Como saber se é fome ou necessidade de sucção?

Perguntado por: ofreitas . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 9 votos

"Abrir a boca e virar a cabeça de um lado para o outro, buscando o seio, também é um sinal de fome", explica. Se, de repente, eles aumentam sua atividade física e começam a chutar para fora ou colocam a mão na boca, estes também podem ser sinais.

Normalmente isso ocorre após cerca de 3 a 4 semanas, mas pode demorar mais. Já foi comprovado em estudos que o uso da chupeta pode induzir o desmame precoce e levar a redução do tempo de mamada. Por isso fique atenta: ao dar a chupeta para seu bebê, será que ele não queria mamar?

Seu próprio corpo mostra sinais de que a produção de leite está adequada a cada amamentação: a forma como fica a mama, se teve a sensação do seio ficar mais leve e mais macio após a mamada ou se o mamilo não teve alteração e nem mudou de coloração para branco, são indícios de que o bebê está se satisfazendo com o leite ...

O bebê que fica de hora em hora querendo mamar, isso não pode ser considerado normal, nem o esperado da amamentação. Se for a cada 2 horas, mas o bebe dorme bem à noite, e está ganhando peso, isso até pode ser considerado normal. Então a primeira avaliação é o ganho de peso do neném. Quem não come bem, não dorme bem.

Se escutar o bebê engolindo durante a mamada, você saberá que ele está recebendo o leite. Se ele dormir após a mamada, muitas vezes isso significa que ele está satisfeito.

Fica com a comida parada na boca sem engolir. Aponta ou pega alimentos, fica excitada quando vê o alimento.

A sucção não-nutritiva é o ato de sugar sem receber nutrientes, por exemplo, quando o bebê chupa chupeta ou dedo. É um recurso que os pequenos possuem para se acalmarem e, de fato, é muito efetivo. Tanto que a maioria das mães já compram algumas chupetas antes mesmo do bebê nascer.

Se você desconfiar que o bebê não está recebendo leite suficiente, procure um consultor em aleitamento ou especialista em amamentação. O profissional irá avaliar se você tem baixa produção de leite e observar uma mamada, para verificar se o bebê pega bem a mama e ingere leite suficiente.

Um dos primeiros pontos é em relação à força com que ele mama quando está com fome e precisa de leite. Geralmente é muito diferente, mais intensa. Então quando você perceber que ele não está fazendo tanta força para puxar, já pode ser um comportamento clássico de sucção não-nutritiva.

Assim, um bebê recém-nascido que é amamentado pode fazer cocô até 10 vezes ao dia. Mas se ele está ganhando peso, não precisa se preocupar. No entanto, um recém-nascido alimentado com fórmula faz cocô com menos frequência, de 1 a 4 vezes por dia; os cocôs são mais densos.

Coloque o bebé sobre o seu braço, de barriga para baixo, apoiando bem a cabeça (que deverá ficar um pouco mais alta que o corpo). As pernas podem ficar penduradas de cada lado do braço, mas o bebé permanece estável e a pressão na barriga pode permitir aliviar os gases.

Se o bebê estiver com um comportamento irritado, agitado (chamamos de “fussy” em inglês), empurrando o peito, gritando, chorando ou dormindo no peito, você pode oferecer o outro lado. Se esse comportamento persistir, em todas as mamadas e ao oferecer os dois lados, procure ajuda.

De fato, se o bebê mama o tempo todo, isso não é normal. O primeiro fator para se levar em consideração é o peso, pois, se a alimentação estiver regulada, o RN deve continuar ganhando peso. E, caso ele não esteja engordando, o choro pode ser fome.

O bebê pode chorar muito ao longo do dia, ficando irritado parecendo estar sempre com algum desconforto. Pode haver dificuldade de ganho de peso do bebê ou ganho excessivo de peso. As fezes são verdes e/ou espumosas. Excesso de gases, secundário a deglutição de ar durante a mamada “inquieta”.

O arroto acontece porque, durante os primeiros meses de vida, o bebê ainda não sabe direito como sugar e o seu sistema digestivo ainda está se formando, então ele engole bastante ar.

As golfadas são comuns para a grande maioria dos bebês nos primeiros meses de vida, e mesmo assim eles continuam crescendo e ganhando peso. O bebê elimina leite sem nenhum sofrimento e por isso mesmo é chamado de “regurgitador feliz”. Não é necessário alterar a rotina do bebê, nem dar de mamar novamente.

Quanto leite bebem os bebés amamentados? Os nossos estudos mostram que podem beber tão pouco como 54 ml ou tanto como 234 ml de leite em cada sessão de alimentação.

Se o seu bebê faz muita força, fica vermelho, chora muito, geme e mesmo com as fezes amolecidas demora até 20 minutos para conseguir evacuar, isso pode indicar a presença da disquesia.