Como saber se é micose ou descolamento?

Perguntado por: ibelem . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Se as suas unhas dos pés estão com manchinhas amareladas ou esbranquiçadas, pode ser um sinal de que a conhecida micose de unha se instalou nelas. Outro sintoma que pode confirmar as suspeitas da micose é o descolamento e engrossamento das unhas infectadas.

É chamado de onicólise, caracterizado por descolamento total ou parcial da unha da mão ou do pé e pode ser causado por uso de sapatos apertados, limpeza excessiva das unhas ou alergias a produtos de limpeza. Também pode ser causada por infecção por fungos, psoríase ou hipertireoidismo, ou uso de alguns medicamentos.

Micoses de unhas são causadas por fungos identificáveis por meio de exames laboratoriais. Unhas esbranquiçadas, amareladas ou negras, frágeis e quebradiças, com espessura aumentada e mau cheiro vão muito além de problemas estéticos. São sinais de uma doença séria: a onicomicose.

No início, normalmente é uma mancha vermelha e pode ser confundida com alergia, gera desconforto, coceira e alteram esteticamente a pele. A principal forma de evitar a micose é se preocupar com a higiene do corpo. Não compartilhar os objetos de uso pessoal também é uma forma muito inportante para evitar o contágio.

Por fim, temos as micoses cutâneas, que afetam a pele e suas estruturas anexas, como unhas e cabelos. Aqui, o principal sintoma é a mudança na coloração, que pode adquirir um tom esbranquiçado. Outros sintomas comuns de infecções fúngicas são manchas, coceiras e lesões.

As micoses são infecções fúngicas que afetam a pele, as unhas e o couro cabeludo. Micose das unhas (onicomicose), candidíase (sapinho), pitiríase versicolor, frieira (pé-de-atleta), tinea cruris, tinea do couro cabeludo e impingem são alguns dos tipos mais comuns de micose.

Nesse sentido, uma boa alternativa é cortar a parte da placa que desprendeu. É válido lembrar que a unha que descolou não voltará a fixar no leito ungueal. É preciso esperar que uma nova placa se forme, e isso pode levar semanas ou meses, dependendo da extensão do descolamento e se afetou a unha do pé ou da mão.

Canesten® Creme é um antifúngico utilizado no tratamento de infecções fúngicas da pele causadas por dermatófitos (fungos).

COMPARTILHE: A onicólise consiste no deslocamento da unha (placa ungueal) do leito ungueal, que é a parte que fica por baixo das unhas das mãos e dos pés. Com esse descolamento, é comum a unha mudar de coloração, ficando mais escura.

A unha demora de 6 a 9 meses para crescer no tamanho que era anteriormente, e é mais lento nos pés do que nas mãos. Existem vitaminas, como a biotina, para acelerar esse crescimento. Procure um dermatologista para uma avaliação.

A unha descola do seu leito, geralmente iniciando pelos cantos e fica oca. Com isso, pode haver acúmulo de material sob a unha. É a forma mais frequente de micose. As unhas aumentam de espessura, ficando endurecidas, grossas e opacas.

Esmaltar as unhas durante o tratamento de micose não compromete a eficácia de Loceryl e não interfere no tempo do tratamento².

Como tratar micose na pele? Felizmente, existem várias alternativas para quem deseja saber como tratar micose na pele. Por ser uma doença causada por fungos, essa condição é combatida com remédios antifúngicos, que devem ser prescritos por um médico de sua confiança. O tratamento é longo e dura, em média, 60 dias.

Cetoconazol Creme é um medicamento dermatológico utilizado para tratar infecções de pele causadas por fungos ou leveduras, como micoses, frieira e pano branco. Este creme dermatológico possui potente capacidade de combater micoses, fornecendo um alívio rápido na coceira procedente deste tipo de infecção cutânea.

Diagnóstico de infecções fúngicas da pele
O médico pode suspeitar da presença de uma infecção fúngica quando visualiza uma erupção cutânea avermelhada, inflamada ou escamosa numa das zonas frequentemente afetadas. em que o fungo específico pode crescer e ser identificado.

É bom ressaltar que higiene incorreta, uso de roupas de banho molhadas por tempo prolongado e não secar completamente a pele após o banho são fatores que facilitam o aparecimento de fungos na pele. Para se prevenir da micose é preciso ficar atento e manter a pele sempre limpa e seca.

Afinal, muito além da coceira intensa, a micose de pele também pode gerar algumas complicações se não for combatida corretamente. Nessas situações, pode ocorrer a disseminação dos fungos e até mesmo infecções bacterianas, que são favorecidas pelas feridas na pele geradas quando o paciente se coça sem parar.

Algumas micoses são condições oportunistas que prosperam quando as defesas do sistema imunológico são reduzidas. Os fungos habitam o corpo que normalmente não são perigosos, mas em certas ocasiões podem se reproduzir de forma anormal, dando origem a certas patologias.

Frieira ou pé de atleta é uma infecção de pele muito comum causada por fungos, que você pode tratar facilmente com um medicamento antifúngico aplicado diretamente na região afetada. Há vários produtos Canesten® (clotrimazol) disponíveis para tratar o frieira ou pé de atleta.

Quais são os principais sinais que cada um dos problemas apresenta? Dermatite atópica: muita coceira, ressecamento, risco de infecção e agravamento do quadro. é mais comum nas regiões de dobras, como no cotovelo e joelho. Micose: é uma lesão arredondada que tem bordas e vai crescendo de dentro para fora.

As doenças causadas por fungos, também chamadas de micoses, podem ser superficiais, cutâneas, subcutâneas, sistêmicas e oportunistas. Os fungos são seres eucariontes, heterotróficos e uni ou multicelulares que estão agrupados no Reino Fungi.