Como saber se é coágulo ou saco gestacional?

Perguntado por: igonzaga . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

O diagnóstico é realizado por meio de exame de ultrassonografia, que aparece como uma mancha escura. Como o saco gestacional é a primeira estrutura formada após o embrião encontrar o óvulo, o hematoma só pode acontecer no primeiro trimestre da gravidez, ou seja, nas primeiras 12 semanas.

É necessário a realização de ultrassom para diagnosticar uma gravidez anembrionada, para confirmar que o saco gestacional está vazio.
...
Sintomas da gravidez anembrionada

  • Cólicas abdominais moderadas a intensas.
  • Sangramento vaginal de leve a moderado.
  • Parada dos sintomas gestacionais (náuseas, tontura, sonolência)

A expelição do saco gestacional geralmente ocorre no início da gravidez – às vezes antes mesmo de você saber que está grávida. No entanto, você pode estar ciente de sua gravidez precoce por causa de um teste de gravidez positivo ou ausência de menstruação.

Com 5 semanas de gestação, o diâmetro médio de um saco gestacional é em torno de 25 mm e pode dobrar de tamanho ao decorrer da semana. Dica Importante: nessa fase tão incerta, é fundamental estar com os betas HCG em dia, sendo recomendado fazer o exame a cada 2 ou 3 dias.

Normalmente, ocorre sangramento vaginal vermelho vivo e indolor após 20 semanas de gestação.

O exame de ultrassom poderá confirmar a interrupção da gravidez, ao identificar na imagem a falta de batimentos cardíacos e de movimentação do bebê. Pode ser também que o feto não apareça na ultrassonografia, caso já tenha sido eliminado pelo útero materno.

Durante a gravidez e o período pós-parto, até seis semanas após o nascimento, as mulheres têm um risco aumentado de desenvolver coágulos sanguíneos. Uma mulher grávida em mil (1:1000) pode desenvolver um coágulo potencialmente fatal. A boa notícia é que esses trombos são quase sempre evitáveis.

Muito temido pelas gestantes, o sangramento na gravidez nem sempre indica riscos ao bebê. Porém, em alguns casos, pode ser indício de que algo não está 100% bem ou até mesmo indicar abortamento. Existem certos momentos e estágios da gestação que ele é bem comum, mas em outros é bom ligar o alerta.

Por isso, se você sabe que está grávida, é importante que qualquer hemorragia seja comunicada ao médico. “Se o sangramento for intenso com coágulos e acompanhado de cólicas ou de dor lombar, procure uma maternidade com urgência”, alerta a ginecologista.

Assim, o ginecologista poderá analisar a bolsa amniótica e verificar que não há embrião, batimentos cardíacos e movimento fetal. Dessa forma, é necessária a realização desse exame para ter certeza de que o saco gestacional está vazio. Inclusive, é indicada a repetição do procedimento após 7 dias do primeiro.

Ao fim da quarta semana de gestação seu bebê mede de 0,36 a 1 mm, da cabeça às nádegas, mas ainda não pode ser visto no ultrassom. Talvez seja possível ver apenas uma bolinha preta dentro do útero. Essa bolinha é o saco gestacional.

No entanto, a confirmação é dada apenas quando o saco gestacional mede mais do que 20 mm e não foi encontrado nenhum sinal do embrião. Nessas circunstâncias, pode-se adotar a chamada conduta expectante, ou seja, esperar por um aborto espontâneo — o qual pode demorar várias semanas.

A melhor forma de saber se a gestação está evoluindo de modo normal é mesmo com a realização de uma ultrassonografia obstétrica trans-vaginal onde poderá ser visualizado o embrião com batimentos cardíacos presentes em torno da sétima semana de gestação, ou seja, após um atraso menstrual de 3 semanas, 21 dias.

Com 8 semanas o embrião já é visto ao ultrassom. Muitas vezes, a idade que a paciente acha que está de gestação, não bate com a idade de gravidez vista pelo exame de ultrassom. Por isso, quando não se vê nada no exame, sempre pede-se que seja repetido após 7-10 dias.

É comum ver só o saco gestacional quando a primeira ultrassonografia é feita até 5/6 semanas. Você deverá repetir a ultrassonografia em cerca de 10 dias pra avaliar o desenvolvimento do embrião.

Para saber se teve o hematoma, o mais comum são os sangramentos intensos e as cólicas muito fortes. No entanto, há casos de mulheres que não têm sintomas. Por isso, é fundamental se consultar regularmente com o ginecologista ou obstetra, pois o profissional poderá diagnosticar a partir da ultrassom.

Cólica na gravidez com 6 meses ou em qualquer fase da gestação é normal. Mas, independentemente do tempo de gestação, se a cólica vier mais forte, acompanhada de corrimento, sangramento ou febre, é muito importante a intervenção médica o quanto antes.