Como saber se é birra ou autismo?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 10 votos

Normalmente, tem um objeto envolvido: brinquedo, peça de roupa, comida, DVD, objetos em geral. – A crise no autismo pode acontecer até mesmo quando a criança estiver sozinha em seu quarto ou em algum outro local, independentemente se houver mais pessoas por perto ou não.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são comumente confundidos por apresentarem sintomas semelhantes e que podem comprometer o comportamento, o aprendizado, o desenvolvimento emocional e as habilidades sociais de quem os possui.

Durante essa crise geralmente existe uma desconexão total ou parcial do momento, sem nenhum tipo de comunicação com o que está acontecendo. A respiração pode ficar mais lenta e o olhar mais “vazio”. Também é comum que alguém em shutdown queira ficar deitado no chão ou totalmente imóvel.

Para fechar um diagnóstico correto é necessário ter no mínimo seis meses de causa e apresentar pelo menos quatro dos sintomas principais que são irritabilidade; comportamento desafiador; agressividade; impulsividade; dificuldades de relacionamento com colegas; comportamento vingativo; raiva e ansiedade.

* Quando os ataques de birra se iniciam precocemente (antes dos 2 anos), ocorrem com frequência (de duas a três vezes por semana) e duram mais de 30 minutos. * Se a criança agride a si ou aos outros seriamente. * Se o episódio leva à perda de fôlego, a ponto de a criança ficar pálida e até inconsciente.

As birras estão atreladas a sentimentos como frustração, medo, raiva, temor, fome, cansaço, vergonha e preocupação. Não se preocupe, é normal! Segundo pesquisas, cerca de 20% das crianças entre 2 e 3 anos fazem birra pelo menos uma vez ao dia.

Afrontar pais e professores, ter acessos de raiva, ignorar regras, gritar ou espernear ao experimentar algum tipo de frustração são algumas atitudes que, em crianças e adolescentes (mas principalmente entre os mais novos), são imediatamente rotuladas como birra ou falta de educação.

Movimentos repetitivos, incluindo as estereotipias; Repetição das mesmas palavras; Uso inadequado e repetitivo dos brinquedos; Reações inadequadas a sons, cheiros, sabores ou texturas.

Quando se apresentam os primeiros sinais de autismo? Esse distúrbio neurológico geralmente se manifesta quando as crianças têm entre um e três anos de idade. Embora, em muitos casos, não seja identificado e diagnosticado até muito mais tarde.

Não existe um exame que possa determinar que a pessoa está no espectro do autismo. Ao contrário disso, o diagnóstico é clínico e feito de maneira observacional, com apoio de uma equipe multidisciplinar e de profissionais da neuropediatria ou psiquiatria infantil.

Já no caso da suspeita de autismo em adultos, a indicação é procurar um profissional da psicologia e apresentar a suspeita para que ele avalie as possibilidades e encaminhe a pessoa para uma avaliação neuropsicológica. Além disso, um teste que pode ajudar na decisão de buscar o diagnóstico é o Quoficiente Autista (QA).

A pessoa autista pode parecer menos interessada nas interações sociais em geral. No autismo de nível 1, isso pode ser confundido com timidez ou introversão. Quando isso é mais intenso, o autista pode até mesmo ser diagnosticado com algum nível de ansiedade social ou fobia social.

Segundo os psicólogos, a birra do seu filho pode envolver explosões de raiva e um comportamento que se caracteriza por uma crise de choro, toda a vez que a criança sente que perdeu alguma coisa. A birra também é caracterizada por gritos, endurecimento dos membros e por socos e chutes disferidos pela criança.

Portadores de TDAH apresentam dificuldade de manter a atenção, inclusive em aulas e conversas, por causa da falta de foco, enquanto para os autistas o obstáculo está em não saber como interagir. Enquanto algumas diferenças são facilmente perceptíveis, a hiperatividade do TDAH é similar à inquietação dos autistas.

Existem alguns sinais físicos que apontam para o TDAH, como inquietação e agitação frequente de membros (pés, braços e mãos). Ela ainda pode ter dificuldade de permanecer muito tempo em uma posição, como ficar sentada. Muitos desses sinais têm a ver com a hiperatividade.

A birra é um comportamento perfeitamente normal em algumas fase das crianças. Principalmente na primeira infância que vai dos 0 aos 6 anos de idade.

Ter calma no momento da birra
Tente não demonstrar o quanto você está afetado pelo comportamento da sua filha ou do seu filho, respire fundo e, se estiver em algum lugar público, procure um local mais calmo onde a criança possa extravasar sua birra – sem que você ceda ao que ela quer.