Como saber se é galvanizado?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

O ferro galvanizado é o mesmo que o ferro comum, a única diferença é que ele possui uma camada de zinco.

O aço galvanizado enferruja? Não, pois o aço que passa pelo revestimento de zinco possui uma barreira isolante e anti corrosiva, impedindo o surgimento de ferrugem, de produtos de reações químicas ou eletroquímicas submetidas a diversos fatores climáticos.

Ambos são utilizados em processos industriais de diferentes segmentos. O aço carbono, por exemplo, é uma liga metálica composta por Ferro mais Carbono (Fe + C). Já o aço galvanizado, passa pelo processo de galvanização, um revestimento que confere aos aços uma camada protetiva de zinco (Zn).

Para identificar um Aço inox de um Aço não inox a maneira mais fácil é a utilização de um Imã. Se este não for atraído pelo Imã, esta liga deve ser inox. Se o imã for atraído pelo metal, é provável que este não seja Aço Inox, salve raras exceções de inox especiais.

Há diferença entre galvanização e zincagem? É comum utilizarem o termo “galvanização” para o processo de imersão a quente e “zincagem” para o processo de zincagem eletrolítica. Entretanto, a zincagem eletrolítica é também um processo de galvanização (eletrogalvanização).

70 anos

A sua durabilidade
Tem uma grande durabilidade já que o zinco é um metal resistente à corrosão e arranhões. Portanto, uma vez que o aço é revestido com zinco, a corrosão do aço diminui muito, fazendo aço galvanizado com uma camada muito fina de zinco pode durar mais de 70 anos.

Para isso, utilize água morna e um pouco de sabão neutro. Utilize uma escova de cerdas macias, comece a lavar o aço galvanizado em pequenos círculos, sempre de cima para baixo. Repita este processo até que toda a peça esteja perfeitamente limpa.

O ferro galvanizado é o mesmo que o ferro comum, a única diferença é que ele possui uma camada de zinco. A camada adicional de zinco ajuda a proteger o ferro da ferrugem e corrosão.

Na verdade, o metal conta com a cor por causa do processo de oxidação durante a sua fabricação. O tubo de aço galvanizado preto ou tubos pretos de aço de carbono são produzidos a partir de bobinas de aço laminado que recebem calor o que obedecem às normas da ABNT NBR 5580.

O metal galvanizado pode ser pintado com vários tipos de tinta, dependendo da sua exposição e localização, normalmente é aplicado uma tinta de fundo inicialmente para ajudar na aderência da tinta de acabamento.

Para se ter uma ideia, no projeto de uma mesma plataforma em alumínio e aço, serão obtidos custos diferentes: o alumínio pode ser cerca de 10 a 15% mais caro que o aço.

Quais os principais tipos de aço usados na fabricação de Tubos. Existem diferentes tipos de aço, os mais comuns são o aço carbono, o aço inoxidável e o aço liga. É importante entender que todo aço possui carbono em sua composição, mas a quantidade vai definir melhor suas propriedades mecânicas.

O aço carbono galvanizado é um material cuja principal característica é passar pelo processo conhecido como galvanização, que consiste, basicamente, no ato de revestir o aço por uma camada de zinco bem fina capaz de proporcionar mais resistência contra a corrosão (ferrugem).

A atração do ímã pode ocorrer em materiais que têm maior nível de carbono. De forma geral, aços inoxidáveis ferríticos e martensíticos são magnéticos, enquanto os austeníticos não são.

O imã adere no inox Ferrítico pois são magnéticos (contém apenas cromo na sua composição), Já no inox austenítico ele não adere (exceto após alterações de conformação mecânica), pois os austeníticos contém cromo e níquel em sua composição.

Pegue seu pedaço de metal e teste sua magnetização colando um imã nele. Se o metal adere ao ímã, o metal pode ser ferro fundido ou aço. Se o metal não aderir ao ímã, o seu metal pode ser cobre, latão, solucionador ou alumínio.

A galvanização é o processo de revestimento de um metal por outro metal com a finalidade de melhorar sua aparência protegê-lo contra a corrosão.

Qualquer peça que é revestida com um material mais resistente e nobre é uma peça galvanizada. O zinco é um dos materiais usados na galvanização, logo, é uma categoria e não um processo diferente. Normalmente, é chamada de peça galvanizada aquela que passou pelo processo de galvanização a fogo.

As chapa galvanizada são um tipo de aço em chapa que passou por um processo chamado de galvanização. Neste procedimento, a chapa recebe um revestimento feito com metais nobres para que ela tenha mais resistência se comparada com as chapas comuns.

Além de ser altamente durável, como citado anteriormente e conservar suas características com o passar do tempo, o aço galvanizado também resiste à umidade e corrosão. Tudo isso permite aumentar a vida útil de uma estrutura metálica.