Como saber se é dengue ou virose?

Perguntado por: agonzaga . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

“A diferença é que a virose vem acompanhada de problemas respiratórios que a dengue não tem, como tosse, expectoração e secreção”, diz a coordenadora. Gina aconselha que em ambos os casos é necessário procurar um médico. “ É imprescindível a realização de exames, para identificar e tratar a doença.

Os principais sintomas da virose são diarreia, febre, vômito, enjoo, falta de apetite, dor muscular, dor na barriga, dor de cabeça, secreção nasal e tosse. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e não necessariamente alguém com virose apresentará todos eles.

Como é realizado o exame de dengue? Existem algumas formas de diagnosticar a dengue, entre elas podemos falar do exame de sangue, o sorológico, virológico e prova de laço. O tipo de exame será indicado pelo médico dependendo do estágio dos sintomas de cada paciente.

Febre alta, entre 39°C e 40°C, com duração de dois a sete dias, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, no corpo e nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito, diarreia, manchas vermelhas na pele com ou sem coceira, são os principais sintomas da dengue.

Pacientes com dengue, ou com suspeita da doença, precisam de assistência médica.

O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma.

Varia de 3 a 15 dias, sendo, em média, de 5 a 6 dias. A transmissão ocorre enquanto houver presença de vírus no sangue do homem (período de viremia). Este período começa um dia antes do aparecimento da febre e vai até o 6º dia da doença.

Manchas vermelhas, planas e distribuídas pelo tronco. Também chamada de “rash”, as manchas de dengue são um sintoma comum, que ocorre em mais da metade dos pacientes com dengue e, geralmente, após o terceiro dia de febre.

O recomendado como tratamento para viroses é o repouso e, principalmente, a hidratação. Isso porque entre os principais sintomas da virose está a perda de líquido, seja por diarreia ou vômito.

Medicamentos. Não existem remédios para viroses específicos para serem utilizados no tratamento, já que se trata de doenças autolimitadas. Portanto, o organismo consegue combatê-las sozinho.

Além de recomendar caprichar na hidratação, bebendo água e outros fluidos (sempre em goles pequenos para não gerar náusea e causar vômito), repouso e cuidados com a alimentação, o médico pode prescrever remédios como analgésicos (para dor), antitérmicos (para baixar febre), antieméticos (para evitar vômitos) e ...

Para fazer exame de Dengue de maneira segura, rápida e com a mesma qualidade de um laboratório, porém, sem burocracia basta agendar em uma unidade da Drogaria São Paulo mais perto de você.

A forma clássica da doença tem uma duração aproximada de 5 a 7 dias. Com o desaparecimento da febre, há regressão dos sinais e sintomas, podendo ainda persistir a fadiga por alguns dias. Porém, existem formas mais graves da dengue, levando à hospitalização e, consequentemente, aumentando o tempo da doença.

O sétimo dia da dengue é considerado um ponto-chave para a avaliação do comportamento da doença em cada pessoa, já que é nesta fase que acontecem as modificações para a evolução da doença. Isso significa que a partir daí ou o paciente melhora ou ocorre um agravamento do quadro de saúde.

Os sintomas da dengue clássica surgem de forma abrupta: febre intermitente de intensidade variável (que pode chegar à casa dos 39°C e provocar calafrios), dor forte de cabeça (concentrada principalmente na região atrás dos olhos), dores nas costas (especialmente na região lombar), nos músculos das pernas e nas ...

Em crianças, a dengue pode aparecer de forma assintomática, mas quando apresenta sinais e sintomas cabe a atenção dos pais e responsáveis. Sintomas inespecíficos, como febre, fraqueza, sonolência, recusa da alimentação e de líquidos, além de vômitos e diarreia ou fezes amolecidas são comuns.

O vírus da dengue continua a se multiplicar dentro das células sangüíneas e atinge a medula óssea, onde compromete a produção de plaquetas, que são fundamentais para os processos de coagulação. Nem todas as pessoas picadas por um mosquito infectado com o vírus da dengue manifestam a doença.

Portanto, evite consumir ABRICÓ, AMEIXA FRESCA, AMÊNDOA, AMORA, BATATA, CEREJA, GROSELHA, LIMÃO, MAÇÃ, MELÃO, MORANGO, NECTARINA, NOZES, PASSA, PEPINO, PÊSSEGO, PIMENTA, TANGERINA, TOMATE e UVA. Os alimentos que têm ação antitrombótica são: ALHO, CEBOLA, GENGIBRE.

O quadro respiratório é a principal forma de diferenciar a gripe, dengue e Covid-19. Afinal, sintomas respiratórios, como dor no peito, falta de ar, tosse, alterações do olfato e paladar não estão presentes na dengue.