Como saber se é asma ou alergia?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 2 votos

Enquanto a asma provoca falta de ar, chiado, sensação de aperto no peito e tosse, os sintomas mais comuns da rinite alérgica são espirros, obstrução nasal, coriza e coceira no nariz e garganta, além de ardência e olhos lacrimejando.

Asma alérgica ou asma induzida por alergia é um tipo de asma que é desencadeada ou agravada por alergias. A exposição a alérgenos (por exemplo, pólen, pelos, mofo, etc.) ou irritantes aos quais os pacientes são sensibilizados podem aumentar os sintomas da asma e precipitar exacerbações da asma em pacientes com asma.

Os sintomas principais de asma são tosse, sibilância, dor torácica e dispnéia. Podem ocorrer em crises com intervalos assintomáticos, serem persistentes ou desencadeados por exercício físico.

O diagnóstico da asma é essencialmente clínico. O paciente chega ao consultório com tosse, secreção clara, dispneia (cansaço) e \"chiado no peito\". A espirometria, revelando obstrução brônquica reversível ao broncodilatador, confirma a patologia.

Segundo o pneumologista, ter a tosse carregada ou seca faz diferença na hora do diagnóstico, bem como a coloração da secreção. “Nas crises de asma, as tosses inicialmente são secas, ou seja, não existe secreção, elas não são produtivas.

De acordo com o pneumologista, a asma assintomática é, na verdade, um mito: “Todo paciente asmático manifesta sintomas. O que ocorre é que a asma é uma doença obstrutiva totalmente reversível. Logo, quando o paciente está fora da crise, você não sabe dizer se ele é asmático ou não, a não ser que ele te diga.

Sim! A asma pode aparecer no adulto. A maior parte dos casos de asma no adulto começa na infância.

Asma ou bronquite: quais são as diferenças? As diferenças entre asma e bronquite aguda é que na asma ocorre um quadro constante, alternando entre períodos de melhora e de crises. Na bronquite aguda, trata-se de um quadro isolado, cujo principal sintoma é a tosse seca (sem catarro).

Prednisona e prednisolona são os mais conhecidos, sendo receitados em forma oral (comprimidos) para tratamentos pontuais por aliviarem os sintomas críticos da asma.

Antagonistas dos leucotrienos
Estas medicações bloqueiam os efeitos dos leucotrienos, substâncias liberadas durante as respostas alérgicas. Os antagonistas dos leucotrienos podem ajudar a prevenir os sintomas de asma por até 24 horas. No Brasil o único medicamento desta classe disponível é o montelucaste.

Uma crise de asma pode começar subitamente com sibilos, tosse e falta de ar. Outras vezes, a crise pode surgir lentamente, com piora gradual dos sintomas. Nos dois casos, as pessoas com asma, no geral, sentem inicialmente falta de ar, tosse e pressão no tórax. A crise pode durar apenas alguns minutos, horas ou dias.

Espirros e nariz entupido são os primeiros sintomas da asma
Segundo o profissional, em crises muito fortes, a falta de ar é intensa, impedindo que o asmático faça suas atividades usuais e aumentando sua necessidade por medicações de resgate.

Asma é uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns, juntamente com a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica. As principais características dessa doença pulmonar são dificuldade de respirar, chiado e aperto no peito, respiração curta e rápida.

Asma leve - é aquela que, para ser bem controlada, necessita de baixa intensidade de tratamento (etapa 2); Asma moderada - é aquela que necessita de intensidade intermediária (etapa 3); Asma grave - necessita de alta intensidade de tratamento (etapas 4 e 5).

O exame de espirometria na asma pode fornecer valiosas informações no diagnóstico dessa doença respiratória. Também chamado de prova de função pulmonar, o teste indica a partir de seus resultados qual deve ser a conduta médica no tratamento ao paciente.

Quando respiramos, naturalmente o ar entra pelo nariz e os alérgenos também, causando sensibilização alérgica e fazendo com que haja uma hiper-reatividade no brônquio. Por isso, normalmente, indivíduos que com rinite têm um risco maior de desenvolver asma sintomática do que aqueles que não têm rinite.

A asma é uma doença inflamatória crônica que ataca o sistema respiratório, em especial, os brônquios. Já a rinite é uma inflamação desencadeada pelas crises alérgicas e que acomete o nariz. Apesar de associadas, a asma e a rinite apresentam sintomas diferentes.