Como saber se é refluxo ou ansiedade?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

O principal sintoma da ansiedade é o refluxo ácido, que se trata de azia e queimação no estômago.
...
Outros sintomas comuns são:

  1. Sensação de "bolo" na garganta.
  2. Irritação na garganta e no pulmão.
  3. Tosse seca e dor no peito.

A ansiedade é um gatilho emocional que nos deixa alertas em situações de perigo ou quando necessitamos manter o foco e a concentração em algo de extrema importância. No entanto, quando há um excesso de ansiedade, o corpo responde de forma agressiva. Em muitos casos, essa resposta é o quadro de refluxo.

Refluxo gástrico pode ser confundido com doenças cardíacas e pulmonares.

Algumas dicas caseiras para tratar a queimação são: beber água gelada, comer maçã ou pera sem casca e tomar chá de funcho ou gengibre. Também são recomendados alguns sucos, como de batata crua, couve e maçã ou mamão e linhaça. Outras ações estão ligadas aos hábitos e à rotina da pessoa.

Os sintomas do refluxo laringofaríngeo
rouquidão; pigarro; queimação, irritação e secura na garganta; tosse frequente, que pode ser pior ao dormir ou ao acordar.

Quais sintomas e condições intestinais estão relacionados à ansiedade?

  • Diarreia;
  • Sensação de queimação;
  • Indigestão;
  • Intestino preso (dificuldade para evacuar);
  • Flatulência (gases);
  • Azia;
  • Sensação de “pontadas” no estômago.

O fato mais comum é que a ansiedade libere adrenalina e cortisol, fazendo com que o corpo produza ácido do suco gástrico em excesso. A alta acidez deixa todo o sistema digestivo irritado e causa dores, náuseas e vômitos – pode até causar uma úlcera.

1 – Estresse e ansiedade Reações emocionais como estresse e ansiedade podem causar sintomas como sensação de bolo na garganta, enjoo e vômitos, sensação de aperto no peito, tensão muscular ou tremores, por exemplo.

– azia ou queimação que se origina na boca do estômago, mas pode atingir a garganta; – dor torácica intensa, que pode ser confundida com a dor da angina e do infarto do miocárdio; – tosse seca; – doenças pulmonares de repetição, como pneumonias, bronquites e asma.

O sintoma mais prevalente é a azia (queimação retroesternal – na região do peito que pode subir até a garganta) e outros sintomas presentes são: dificuldade para engolir, náusea, problemas respiratórios ( asma, pneumonia), pigarro, tosse, rouquidão, sinusite, dor torácica não cardíaca (DTNC).

SINAIS E SINTOMAS DO REFLUXO
Recusar alimentos ou engasgar. Soluços ou tosse persistentes. Choro ou choro excessivo durante a alimentação. Infecções de ouvido frequentes.

Os principais remédios para refluxo gastroesofágico que podem ser indicados pelo gastroenterologista são:

  1. Fumarato de vonoprazana. ...
  2. Omeprazol. ...
  3. Dexlansoprazol. ...
  4. Rabeprazol sódico. ...
  5. Cimetidina. ...
  6. Domperidona. ...
  7. Bicarbonato de sódio.

Um novo tratamento para o refluxo gastroesofágico (DRGE) foi aprovado no Brasil, trata-se do Esophyx, dispositivo implantado entre o esôfago e o estômago através de um procedimento endoscópico chamado Transoral Incisionless Funduplication (TIF).

Quando o refluxo atinge a laringe, faringe, árvore traqueobrônquica e pulmões, os sintomas podem ser tosse seca ou com secreção, rouquidão, dor no tórax que pode parecer infarto, pigarro e sensação de irritação freqüente na garganta. Menos comumente pode ocorrer asma e pneumonias.

Entre eles estão: gorduras e frituras, café, chocolate, bebidas alcoólicas, carboidratos, pimenta e gaseificados. Alguns desses alimentos tem um tempo de digestão maior, aumentam a acidez do estômago e favorecem que o aparecimento dos sintomas durante a noite. Ir para a cama logo depois de comer pode causar refluxo.