Como saber se é menisco ou ligamento?

Perguntado por: hsantana2 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

A localização da sensibilidade e da dor depende da lesão:

  1. Entorse do ligamento medial ou lateral: dor à palpação do ligamento lesado.
  2. Lesão na parte medial do menisco: dor à palpação no plano articular medial (linha da articulação dolorida)
  3. Lesões laterais do menisco: dor à palpação no plano lateral da articulação.

Sintomas

  1. dor;
  2. rigidez e inchaço;
  3. bloqueio ou travamento do joelho;
  4. sensação de que o joelho está "falseando";
  5. incapacidade de movimentar o joelho em toda a amplitude de movimento.

Às vezes, as pessoas ouvem ou sentem um estalido no joelho quando ocorre a lesão. Este estalido geralmente indica que um ligamento (principalmente o ligamento cruzado anterior) está rompido. O joelho fica dolorido, inchado, rígido e, às vezes, apresenta hematomas. O local da dor depende da estrutura que for lesionada.

O tratamento para lesão do menisco é feito, a princípio, de maneira conservadora com sessões de fisioterapia, uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, e aplicações de gelo no local. Em casos mais graves pode ser realizada artroscopia do joelho.

A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é uma das principais lesões no joelho e a primeira causa de recomendação cirúrgica entre atletas.

O principal sintoma de uma lesão no menisco é a dor na região da frente e/ou lateral do joelho, que piora ou dificulta subir e desces escadas. A dor é localizada e pode piorar com o passar dos dias, podendo também dificultar o caminhar. Além disso há inchaço da região dolorida.

Se você sente dores na parte de trás e lateral do joelho especificamente quando tenta fazer movimentos como agachar e girar o corpo, podemos estar diante de um caso de menisco inflamado!

O tempo de recuperação varia entre 2 e 3 semanas quando a cirurgia é no menisco medial e pode durar até 2 meses quando a lesão foi no menisco lateral. Durante o período de recuperação é fundamental seguir as orientações médicas e fisioterapêuticas, além de realizar exercícios indicados.

Ressonância Magnética
Esse exame permite avaliar também lesões do menisco, da cartilagem e dos outros ligamentos do joelho.

O terapeuta deverá posicionar a perna do paciente em rotação medial para facilitar a palpação, e com a polpa do polegar irá palpar a região anterior da interlinha articular, entre o ligamento patelar e o ligamento colateral medial. Ao aprofundar a palpação o terapeuta deverá sentir a borda anterior do menisco medial.

A ressonância magnética (RM) é o exame de imagem de escolha para avaliação das lesões meniscais.

Em geral, a lesão dos ligamentos cruzados aponta um derrame articular imediato (inchaço ou edema), dor e grande limitação funcional da articulação. Em uma fase mais avançada, observa-se a instabilidade articular, ou seja, episódios de falseio articular.

Quando temos uma lesão do LCA os primeiros sintomas são dor e inchaço do joelho, porém após essa fase inicial a lesão do ligamento leva a uma instabilidade do joelho, com sensação de falseio e insegurança.

Sim, a maioria dos pacientes conseguem andar, dirigir, pedalar e até fazer musculação, mesmo a lesão completa do ligamento cruzado anterior.