil digestão ou que deixem o estômago irritado como frituras, refrigerantes e pimenta.

O diagnóstico da DRGE é realizado através de cuidadosa anamnese, que pode ser seguida de exames subsidiários (endoscopia, exame radiológico contrastado do esôfago, cintilografia, manometria, pHmetria de 24 horas, teste terapêutico).

O refluxo se diferencia da gastrite e da úlcera em relação aos sintomas, uma vez que estes são menos intensos do que nas outras duas doenças, mas também provoca incômodos.

Entenda a diferença

  1. Azia. A azia é um sintoma do refluxo. ...
  2. Gastrite. A Gastrite é a inflamação da mucosa que reveste as paredes internas do estômago. ...
  3. Refluxo. O refluxo é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago e em direção à boca.

Em algumas pessoas, a doença do refluxo pode causar uma alteração nas células que revestem a parte inferior do esôfago, que leva ao esôfago de Barrett. Embora a azia frequente possa ser um sinal, muitas pessoas com esôfago de Barrett não apresentam nenhum sintoma.

Quando o refluxo é considerado grave? O refluxo é uma doença que abala a qualidade de vida. A dor, azia e desconforto podem ser consideráveis e o sono pode ser prejudicado pela tosse apneia. A presença de doenças pulmonares, como asma e pneumonias aspirativas, tornam o quadro ainda mais grave e preocupante.