Como saber se é larva no feijão?

Perguntado por: eferreira . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

Desta forma, a atitude a se ter é simples: selecione o feijão antes do consumo e fique atento, se algum flutuar, pode descartar. Caso algum deles escape de sua vista, os especialistas alertam: os bichos não resistiriam ao cozimento na panela de pressão.

É importante que seja feita a limpeza dos grãos em caso de uma leve infestação, mas se houver uma contaminação maior e que haja larvas e ovos do inseto, neste caso é necessário fazer o descarte do grão pois não é indicado para consumo.

Quando ele está estragado, os grãos ficam esbranquiçados e o caldo fica com pequenas áreas mofadas, tendendo para a cor cinza. A textura mais grossa que o normal (mesmo que o feijão tenha sido armazenado na geladeira) também pode ser um indicador, mas para dar o veredito é melhor experimentar o caldo.

Feijão e outras leguminosas
Alimentos como feijão, lentilha, grão de bico e ervilha passam por um processo diferente de produção e precisam ser lavados para tirar a poeira própria dos grãos. Depois disso, indica-se deixá-los de molho em água – que pode ser morna – por, no mínimo, 10 horas.

Pote de vidro
Essa técnica deve ser utilizada para armazenar uma quantidade menor de feijão. Depois de abrir a embalagem, transfira os grãos para um pote de vidro. Antes de fechar, corte um pedaço pequeno de pão francês e empurre até meio do recipiente. Isso evita a presença de insetos.

Os carunchos são pequenos besouros, com tamanho em torno de 3 milímetros. A praga costuma surgir em alimentos secos, como farinhas, massas, chás, biscoitos, leguminosas e cereais.

Você já reparou que depois de um tempo de molho o feijão libera uma espuma? Segundo Christian, isso acontece porque os grãos estão eliminando os fitatos. Por esse motivo, a água precisa ser trocada de tempos em tempos, e não usada no cozimento do feijão, como muita gente faz.

Ou seja, quando ele é armazenado em condições inadequadas, como em um ambiente úmido ou quente demais e não foi fervido adequadamente. Quando o feijão azeda, as bactérias produzem ácido acético e ácido lático, o que dá ao feijão um cheiro e sabor ácido e desagradável.

A forma mais natural de eliminar as larvas é com água fervente, e essa dica funciona ainda melhor se for na lata de lixo e os insetos estiverem ali Nesse caso, tampe a lixeira e espere alguns minutos, depois a abra a lava bem o local.

O que deve fazer, imediatamente, é procurar um médico, que provavelmente irá receitar alguns vermífugos para expulsar as larvas que já possam ter eclodido dos ovos. Observe também se há presença de larvas em suas fezes e, se for o caso, leve as larvas para a consulta para mostrá-las ao médico.

Ela dificulta a absorção de nutrientes no organismo e o processo digestivo. Dessa forma, tanto os efeitos físicos a curto prazo quanto a longo prazo são agravados quando não é feito o remolho das leguminosas de maneira adequada.

No caso das leguminosas, como o feijão, a soja e o grão-de-bico, por exemplo, o fitato (ácido fítico) é um antinutriente dificultador para absorção de cálcio, ferro, magnésio e zinco.

O feijão cru conserva sua qualidade por tempo indeterminado. Depois de um ano, mais ou menos, ele demora mais para amolecer quando é cozido – e às vezes não chegará a amolecer por completo --, mas não perde seu valor nutricional com a idade, de modo que seu prazo de validade é classificado como indeterminado.

Por incrível que pareça, a ingestão de carunchos não faz mal à saúde. Eles são considerados pragas porque danificam alimentos, mas não causam doenças nem intoxicação a seres humanos. Portanto, se você os encontrar em alguma comida, não precisa jogar tudo fora.

Logo após esse tempo, é muito importante descartar essa água do remolho. Entre essas substâncias eliminadas com a água, estão a rafinose e a estaquiose, tipos de oligossacarídeos que causam desconforto intestinal ao serem fermentados no intestino e que provocam gases.

Se o descarte não for possível, por se tratar de embalagens maiores, como arroz e feijão, é possível salvar o alimento se a infestação for pequena e com poucos insetos. Basta colocar o pacote no congelador por 24 horas para interromper o ciclo de reprodução dos carunchos.

O feijão dura até três dias na geladeira. O que for consumir depois disso, congele. O que for consumir nos dias seguintes de cozinhar pode ficar na geladeira. Por que o molho não pode passar de 12 horas?

Gorgulho-do-Feijão-de-Corda
Ocorrência: Esse inseto ataca os feijões do gênero Vigna. Como no Nordeste do Brasil a maioria do feijão plantado e consumido pertence a esse gênero, o caruncho mais importante dessa região é este que acabamos de ver, considerado a principal praga do feijão Caupi armazenado.

"Sempre que se fermenta um alimento, se produzem ácidos orgânicos que geram um sabor azedo. No caso do feijão fermentado, em 48 horas se consegue o efeito de redução de fibra solúvel, de oligossacarídeos e, portanto, da flatulência.

Para saber se o feijão é velho ou novo morda um feijão cru se for macio ele é novo se estiver duro demais é velho. Os grãos que boiarem na água quando colocar de molho também devem ser desprezados pois podem estar ocos. Evite cozinhar o feijão com sal e temperos frescos como alho e cebola.

Se olhar na embalagem, ele tem uma validade de seis meses. Dentro da embalagem, a gente pode prorrogar esse prazo por mais seis meses. Fora da geladeira a gente pode colocar em outro recipiente.” No caso do feijão congelado, a orientação é marcar a data.