Como saber se é frango ou franga caipira?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

No primeiro dia de vida, os pintainhos já apresentam duas fileiras de penas nas pontas das asas. Quando a fileira de baixo (mais próxima do corpo) for mais longa do que a externa, é fêmea. Quando as duas fileiras forem do mesmo tamanho ou a fileira de cima for mais longa, é macho.

O sistema de criação é o modelo semi-intensivo. Enquanto o frango caipira leva seis meses para atingir o peso ideal, em menos de três meses a ave criada no modelo semi-intensivo está pronta para o abate.

alaranjada

O ovo caipira tem características diferentes
Sendo assim, há como ter ovos coloridos e convencionais, assim como ovos brancos e caipiras. Quanto à cor da gema, os ovos caipira costumam ter essa parte mais alaranjada, muitas vezes, em um tom bem intenso, devido à alimentação das aves, como veremos a seguir.

O frango nada mais é do que o galo “adolescente”. Assim como a franga, menos usualmente falado, é a galinha mais jovem também. Ou seja, o galo e a galinha são galináceos adultos, e o frango e a franga, são galináceos jovens. Assim que nascem são chamados de pintos, independente do sexo.

Galos e galinhas são os frangos adultos. Os frangos hoje em dia são abatidos com pouco mais de um mês de vida, em torno de 40 dias de vida. Portanto, o animal que nasce como um pintinho, logo se torna um frango, e depois uma galinha (ou galo).

Por ser criado solto e alimentado principalmente à base de milho, o frango caipira possui atividade muscular intensa, o que justifica a carne dura e escura justificada pela acelerada irrigação nos tecidos.

No ramo alimentício, a carne de galinha caipira, por possuir melhor consistência, é tida como ideal para o consumo principalmente no preparo de diversos pratos podendo, em alguns casos, substituir carnes exóticas.

Raças mais comuns de galinha caipira

  • Isa Brown;
  • Pescoço Pelado Vermelho;
  • Carijó;
  • Embrapa 051;
  • Brahma;
  • New Hampshire;

Na fase adulta, a galinha ganha popularidade nos pratos. Se ela foi criada em granja, tem a carne macia, clara e sabor mais discreto. Já a galinha caipira, criada solta, na roça, tem carne mais amarelada, mais firme e personalidade no sabor. Por isso, precisa de um tempo maior de panela.

As raças mais comuns de galinhas caipiras são Isa Brown, Carijó, Brahma, Pescoço Pelado Vermelho e New Hampshire. O contrário desses tipos de bichinhos que vivem ao ar livre são aquelas cultivadas em granjas comerciais.

Araucana

No caso das galinhas que botam ovos azuis, existe a raça pura, que é a Araucana, originária do Chile, e também as raças conhecidas como híbridas ou derivadas.

No aspecto nutricional, esses ovos são bem similares aos ovos tradicionais. A diferença mais notável é que o ovo caipira costuma ter a cor gema mais forte, quase alaranjada. A coloração é resultado da ingestão de gramas e plantas feita pela galinha.

“Enquanto um frango comum é formado por 40% de coxa e peito, os outros têm 70%”. É importante esclarecer que tudo provém de seleção genética natural.

Qual a diferença entre o frango e chester? Então, podemos dizer que todo chester é uma espécie de frango, mas que o contrário não se aplica. Essa espécie da ave possui cerca de 70% da carne concentrada no peito e nas coxas, o que a faz ser duas vezes maior que um frango comum, segundo a Perdigão.

O frango “semi-caipira” é um sistema melhorado. O caipira tradicional é criado em condições precárias de manejo nutricional e sanitário, o que aumenta a taxa de mortalidade e diminui a eficiência de produção, já que um animal precisa de 8 a 10 meses para ficar pronto para o abate.

Examine as penas das asas.
Para determinar o sexo, pegue o pinto com uma mão e use a outra para esticar a asa até as penas ficarem separadas e visíveis. Nos machos, elas têm o mesmo comprimento; nas fêmeas, elas têm dois tamanhos diferentes. Você pode fazer esse exame até um ou dois dias depois do nascimento.

"Um galinha caipira vai começar a botar ovo com mais ou menos quatro meses e vai produzir até oito, nove meses de vida. Já a caipira geneticamente melhorada vai começar a produzir em quatro meses, mas vai produzir até um ano.

"A casca do ovo só fica rígida, dura, quando entra em contato com o ar. Enquanto ela está em contato com o organismo, tem uma característica gelatinosa, o que facilita a saída do ovo", conclui.