Como saber se é leste ou oeste?

Perguntado por: rjesus . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Leste (L): o lado onde o Sol nasce no horizonte pela manhã indica o leste. Oeste (O): o lado onde o Sol se põe no horizonte indica o oeste. Norte (N): o lado que fica a sua frente ao estender o braço direito na direção em que o Sol nasce.

Na cartografia, por convenção, o lado oeste fica situado ao lado esquerdo dos mapas. Também pode ser chamado por Poente e Ocidente. Dividindo ao meio o planisfério pelo meridiano de Greenwich, ficam situados no hemisfério ocidental todo o continente americano e alguns países da Europa e da África.

A pessoa deve saber em que direção nasce o sol (leste). A partir daí é possível posicionar o braço direito em direção ao sol, a parte frontal da pessoa corresponde ao norte, automaticamente o sul se encontra atrás e, consequentemente, o oeste encontra-se na direção do braço esquerdo, na qual o sol se põe.

Leste (L): o lado onde o Sol nasce no horizonte pela manhã indica o leste. Oeste (O): o lado onde o Sol se põe no horizonte indica o oeste. Norte (N): o lado que fica a sua frente ao estender o braço direito na direção em que o Sol nasce.

A direção de onde o Sol nasce é influenciada pela movimentação da Terra ao redor da estrela. Se visto do polo norte, o nosso planeta faz um movimento anti-horário — do oeste para o leste. Devido a essa direção, quase todos os objetos no céu – o sol, a lua, os planetas e as estrelas – nascem no leste e se põem no oeste.

O sol nasce no leste e se põe no oeste devido ao movimento de rotação da Terra. Nesse sentido, a Terra gira em torno de seu próprio eixo, um movimento chamado de rotação. Essa rotação acontece no sentido anti-horário (ou prógrado).

O Sol nasce a este e põe-se a oeste. As quatro direcções Norte (N), Sul (S), Este (E) e Oeste (W) são as direcções cardeais da Rosa-dos-ventos.

Um dos fenômenos mais impressionantes da Noruega é o chamado sol da meia noite. Ele ocorre no verão, no norte do círculo polar Ártico, quando o sol pode ser visto 24 horas por dia durante vários meses.

Os pontos cardeais são norte, sul, leste (o mesmo que este) e oeste. Este: do francês "est"; leste: do francês "lest". Pronunciam-se /és-te/ e /lés-te/. Os termos leste e este possuem o mesmo significado geográfico: o de lado nascente do Sol.

Onde nasce o sol no Brasil? O sol sempre nasce no leste, em todos os lugares e independentemente do país ou continente. A cidade mais oriental do Brasil é Pitimbu, em Região Paraíba.

É possível observar esses pontos na rosa dos ventos, uma vez que ali estão os pontos colaterais e subcolaterais. A rosa dos ventos é usada para ajudar na localização relativa, ou seja, como um determinado ponto está posicionado em relação ao outro. Ela também serve para localização absoluta em mapas e cartas.

Os meios de orientação são vários: o Sol, a constelação do Cruzeiro do Sul (no hemisfério sul), a bússola. Entretanto, para utilizar qualquer um deles, é preciso conhecer os pontos cardeais, que são a base desses meios de orientação. Os pontos cardeais são quatro: norte, sul, leste e oeste.

Então, veja a seguir como achar o Norte no Google Maps, bem como os demais pontos cardeais.

  1. Abra o Google Maps e pesquise algum endereço;
  2. Acesse o modo “Street View” (Visão da Rua) posicionando o bonequinho amarelo em algum ponto do endereço;
  3. No canto direito da imagem será possível notar a imagem de uma bússola.

Usando a bússola com um mapa
Use a borda lateral da bússola para unir estes dois pontos, sendo que a seta de direção da bússola (linha-de-fé) deve estar voltada para o ponto de destino. Então, gire o anel graduado até que as linhas do mostrador da bússola estejam paralelas às linhas verticais do mapa.