Como saber se é monofásico bifásico ou trifásico química?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Esses são os tipos de fornecimento de energia:

  1. Monofásica. A rede monofásica é feita com dois fios, um fase e outro neutro. ...
  2. Bifásica. A ligação da rede bifásica é feita com três fios, dois fases e um neutro. ...
  3. Trifásica. A instalação da rede trifásica é feita com quatro fios, três fases e um neutro.

Tecnicamente falando, a rede monofásica comporta as voltagens de 110V e 220V, já a trifásica comporta 220V, 380V, 440V entre outras. A maioria das residências tem em sua entrada de força 220V monofásico, ou seja, dois condutores de fase e um de neutro.

O bifásico recebe alimentação por três condutores, duas fases e um neutro. Entre as duas fases tem-se 220 V. Entre qualquer das fases e o neutro, 127 V, também conhecido como 110V+110V. O trifásico recebe a alimentação por quatro condutores, três fases e um neutro.

Esses são os tipos de fornecimento de energia:

  1. Monofásica. A rede monofásica é feita com dois fios, um fase e outro neutro. ...
  2. Bifásica. A ligação da rede bifásica é feita com três fios, dois fases e um neutro. ...
  3. Trifásica. A instalação da rede trifásica é feita com quatro fios, três fases e um neutro.

ligação monofásica

A ligação monofásica é muito utilizada em residências. Sua energia é distribuída para as tomadas de uso geral (TUG's), na iluminação e alimentação de equipamentos.

Cada fase é representada por uma cor de fio. Os motores trifásicos tem grandes faixas de potência. Já os motores monofásicos normalmente são fabricados até 12,5CV e são comumente maiores e mais pesados que os trifásicos, considerando a mesma potência.

No caso do 220V trifásico, temos um fio neutro e três fases, a tensão entre fases é de 220V e de cada fase em relação ao neutro temos 127V – normalmente é usual dizer que temos três fases de 127V, sempre lembrando que é em relação ao neutro.

- O Cabo Trifásico é ideal para quem busca um cabo de excelente qualidade e durabilidade para trabalhar em redes trifásicas. - É muito utilizado para a alimentação de máquinas, sendo um cabo que aguenta bastante corrente. - Possui 2,5mm de espessura e é vendido apenas na cor preta.

Os sistemas monofásicos são as misturas homogêneas e os sistemas polifásicos são as misturas heterogêneas. Os sistemas homogêneos, quando formados por duas ou mais substâncias miscíveis (que se misturam) umas nas outras, são chamados de soluções. São exemplos de soluções: água salgada, vinagre, álcool hidratado.

Sistema Bifásico
A capacidade da tensão pode ser de 127/220V ou 220/380V (pode variar de acordo com a concessionária). Este sistema geralmente é utilizado em zonas rurais ou em residências que possuem equipamentos que necessitam de rede bifásica (como um ar condicionado, por exemplo).

Na hora de mudar a rede monofásica para bifásica, você precisa chamar um técnico eletricista. O profissional vai verificar o sistema elétrico da residência e se a entrada de energia permite o sistema bifásico. Se houver necessidade de alteração, ele vai informar o que deve ser feito.

Trifásico: muito utilizada em fábricas, usinas, indústrias e oficinas, a rede trifásica se faz necessária pela quantidade elevada de equipamentos e máquinas que exigem alto consumo de energia.

Em uma rede trifásica em 380V, se medirmos entre duas fases, vamos ter 380V e entre uma fase e o neutro teremos 220V. A formula é: A tensão de linha da rede trifásica Dividido pela raiz quadrada de três. Se for a rede em 220V, vamos ter 127V se for 380V, teremos 220V.

TRIFÁSICO: Fornecimento de três fases, com tensões de 127 e 220V, e um neutro. Empregada quando a potência ativa está entre 25000W e 75000W*. A rede elétrica brasileira é enorme e conta com um número grande de concessionárias.

E o trifásico, por trabalhar com três fases, tem uma taxa de consumo mais alta que o bifásico. Sendo assim, se houver uma subutilização do sistema, os custos envolvidos podem ser muito mais altos do que seriam numa rede bifásica.