Como saber se é fofoca ou não?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Fofocas: 6 formas de identificar pessoas com este hábito no trabalho

  1. Imaturidade. Pessoas fofoqueiras são desesperadas e imaturas. ...
  2. Carência. Se existe uma coisa que está estritamente ligada à fofoca, essa coisa é a carência. ...
  3. Violência emocional. ...
  4. Sedução. ...
  5. Insegurança. ...
  6. Parasitas.

Muitas vezes usar a palavra comentário como justificativa para fofocar nada mais é que um eufemismo, uma tentativa de amenizar ou disfarçar uma culpa consciente. É muito comum o fofoqueiro aumentar ou exagerar em sua fala, o que caracteriza ainda mais seu pecado.

Tipos de fofoca
Fofoca sem querer: Fofoca camuflada de opinião ou ponto de vista. O fofoqueiro diz que não queria contar, mas deixou escapar,pois aquilo o estava incomodando muito. Fofoca puxa tapete: É a fofoca direta e mal intencionada.

Como todos sabemos, os fofoqueiros não conseguem guardar informações confidenciais. Por isso, aprenda a gerenciar seus relacionamentos no trabalho e mantenha uma postura profissional. Na maioria das vezes, fofoqueiros são típicos inseguros. Eles têm um ego pouco desenvolvido e tendem a ser emocionalmente instáveis.

Mantenha a calma e abstenha-se de represálias. Usar seus próprios rumores para desacreditar fofocas sobre você não é uma solução eficaz. Isso só dará mais atenção à fofoca e fará com que as pessoas falem mais sobre você. Lide com as fofocas de cabeça erguida, especialmente com aqueles falsas ou prejudiciais.

1 lambisgoia, intrometida, mexeriqueira, assanhada, sirigaita, enxerida, fuxiqueira, langroia, metediça, curiosa, xereta, bisbilhoteira, coscuvilheira, indiscreta, abelhuda. Mulher bisbilhoteira: 2 comadre, maledicente, faladeira.

Art. 139 – Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação: Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa. Além da difamação, outro crime contra a honra que pode decorrer de uma fofoca é a calúnia.

Falar mal do outro é uma forma de projeção, um mecanismo de defesa onde atribuímos ao outro aqueles sentimentos ou comportamentos indesejáveis que não aceitamos - ou desconhecemos- em nós.

Segundo os autores “a fofoca é a maneira de obter informações sobre os outros que pode orientar sobre como a pessoa pode conduzir sua própria vida ou garantir maior autoestima por meio de comparação com os demais” (Gouveia e colaboradores, 2011, p.

Devastadora, a fofoca tem um poder tão grande no ambiente de trabalho que até mesmo um olhar diferente ou frase mal colocada e fora de contexto pode acabar gerando conflitos desnecessários e de proporções gigantescas.

Homens passam mais tempo de seu dia fofocando do que as mulheres, segundo uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha. O estudo do instituto de pesquisas Onepoll indica que eles passam uma média de 76 minutos diários conversando sobre amenidades com amigos e colegas de trabalho, comparado a 52 minutos gastos pelas mulheres.

1 mexerico, bisbilhotice, fuxico, futrica, cochicho, indiscrição, dito, intriga, intromissão, difamação, maledicência, calúnia, detração, detratação. Boatos sobre a vida dos outros: 2 boato, falatório, diz-que-diz, balela, especulação, enredo, comentário, murmuração, novidade.

Como lidar com pessoas falsas na família

  1. Seja neutro. A primeira coisa a fazer é não tentar desmascarar a pessoa, pois ela é tão manipuladora que acabará revertendo a situação e colocando a culpa em você. ...
  2. Coloque limites. Se você sabe que a pessoa é falsa, não fique testando a falsidade dela. ...
  3. Incentive o autoconhecimento.

E, agora, como lidar com pessoas falsas?

  1. Procure manter distância. Não só física, como mental. ...
  2. Desconfie. ...
  3. Não fale sobre questões pessoais e importantes para você. ...
  4. tenha cautela ao abordar problemas e outros aspectos negativos. ...
  5. Seja educado. ...
  6. Não incentive a fofoca.

Crimes. Calunia, difamação e injúria são crimes aos quais podemos ser levados por meio da fofoca, crimes para os quais há pena prevista de 1 mês a 2 anos de detenção. Quando falamos da vida de alguém, dizendo falsamente que ele fez algo que é considerado crime, estamos cometendo uma calúnia.

É preciso atentar-se para que que a mentira não se torne algo prejudicial em algum momento.
...
8 dicas para lidar com o mentiroso

  1. 1 – Ouvir na essência. ...
  2. 2 – Suspenda o julgamento. ...
  3. 3 – Expresse a quebra de confiança. ...
  4. 4 – Proponha ajuda. ...
  5. 5 – Cheque os fatos. ...
  6. 6 – Resguarde-se. ...
  7. 7 – Dialogue. ...
  8. 8 – Apresente-lhes o Coaching.

Diga algo educado, mas direto, como: “Ei. Eu quero que você saiba que eu não estou gostando nada das coisas que você está dizendo sobre mim. Mantenha seus pensamentos para si mesmo, seu idiota.” Então, saia andando - esta pessoa não merece seu tempo. Ignore quaisquer insultos que ouvir enquanto vai embora.