Como saber se é labirintite ou AVC?

Perguntado por: dsalgado . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 6 votos

Na verdade, o método de avaliação mais confiável para diferenciar um AVC de uma doença do labirinto é o exame físico, desde que adequadamente realizado por profissional capacitado para a avaliação da tontura ou vertigem.

Acidente vascular cerebral (AVC) – alguns sintomas de AVC se assemelham aos de miastenia, como dificuldade para falar e para engolir e desvio de rima labial, o que faz com que o sorriso fique torto. No entanto, pessoas que têm derrame costumam ter fraqueza de um lado de corpo e fortes dores de cabeça.

A tontura que está ausente em repouso e ocorre apenas após ummovimento específico (desencadeado) é diferente da tontura que está presente emrepouso, mas aumenta em intensidade com o movimento (exacerbado).

Sintomas de labirintite
Na tontura, a sensação é de desequilíbrio, instabilidade, de pisar no vazio, de queda. A fase aguda da doença pode durar de minutos, horas ou até dias.

Como fazer
Depois, a pessoa deve pisar em cima da marca, fechar os olhos e marchar dezenas de vezes, tentando se manter na mesma direção e posição. Após realizar o movimento por cerca de 40 segundos, o indivíduo pode abrir os olhos e notar se permaneceu no mesmo sentido ou se distanciou muito do lugar do “X”.

Quando o labirinto está inflamado, a informação que ele manda ao cérebro fica alterada, provocando tonturas ou dando uma impressão de que a pessoa está em movimento quando está parada. Muitas vezes estas sensações causam náuseas e vômitos.

Assim, como consequência da inflamação do labirinto, é comum que surjam sintoma como sensação de pressão e zumbido no ouvido, diminuição do equilíbrio, tontura e dor de cabeça frequente, que pioram em situações de estresse agudo ou durante movimentos repentinos da cabeça.

“Diferente do que muitos pensam, na maioria dos casos, o AVC isquêmico não provoca dores na cabeça. Seus principais sintomas estão relacionados com dificuldades motoras repentinas, perda de sensibilidade, paralisia de um lado do corpo e dificuldades para falar.

Exame de Tomografia Computadorizada de Crânio no AVC. A Tomografia Computadorizada de Crânio sem contraste é um exame rápido e costuma estar disponível nas unidades de saúde mais complexas. Através dela é possível identificar o AVC, se isquêmico ou hemorrágico, e identificar alguma complicação do quadro.

Conhecida popularmente como “AVC Silencioso”, a microangiopatia é conhecida por pequenas lesões cerebrais recorrentes e progressivas, que afetam de alguma forma a estrutura do cérebro e o seu funcionamento. É considerada uma doença silenciosa, pois não apresenta sintomas, mas exige atenção e cuidados.

Peça para a pessoa dar um sorriso. Se a boca dela entortar, pode ser sinal de AVC. Peça para a pessoa te dar um abraço ou levantar os braços como se fosse abraçar. Se ela tiver dificuldade de levantar um dos braços ou um deles cair após ter sido levantado, pode ser sinal de AVC.

Se você estiver perto de alguém que apresente subitamente: fraqueza ou dormência de uma perna, de um braço ou de um lado do corpo; ou que têm alteração súbita da fala (começa a falar enrolado ou parece não entender o que você fala), ou fica com a boca torta, ou deixa de enxergar.

A pessoa pode ter dor na face, em metade do corpo ou em um membro, por exemplo. a dor pode ser episódica, transitória ou persistente e pode anunciar outros sintomas debilitantes do AVC, como a hemiparesia que é a perda da força naquele membro.

Normalmente os sintomas do AVC aparecem de uma hora para outra, rapidamente.