Como saber se é cistite ou pielonefrite?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 13 votos

De forma resumida, a principal diferença entre elas está na região do corpo humano que é atingida pela infecção: a cistite é ocasionada por bactérias na bexiga, a uretrite, como o nome indica, por problemas na uretra e a pielonefrite nos rins.

"As manifestações da pielonefrite se parecem com as de uma infecção do trato urinário inferior – denominada cistite –, incluindo dor nas costas, logo abaixo da última costela, vontade de urinar freqüente, dor e ardência ao fim da micção e presença de urina escura e com odor desagradável.

O que pode ocorrer, é alteração do odor, aspecto e cor da urina, embora nem sempre. Já na pielonefrite, que se inicia habitualmente após um quadro de cistite, ocorre frequentemente febre alta (geralmente superior a 38°C), associada a calafrios e dor lombar de um ou de ambos os lados.

A hipótese de pielonefrite deve surgir sempre quando houver a presença de sintomas clássicos como: febre, dor lombar (sinal de Giordano positivo) e calafrios.

O diagnóstico da pielonefrite baseia-se em exames para constatação do patógeno, principalmente a presença da bactéria Escherichia coli na urina, indicando uma infecção de trato urinário.

Ardor ao urinar (disúria) Dores nas costas e no baixo ventre; Sangue na urina nos casos mais graves.

Tipos de infecção urinária
Uretrite (ureter) Cistite (bexiga) Prostatite (próstata – apenas em homens) Pielonefrite (rim)

A cistite é uma infecção da bexiga. Normalmente, as bactérias são a causa da cistite. Os sintomas mais comuns são uma necessidade frequente de urinar e dor ou queimação enquanto urina. Os médicos podem frequentemente basear o diagnóstico nos sintomas, mas normalmente examinam uma amostra de urina.

Na maioria dos casos, a pielonefrite é ocasionada em indivíduos que apresentam quadros de infecções urinárias recorrentes não tratadas. Porém, outros fatores podem estar associados com o surgimento e piora do quadro como: Obstruções do trato urinário; Litíase renal (pedra nos rins);

Diagnóstico por Imagem: o exame de ultrassom ou de tomografia (exame de escolha) deve ser feito em pacientes com febre ou sintomas persistentes após 72 horas de tratamento com antibiótico adequado ou em caso de pielonefrite aguda complicada.

É excelente para ajudar a detectar inflamação, formação de cicatrizes e a distribuição da função renal entre os rins. A tomografia computadorizada helicoidal com contraste (TCHC) é o exame de imagem de escolha para os adultos com pielonefrite aguda.

Pyridium serve para cistite? Sim, Pyridium pode ser receitado para aliviar os sintomas da cistite. O medicamento é composto por fenazopiridina, substância que é excretada na urina e exerce um efeito analgésico tópico sobre a mucosa do trato urinário.

Todos os homens com sintomas sugestivos de cistite devem colher urocultura e iniciar tratamento antibiótico empírico. As melhores opções são: Trimetoprim-sulfametoxazol (Bactrim) 160/800 mg de 12/12 horas por no mínimo 7 dias. Levofloxacino 500 mg 1 vez por dia por no mínimo 7 dias.

A internação vai acontecer quando houver suspeita de pielonefrite aguda com complicações, com impossibilidade de hidratação oral, quando o paciente estiver muito debilitado ou se for uma paciente grávida. No caso da gravidez, esse problema pode trazer um risco de parto prematuro e também promove ameaças ao bebê.