Como saber se é assadura ou candidíase?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Geralmente caracteriza-se por uma lesão eritematosa (avermelhada), brilhante, com descamação nas regiões em contato com as fraldas (dermatite em W), poupando as dobras. Quando ocorre infecção por fungo (candidíase), o eritema fica mais intenso com algumas pústulas (bolinhas) e descamação podendo atingir as dobras.

As assaduras nas partes íntimas femininas podem ser reconhecidas por sinais como vermelhidão na região afetada, sensação de queimação ou ardência, sensibilidade na pele e coceira.

Tratar a maior parte das assaduras trocando mais frequentemente as fraldas descartáveis absorventes e creme de imidazol. Tratar a candidíase oral com pastilhas de clotrimazol, suspensão oral de nistatina ou um antifúngico oral.

O que fazer: ao surgirem os sintomas é necessário consultar um ginecologista para avaliar a história clínica, fazer exame ginecológico e, em alguns casos, realizar exames de sangue. O médico poderá receitar medicamentos específicos, dependendo do tipo de infecção, porém é importante manter hábitos de higiene adequados.

Os medicamentos mais comuns no tratamento de coceira vaginal são:

  1. Clindamin-C.
  2. Clocef.
  3. Fluconazol.
  4. Metronidazol.

A candidiase pode se curar sozinha ? Pode sim. A candidíase geralmente ocorre por um desequilíbro de flora vaginal e pode acontecer sim de melhorar sem uso de medicações.

A recomendação é que a higiene deve ser feita três vezes ao dia, de preferência com água, sabonete especial e usando somente os dedos. Esponjas, cotonetes ou qualquer outro apetrecho devem ser descartados, pois podem raspar a vulva e provocar ferimentos.

A transmissão ocorre pelo contato com secreções provenientes da boca, pele e vagina. Nos homens, podem aparecer pequenas manchas vermelhas na pele. A transmissão da mãe para o recém-nascido pode ocorrer durante o parto.

A infecção vaginal se caracteriza pelo crescimento exagerado de fungos na vagina, os quais produzem inflamação e irritação do órgão e da vulva.

Manter a pele sempre limpa e seca é a melhor forma de prevenir as assaduras. Outro recurso muito eficaz é a hidratação do local com cremes a base de petrolato, óxido de zinco e lanolina. Porém, quando a dermatite já estiver instalada, deve-se manter a área afetada bem limpa, seca e ventilada.

O que fazer em caso de suspeita de candidíase?

  1. 1.Coceira intensa na região genital. ...
  2. 2.Vermelhidão e inchaço na região genital. ...
  3. 3.Placas esbranquiçadas na vagina ou na cabeça do pênis. ...
  4. 4.Corrimento esbranquiçado com grumos, semelhante a leite talhado. ...
  5. 5.Dor ou queimação ao urinar. ...
  6. 6.Desconforto ou dor durante o contato íntimo.

Bepantol® creme
Devido às propriedades do dexpantenol, o Bepantol® serve para prevenir e tratar assaduras e rachaduras na pele, mamilos, lábios e região anal. Além disso, o Bepantol® também estimula a cicatrização de feridas e escaras (úlceras de pressão), e auxilia no tratamento de queimaduras causadas pelo sol.

A nistatina é indicada para o tratamento de infecções causadas pelo fungo Candida albicans, como candidíase vaginal ou na boca, no esôfago ou nos intestinos, sapinho ou assaduras em bebês ou crianças, ou micose entre os dedos, na axila ou nos seios.

A coceira genital durante a candidíase costuma ser a maior fonte de reclamações das mulheres e é uma resposta natural do nosso corpo quando uma região está inflamada. Como a candidíase é uma infecção causada pela proliferação de um fungo, a região afetada fica muito inflamada e acaba coçando como consequência.

A vulvovaginite pode ser causada, por exemplo, pelo contato com vírus, bactérias e fungos diversos, como o fungo causador da candidíase. Infecções por parasitas, como o trichomonas vaginalis, também podem causar a vulvovaginite.

Os sintomas das vulvovaginites incluem corrimento, que pode ser de várias cores (tendo por vezes um cheiro intenso), prurido, ardor vulvar, ardor ao urinar, dor/desconforto durante as relações sexuais. No entanto, por vezes as infeções são assintomáticas.

As principais pomadas vaginais usadas para tratar candidíase vaginal são:

  1. Clotrimazol. A pomada vaginal de clotrimazol age inibindo o crescimento da Candida albicans, aliviando os sintomas de coceira, vermelhidão e corrimento na região genital. ...
  2. Nistatina. ...
  3. Miconazol. ...
  4. Tioconazol + tinidazol. ...
  5. Isoconazol.

Dormir sem roupa íntima é uma ótima opção para ajudar a evitar o agravamento da candidíase, pois a região íntima fica menos abafada, mais ventilada e menos úmida, dificultando a proliferação do fungo causador da candidíase que necessita de ambiente úmido e quente para proliferar.