Como saber se é espaço confinado?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Um espaço confinado é um ambiente com as seguintes características:

  1. Não é projetado para ocupação humana contínua.
  2. Possui meios limitados de entrada e saída.
  3. Tem ventilação insuficiente ou inexistente para remover contaminantes.
  4. Pode haver deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

Alguns exemplos de espaço confinado são: tanques, vasos, esferas, torres, silos, caldeiras, tubulações, túneis galerias, e caixa subterrânea, poços escavação (a partir de 1,5 m de profundidade) porões de subestação, porões de navios, etc.

De acordo com a NR-33, é considerado um espaço confinado, é um ambiente ou uma área que não são projetados para ocupação humana de forma contínua. Além disso, são áreas ou espaços com entrada e saída limitadas e cuja ventilação existente não é suficiente para a remoção de agentes contaminantes.

Podemos simplificar essa definição como o trabalho realizado em espaços tão enclausurados que não é capaz de manter uma pessoa em sua plena saúde por grande espaço de tempo, seja pela ausência de espaço ou pela falta de circulação de ar.

De acordo com a NR-33, não é permitido trabalhar sozinho em espaços confinados. A norma aponta que esse tipo de trabalho só pode ser realizado por trabalhadores devidamente capacitados e treinados, que devem trabalhar em equipes compostas por pelo menos duas pessoas.

Contudo, a responsabilidade que está com o empregador, de forma ordeira, sistêmica e hierárquica é representada pelo Responsável Técnico, ficando este então com a responsabilidade de fazer o levantamento dos espaços confinados (sejam eles ativos ou inativos), mantendo controle dos serviços que serão executados, os ...

O que é espaço confinado? Espaços confinados são áreas que não foram projetadas para a ocupação humana contínua. Afinal, apresentam condições limitadas de acesso e saída, cuja ventilação é ruim ou até inexistente. Nesses locais, talvez haja falta ou excesso de oxigênio.

33.1.1. Esta Norma Regulamentadora tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para a caracterização dos espaços confinados e gestão dos riscos ocupacionais, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.

A ABNT publicou a norma ABNT NBR 16577:2017 – Espaço confinado – Prevenção de acidentes, procedimentos e medidas de proteção, elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Espaço Confinado (ABNT/CEE-225).

A Permissão de Entrada e Trabalho é desenvolvida de acordo com o anexo II da NR 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaço Confinado. Pensando na agilidade dos processos dos nossos clientes, desenvolvemos o documento Permissão de Entrada e Trabalho – PET para você baixar gratuitamente e utilizar na sua empresa.

Dessa forma, a Norma Regulamentadora 33 se aplica muito em serviços de gás, água e esgoto, eletricidade, telefonia, construção civil, siderúrgicas, metalúrgicas, agricultura e agroindústria; principalmente no que envolve obra, reparo, manutenção, limpeza e salvamento.

Os 3 principais tipos de resgates em espaços confinados

  • Qualquer lugar não seja projetado para a ocupação humana contínua;
  • Espaços com meios limitados de entrada e saída;
  • Locais com deficiência do volume oxigênio abaixo de 20,9% do valor em condições atmosféricas normais.

Conforme consta na NR 33, a PET deve ser emitida pelo supervisor ou empresa contratante antes de se iniciar as atividades. O documento deve ser entregue em três vias assinadas e datadas, contendo especificidades de acordo com o trabalho executado e tipo de espaço.

Trabalho a quente é definido como qualquer atividade que envolva chama aberta ou produza calor e/ou centelhas capazes de iniciar incêndios ou explosões. São exemplos de trabalhos a quente: soldagem, corte, esmeril, brasagem, etc.

Responsável técnico: profissional legalmente habilitado ou qualificado, em segurança do trabalho, para executar as medidas previstas no item 33.3.2 desta NR.

19.5% Nivel mínimo de oxigênio para uma entrada segura. Atenção: O percentual de oxigênio aceitável em espaços confinados é de 19,5 % a 23 % de VOL, desde que a causa da redução ou enriquecimento de O2 seja conhecida.

A 80.000 ppm, o CO2 pode ser fatal. Como referência, a OSHA (Administração de Segurança e Saúde Ocupacional) definiu um limite permissível de exposição (PEL) ao CO2 de 5.000 ppm em um período de oito horas e 30.000 ppm em um período de 10 minutos.