Como saber se é ciático ou rim?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Em geral, esse tipo de desconforto se associa ao nervo ciático, uma grande terminação nervosa que percorre os membros inferiores, da região lombar até os pés. Por sua vez, a dor nos rins surge de forma repentina e atinge um dos lados do corpo, na região lombar, logo abaixo das costelas.

A dor nos rins, por exemplo, pode ser um indício de alguma doença ou problema na região, mas também pode ser confundida com uma dor muscular.

É comum que as dores nos rins ocorram abaixo da caixa torácica em um ou nos dois lados da coluna vertebral, sendo mais comum próximo a coluna lombar. Esse tipo de incômodo costuma ser mais agudo e surgir de repente. A dor tende a parecer uma cólica de forte intensidade, que chega a incapacitar o paciente.

Quando a dor do nervo ciático vem de uma inflamação, há presença de dor e dormência de membros, iniciando-se na lombar até os pés. Geralmente, essa inflamação surge por uma pressão no nervo, seja por falta de ergonomia, exercícios físicos realizados de forma inadequada ou por alguma doença.

A dor estende-se desde a região lombar, passando pela nádega, face posterior e/ou lateral da coxa e, obrigatoriamente, abaixo do joelho, pela perna e pé.

“Os principais sintomas são a diminuição da quantidade de urina no indivíduo, que deve ser percebida de forma analítica pelo próprio paciente durante sua rotina diária, e a coloração avermelhada, que pode indicar a presença de sangue na urina”, informa Ângela Santos.

Inchaço nas pernas ou no rosto. Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina.

Os principais sintomas estão relacionados a dor lombar, abdominal ou ambas, com diferentes intensidades e que podem vir acompanhadas de sangramento e dor ao urinar. A dor é como se fosse cólica, com períodos de melhora e piora. Além disso, as crises podem estar acompanhadas de náuseas e vômitos.

Quanto tempo dura uma crise renal? Uma crise de cólica renal, quando não tratada, pode durar de 8 a 12 horas. Mas, levam cerca de duas horas para que a dor súbita atinja seu ápice. Depois, o restante do tempo consiste na duração da dor em seu nível mais alto, reduzindo na última hora da duração.

Marque uma consulta médica antes mesmo de ficar preocupado com essa dor. Se há sintomas de dor nas costas constante que não passa nem com repouso e nem com massagens e compressas, pode ser um indicativo de agravação, em que temas como hérnia de disco, compressão da medula entre outros podem aparecer.

Também chamado de acetaminofeno, o paracetamol é um dos principais medicamentos para dor para pacientes renais crônicos, pois possui propriedades analgésicas e antipiréticas. Quando utilizado corretamente, apresenta bons resultados para o tratamento de dores e não tem efeitos colaterais significativos.

A dor no rim costuma surgir na região acima da púbis ou no flanco (próximo da cintura). Cólicas que irradiam do flanco para a bexiga podem sugerir obstrução da uretra e, consequentemente, a presença de cálculo renal.1 2.

A ultrassonografia de rins e vias urinárias é utilizado para avaliar e o diagnosticar alterações no aparelho urinário (constituído por rins, ureteres, uretra e bexiga). Exames periódicos como este são indicados quando existe a suspeita de malformações anatômicas, refluxo e a presença de cálculos ou tumores.

Anatomia dos rins
O rim esquerdo fica, normalmente, localizado um pouco mais alto que o direito. Os rins são órgãos retroperitoniais, ou seja, ficam localizados mais próximos das costas, atrás da cavidade abdominal, protegidos pela porção posterior das costelas.

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, que é formado pela união de nervos menores que saem do final da coluna. Esse nervo passa pelos glúteos e parte de trás da coxa até o joelho, se dividindo para formar outros nervos que percorrem as pernas até os pés.

A dor no nervo ciático pode trazer riscos, particularmente se acompanhada de sintomas que apontam para uma condição mais grave. Conhecida como ciatalgia, esta condição não é apenas incômoda, mas um indicativo de um problema que requer atenção.

O ciático é o maior nervo do corpo humano. Estende-se pela face posterior do quadril, desce por trás da coxa e do joelho de cada perna até alcançar o dedo maior do pé (hálux). Ele é responsável em grande parte pela inervação sensitiva, motora e das articulações dos membros inferiores.

Excesso de peso, falta de exercício físico e hábito de permanecer muitas horas sentado de forma incorreta são situações simples que prejudicam o alinhamento adequado da coluna vertebral e podem causar dores na região lombar.

A inflamação do nervo ciático, comumente conhecida como ciática, é uma condição dolorosa que pode durar de algumas semanas a alguns meses. O tempo de recuperação varia dependendo de fatores individuais, como a gravidade da inflamação, a idade, o estado geral de saúde e a adesão ao tratamento recomendado.

NERVO CIÁTICO INFLAMADO REMÉDIOS NATURAIS

  1. Alongamentos e massagens.
  2. Chás anti-inflamatórios: chá de dente-de-leão, chá de cúrcuma, chá de gengibre, chá de hortelã e chá de erva-doce.
  3. Realizar compressas geladas e quentes.
  4. Não ficar muito tempo em uma única posição.
  5. Usar pomadas anti-inflamatórias.

Em quadros agudos de obstrução e rim dilatado, os sintomas são de dor lombar e ou abdominal intensa, náusea, vômito, diminuição da quantidade de urina expelida e infecção urinária que pode ocasionar em febre e hematúria (sangue na urina).