Como saber se é catarro ou pus?

Perguntado por: ecastro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

O pus é uma secreção que resulta de processos inflamatórios e se mistura ao catarro. Nesse caso pode deixar gosto e odor fortes. Quando há a presença de material purulento, a cor mais comum é amarelada e as infecções (virais ou bacterianas) ligadas a ele são as sinusites, amigdalites agudas, faringites e pneumonia.

Algumas vezes, as bactérias que infectam a garganta se disseminam profundamente nos tecidos circundantes. Os sintomas típicos incluem dor de garganta, dor ao engolir, febre, inchaço e vermelhidão. O diagnóstico é baseado no exame da garganta e, por vezes, nos resultados dos estudos por imagens.

Vermelho. Vermelho é uma cor que naturalmente já indica um problema grave, já que a presença de sangue no catarro não pode ser coisa boa. Quando há pouca quantidade, pode ser bronquite ou mesmo sinal de garganta inflamada.

Importância de colocar o catarro para fora
Apesar de não ver problemas em engolir o catarro, o médico explica que é importante expeli-lo.

Catarro com cheiro ruim pode ser sinal de infecção
O cheiro e a consistência da substância também podem revelar uma doença respiratória em desenvolvimento. Para que seja transportado, o catarro deve ser um pouco espesso, mas a viscosidade em excesso pode indicar uma infecção.

A produção de catarro pelo organismo é considerada normal, desde que seja ralo e incolor. Mas, se houver muita secreção, é importante procurar auxílio médico para avaliar se o paciente tem alguma doença preocupante. Além da consistência, a cor e o cheiro também servem como alerta.

Os sintomas mais comuns são tosse com secreção (pode haver sangue misturado), febre alta (que pode chegar a 40°C), calafrios e falta de ar ou dor no peito durante a respiração. O diagnóstico é feito por meio da história do paciente, do exame clínico e de raio-x do tórax.

É possível ter pneumonia sem febre? Mesmo sendo atípico, pode ocorrer de um paciente não apresentar sintomas de febre e ser diagnosticado com a doença. Em idosos e crianças recém-nascidas, a ausência desse sintoma é mais comum.

O cáseo amigdaliano não é perigoso.
Mas o caseum em si não representa maiores riscos à saúde.

Porém, embora relativamente comum, a presença de pus deve ser avaliada por um médico! Atenção! Não tente retirar o pus da garganta com o dedo ou cotonete. Fazer isso pode contribuir na formação de novas lesões, piorar a dor e facilitar o agravamento da infecção.

Como limpar o pus

  1. Tirar o excesso de pus com soro fisiológico;
  2. Lavar o local com água e sabão neutro;
  3. Aplicar a pomada antibiótica, de acordo com a orientação médica;
  4. Cobrir o local com faixa ou gaze limpas.

A pessoa tem obstrução nasal, catarro amarelo-esverdeado e sanguinolento e dificuldade para eliminar secreção. A dor de cabeça só aparece nos processos sub-agudos.

Faça gargarejos com água e sal
Utilize água morna e sal e faça gargarejos na garganta, pois a mistura ajuda a dissolver o muco. Mas lembre-se de jamais engolir o líquido, já que ele desidrata e pode piorar esse excesso de catarro. Uma vez que o excesso de muco esteja mais fino, tente escarrá-lo.

Beber bastante água e descansar ajudam o corpo a combater infecções e a expelir o catarro amarelo.

Mucosolvan Cloridrato de Ambroxol 30mg/5ml Xarope 120ml
MUCOSOLVAN é indicado para o tratamento das doenças broncopulmonares agudas e crônicas para facilitar a expectoração quando houver acúmulo de secreção.

Você sabe o que é tosse produtiva? Esse é outro nome da tosse com catarro, que acontece quando a garganta está inflamada ou irritada e apresenta acúmulo de secreção ao longo das vias respiratórias. Assim, quando tossimos, ela apresenta um som mais cheio e bem característico.

Ambroflux® xarope serve para facilitar a expectoração (soltar do peito), quando houver acúmulo de catarro (secreção) em doenças broncopulmonares (brônquios e pulmões) agudas e crônicas.