Como saber se é cisto ou espinha?

Perguntado por: eandrade . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

Se você já teve ou tem um cisto epidérmico, vai perceber que ele é mais duro do que uma espinha comum. E pode inclusive ter pus, quando inflamado.

Não é recomendável espremer um cisto sebáceo, pois pode causar inflamação e agravar o problema. Para remover os cistos com mais de um centímetro ou que estejam infectados, o ideal é a cirurgia.

É a foliculite, lesões semelhantes à acne, mas que podem ocorrer em diversas partes do corpo, principalmente no bumbum e na virilha. A foliculite é bastante comum e não costuma trazer complicações quando tratada, porém incomoda, causando dor, coceira, vermelhidão e, em alguns casos, até bolhas.

Por possuírem formatos semelhantes, nódulos e cistos são facilmente confundidos. Ambos podem ser benignos ou malignos e acometer qualquer região do corpo, inclusive os mesmos órgãos, apresentando mais de uma lesão. Os nódulos, assim como os cistos, podem crescer, e se apresentarem em diferentes tamanhos.

Qual o tratamento indicado para eliminar cistos sebáceos
Por exemplo, para casos de cistos pequenos e superficiais, o médico especialista pode indicar compressas mornas na região afetada por até 15 minutos diariamente, até que o poro seja dilatado e o conteúdo seja expelido naturalmente.

Mas a maioria dos cistos pequenos não produzem nem sinais (como sentir com o tato uma espécie de bolinha) e nem sintomas (como dor e ardência). Geralmente, cistos aparecem e desaparecem naturalmente, às vezes sem nem ser notados.

Os cistos são pequenas formações em formato de cápsulas, compostas por material fluido ou semi-sólido, que podem desenvolver-se na pele ou em órgãos do corpo humano.

Segundo o sistema público de saúde do Reino Unido, o NHS, a presença de cisto no ovário é comum e não costuma apresentar sintomas. Mas quando eles aparecem, pode haver vontade de urinar o tempo todo, dor durante relação sexual, dor pélvica, barriga inchada, constipação, sensação de inchaço mesmo comendo pouco.

A recuperação de cirurgia de cisto sebáceo leva em média de 7 a 10 dias, seguindo todas as recomendações do médico.

Drenagem, em casos de dores ou de cisto sebáceo inflamado. Antibioticoterapia oral, em casos de infecção bacteriana. Injeção de corticosteroide (cortisona) para diminuir o tamanho e prevenir a inflamação e a dor.

Embora o cisto sebáceo raramente precisa ser removido, o tratamento mais indicado é por remoção a laser ou cirurgicamente.

As espinhas internas são um tipo de acne classificadas como acne nódulo-cística, que são nódulos inflamados e doloridos que ficam por baixo da pele. A diferença entre elas e as espinhas convencionais é que as internas não têm abertura na superfície da pele, então o pus não fica visível.

Trok-N® (cetoconazol + dipropionato de betametasona + sulfato de neomicina) é indicado no tratamento de doenças de pele, onde se exigem ações anti-inflamatória, antibacteriana e antimicótica, causadas por germes sensíveis, como: - Dermatite de contato (uma inflamação da pele, causada por uma substância que entra em ...

Para remover completamente o cisto sebáceo, o ideal é procurar um médico de confiança para avaliar o cisto, de forma a perceber se é indicado recorrer à cirurgia. O procedimento é relativamente simples e feito em consultório sob anestesia local.

Os cistos podem desaparecer espontaneamente
Tudo depende do tamanho, das características do cisto e da idade da paciente. Porém, em alguns casos, é necessário tratamento cirúrgico ou medicamentoso.

A principal distinção é que o conteúdo do cisto é líquido, enquanto o do nódulo é endurecido. Além disso, cistos geralmente são benignos — mas somente o médico pode indicar se não é mesmo necessário investigar.

Se você tiver cistos no ovário, isso não é motivo para ficar em pânico. O perigo só existe quando eles são maiores do que 10 centímetros e possuem áreas sólidas e líquidas, o que só pode ser verificado com os exames adequados indicados pelo seu médico. Nesse caso, a cirurgia é o tratamento indicado.

Se o cisto sebáceo inflama, pode gerar desconforto como aumento de temperatura, maior sensibilidade, vermelhidão, queixa de dor e em casos mais graves infecção com acumulo de pus.

Não se sabe, exatamente, o que desencadeia o surgimento de um cisto sebáceo, mas acredita-se que possa haver uma conexão entre doenças inflamatórias, problemas nas glândulas sebáceas, traumas no local e defeitos congênitos, que podem aumentar as chances do paciente desenvolver um cisto sebáceo.