Como saber se é assadura ou alergia?

Perguntado por: lnovais . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Como saber se é assadura ou alergia à fralda? Os sintomas são super parecidos. Porém, a diferença é que, além da vermelhidão, das brotoejas e da irritação, a alergia causa descamação na pele do bebê nas regiões que ficam em contato com a fralda (virilha, genitais e bumbum).

Para identificar a alergia de fralda no bebê, tem que prestar atenção nas reações da pele em contato com a fralda, as principais são as assaduras, sendo vermelhas e até roxas, as lesões podem ser brilhantes e descamativas, espessas e até ulcerativas.

As famigeradas assaduras são manchas vermelhas entre as dobrinhas da pele. Podem ser apenas uma irritação ou uma infecção por fungos – quando as lesões descamam, ardem e coçam.

A assadura é provocada pelo suor e de umidade. Já a dermatite é causada pelo acúmulo de fezes e urina.

A assadura provoca uma sensação de queimação e muita coceira, além de vermelhidão na pele.

Ainda bem que as assaduras costumam desaparecer após alguns dias de cuidados, porém há situações em que elas se agravam e viram um problema maior. Entretanto, também é possível evitar o surgimento dessas manchinhas com pequenas mudanças no dia a dia.

Hidratação adequada
Para isso, deve-se priorizar o uso de cremes à base de petrolato, óxido de zinco e lanolina, além do conhecido talco, que é capaz de evitar o acúmulo de umidade na região em que é aplicado.

O ideal é fazer a limpeza do local com água morna e sabonete neutro, sem esfregar muito, e secar bem antes de colocar uma nova fralda. É importante, também, evitar produtos que possam conter muitos agentes químicos, como lenços umedecidos com álcool e sabonetes com odores e cores fortes.

Recém-nascidos, em geral, têm fezes com pH discretamente mais ácido devido à imaturidade das enzimas dissacaridases, como a lactase, por exemplo.

Micose: é uma lesão arredondada que tem bordas e vai crescendo de dentro para fora. Elas podem ser brancas, na extensão do corpo, ou mais escamosas e com formação de bolhas, na região dos pés. Alergia: coceira, bolinhas vermelhas e irritação na região que foi afetada.

Ao procurar o que é bom para assadura em bebê, o amido de milho sempre aparece nas listas. Popularmente chamado de Maizena, o amido de milho ajuda a evitar tanto a brotoeja nas dobrinhas do bebê como assaduras, pois, por ser mais consistente do que o talco, possui maior capacidade de absorção da umidade local.

Quais são os sintomas de dermatite de fralda? A região da assadura apresenta vermelhidão com pequenas pápulas (bolinhas) e a pele fica irritada e quente. O bebê se mostra irritado ao longo do dia e pode ter dificuldade para dormir à noite. Além disso, pode ocorrer uma leve descamação da pele.

Bolinhas brancas ou avermelhadas na pele, acompanhadas de uma coceira forte, costumam ser as primeiras alterações de alergia. Estas consistem em reações inflamatórias que podem se manifestar em qualquer parte do corpo.

Os alimentos como ovos, leite e amendoim são as causas mais comuns de alergias alimentares em crianças, incluindo trigo, soja e nozes. Amendoins, nozes, peixes e mariscos geralmente causam as reações mais graves. Quase 5% das crianças com menos de cinco anos têm alergias alimentares.

excesso de gases; cólica. vômito. diarréia aguda (com fezes líquidas e ácidas, provocando assaduras).

O uso de pomadas para assadura serve para prevenção e para tratamento da dermatite da fralda. As melhores pomadas são aquelas que contêm óxido de zinco e petrolato, como o Hipoglós (Brasil) ou Halibut (Portugal). Aplique uma camada grossa a cada troca de fraldas.

Sintomas da dermatite atópica

  1. ressecamento da pele;
  2. coceira;
  3. inchaço na pele;
  4. vermelhidão;
  5. descamação da pele;
  6. aparecimento de bolinhas;
  7. formação de feridas;
  8. alteração na cor de uma área da pele.

Dexpantenol: Dexpantenol pertence ao grupo terapêutico dos emolientes cutâneos, indicado como hidratante no tratamento de dermatoses hiperceratósica, assaduras, fissuras, dermatoses secas, pele seca e áspera, ictiose vulgar, hiperqueratose palmar e plantar e ressecamento da pele.

Óxido de zinco
É um ativo que protege e trata a pele do bebê contra as assaduras. Tem ação antisséptica, adstringente e anti-inflamatória. As pomadas Dermodex e Hipoglós são referência no tratamento e na prevenção das assaduras.