Como saber se é contratura ou estiramento?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Ao contrário do estiramento, as contraturas não geram lesão na fibra muscular. O ESTIRAMENTO geralmente ocorre em uma situação de alongamento excessivo do músculo, muito comum durante as práticas esportivas, tendo 3 graus de variação de acordo com a gravidade.

A distensão afeta especificamente os tendões e a junção músculo-tendínea, que são as ligações entre um músculo e um tendão. Já o estiramento muscular ocorre após o músculo ser alongado além do seu limite, as fibras presentes no músculo sofrem lesões e causam dor e uma sensação de estalido.

Como identificar o estiramento muscular
Os sinais que indicam um estiramento muscular, são: dor e os sinais inflamatórios, que aparecem logo após o acidente e duram cerca de dois dias, em casos leves. Os sinais inflamatórios são: calor, vermelhidão e inchaço.

Quanto tempo dura uma contratura muscular
Geralmente, uma lesão dessas costuma normalizar entre 7 e 10 dias, desde que tomados os cuidados citados anteriormente, especialmente seguindo em repouso.

Junto às compressas, também é recomendada a aplicação de anti-inflamatórios tópicos e a realização de alongamentos de baixa intensidade na musculatura afetada, com base nas orientações médicas. As atividades físicas devem ser retomadas apenas 2 semanas após os sintomas desaparecerem.

Dolamin Flex é indicado para o tratamento da dor de origem musculoesquelética, principalmente quando acompanhada de contratura muscular (quando o músculo se contrai de maneira incorreta e não volta ao seu estado normal de relaxamento), como ocorre nos quadros associados ao período pós-operatório, lombalgia (dor na ...

Quando o estiramento acontece, o indivíduo normalmente sente uma dor imediata e, no momento em que ela ocorre, pode ser ouvido o som de um estalido. É possível ocorrer perda de força muscular, da amplitude de movimento e também de flexibilidade.

Lesões de estiramento muscular, Grau 1: demora cerca de 2 semanas para curar, Grau 2: demora cerca de 8 a 10 semanas para curar; Grau 3: podem demorar até 6 meses a 1 ano para curar.

Para o diagnóstico do estiramento muscular o médico irá fazer avaliação dos sintomas e exame clínico, além de solicitar ressonância magnética ou ultrassom para avaliar o grau de comprometimento da lesão.

Os sinais e sintomas das lesões grau I são edema e desconforto; grau II, perda de função, gap e equimose eventual; grau III, rotura completa, dor intensa e hematoma extenso.

O tratamento do estiramento muscular pode ser realizado em casa com medidas simples como repouso, uso de gelo e uso de ligadura compressiva. No entanto, nos casos mais graves pode ser necessário usar medicamentos e realizar fisioterapia por algumas semanas.

Mas, começando pelas principais diferenças, a de uma lesão é sobre o tempo, uma dor muscular pode desaparecer em até 72 horas, já a lesão pode perdurar por muito mais tempo. Além disso, a lesão é uma dor intensa e apresenta dificuldades de locomoção ou movimentação na região acometida.

As contraturas podem surgir de forma súbita, decorrente de um traumatismo (micro ou macro ruptura) ou decorrente de um movimento brusco, podendo se desenvolver ao longo do tempo de forma progressiva e gradual por conta da associação de más posturas junto com hábitos pouco praticados como a atividade física e ...

Gelo e compressão
Colocar gelo na região afetada a cada três horas, por um período de 15 minutos a meia hora. Alternar gelo e calor a cada 15 minutos também pode ajudar com a dor, mas se o tempo não permitir tal tratamento intensivo, pelo menos se esforce para fazer gelo e um pouco de compressão local.

O que pode ser? Consulte um ortopedista especialista em coluna.