Como saber se é chantagem emocional?

Perguntado por: imachado . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.1 / 5 17 votos

Apresentar reações desproporcionais; Quando todos são egoístas e o indivíduo é sempre injustiçado e a vítima de todas as circunstâncias; Possuir uma grande necessidade de chamar atenção; Ter o hábito de prometer recompensas para conseguir algo ou então fazer algum tipo de ameaça.

Um indivíduo manipulador sempre se desvia da culpa diante de determinadas situações e encontra justificativas para seus atos. Além disso, modifica a verdade com o intuito de parecer a vítima. Todas essas atitudes são voltadas para que você acredite na inocência dele.

A culpabilização é uma forma que o manipulador usa para que a vítima se sinta culpada ou responsável por algo. Quando o manipulador consegue infiltrar esse pensamento de culpa na mente da vítima, fica fácil de enfraquece-la e manipula-la fazendo com que ela ceda às ordens do manipulador como forma de se redimir.

É fundamental prestar atenção ao primeiro sinal de alerta, o primeiro “se você me deixar eu me mato” ou “eu não poderei viver sem você” para detectar chantagem emocional, porque depois pode ser tarde demais.

5 dicas para desarmar um manipulador

  1. Reconheça-o. ...
  2. Aprenda a dizer não. ...
  3. Mantenha a distância. ...
  4. Faça perguntas sempre que puder! ...
  5. Não se culpe nem se pressione. ...
  6. Preserve-se de manipulações daqui em diante.

Os manipuladores emocionais são experts em distorcer fatos e isolar acontecimentos, contando no momento e da maneira que mais lhe convém. Assim, conseguem manipular pessoas e circunstâncias para que os resultados sejam do jeito no qual planejaram, tendo uma falsa ilusão de que estão no controle de qualquer situação.

Os manipuladores dão um tratamento silencioso após uma discussão como uma tentativa de fazer você se sentir culpado ou forçá-lo a se desculpar. Eles fazem isso para tomar o poder em um relacionamento, ou como punição por não fazerem o que querem.

O narcisista manipulador odeia ser rejeitado e não aceitará facilmente o fim. Mas com determinação, apoio psicológico e mudança de comportamento é possível se libertar.

Cinco tipos de manipuladores e como se defender deles

  • Um fã do “tratamento de silêncio” O comportamento silencioso, ou seja, interrupção da comunicação, expressão de emoções, tem apenas um objetivo - atender às demandas do manipulador. ...
  • O tipo de manipulador ameaçador. ...
  • Agressor da auto-estima. ...
  • Criticidade excessiva.

A manipulação psicológica é um tipo de influência tendenciosa feita a partir de um conjunto de ações e estratégias com o intuito de controlar ou se aproveitar de alguém. Assim, o manipulador identifica as inseguranças da vítima para que possa usá-las contra ela, aflorando sentimentos como medo e culpa.

Sejamos claros: o chantagista emocional é a pessoa que utiliza sentimentos e fraquezas do outro para obter vantagens ou conseguir aquilo que deseja.

“Caso seja violada, minha orientação é a vítima, preferencialmente acompanhada de um advogado, procurar uma delegacia especializada em crimes cibernéticos e digitais e registrar um boletim de ocorrência. A pessoa que está extorquindo será chamada para prestar esclarecimento.

Como você pode ajudar este perfil de pessoa

  1. Convide-a para uma conversa franca.
  2. Ajude-a a entender, que ter razão nem sempre é necessário.
  3. Ouça na essência o que ela tem a lhe dizer.

8 dicas para lidar com o mentiroso

  1. 1 – Ouvir na essência. ...
  2. 2 – Suspenda o julgamento. ...
  3. 3 – Expresse a quebra de confiança. ...
  4. 4 – Proponha ajuda. ...
  5. 5 – Cheque os fatos. ...
  6. 6 – Resguarde-se. ...
  7. 7 – Dialogue. ...
  8. 8 – Apresente-lhes o Coaching.

A culpabilização é uma forma que o manipulador usa para que a vítima se sinta culpada ou responsável por algo. Quando o manipulador consegue infiltrar esse pensamento de culpa na mente da vítima, fica fácil de enfraquece-la e manipula-la fazendo com que ela ceda às ordens do manipulador como forma de se redimir.

Como não poderia ser diferente, o marido manipulador é uma pessoa egoísta. Ele se preocupa somente consigo próprio e sempre se coloca em prioridade na relação. Não há espaço para igualdade, já que o mesmo se considera superior e somente suas vontades devem ser atendidas.

Sinais indicam que seu parceiro é um manipulador emocional; saiba identificar

  1. Muda a maneira de ser somente quando a parceira quer desistir.
  2. Culpa a parceira por seu próprio mau comportamento.
  3. Recusa-se a dar explicações.
  4. Diminui os sentimentos da parceira.
  5. Está sempre acima da parceira.
  6. Coloca o parceiro para baixo.

Estudo de 2.200 pessoas diz que apenas uma pergunta pode revelar o verdadeiro egomaníaco. Como você pode facilmente identificar um narcisista? A resposta é: basta perguntar a ele. Até agora, os psicólogos geralmente usaram um questionário com 40 itens chamados Narcissistic Personality Inventory.

O maior medo de um narcisista é a rejeição. Isso explicaria a conduta dele. Espero que ele tenha esse reality como um aprendizado para evoluir como pessoa, reveja suas atitudes para nunca mais atacar ou expor uma mulher.

Além da ajuda psicológica, existem algumas técnicas que podem ser usados para identificar e conviver com uma personalidade manipuladora. O primeiro passo é suspeitar sobre o processo de manipulação e buscar meios de impedi-lo, o segundo é preparar sua mente para não ceder às investidas de um manipulador.

A manipulação é um “recurso” usado por muitas pessoas para obter o que querem. Contudo, trata-se de uma prática antiética, visto que envolve mentir ou ocultar informações que fariam as outras pessoas não concordarem com a ideia.