Como saber se é ansiedade ou problema cardíaco?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Ao contrário do infarto, a dor da crise de ansiedade se concentra na área do peito, mas sem a pressão gerada nos ataques cardíacos. Além disso, as dores e os formigamentos podem surgir em qualquer parte do corpo, como braços, pernas, dedos, tórax e pescoço.

Geralmente, as pessoas costumam confundir os sintomas do infarto e da crise de ansiedade. Por isso, muitas vezes recorrem à emergência do hospital achando que estão sofrendo um infarto e na realidade, trata-se de uma crise de ansiedade.

Os exercícios de respiração ajudam a recuperar o controle durante uma crise de ansiedade. Respirar profunda e lentamente ajuda a fazer com que os batimentos cardíacos voltem ao normal. Isso porque durante a crise, o corpo entra em um estado que é conhecido como “luta ou fuga”, por isso o coração acelera e falta o ar.

É comum sofrer com dores nas costas, ombros e nuca. Os músculos do pescoço ficam travados e a dor é tanta que mal dá para virar de lado. Essa tensão muscular, quase constante, geralmente acompanha os transtornos de ansiedade.

Esses transtornos são chamados de ansiedade cardíaca. A AC é o medo que a pessoa tem com estímulos e sensações de natureza cardíaca. O fator de risco é diagnosticado em pessoas com maior fragilidade emocional crônica, como a depressão, ou agudas, em certos casos de fobia por trauma ou episódios de pânico”, explica.

O exame parece comum ou mesmo 'simples', mas o hemograma – solicitado pela maioria dos médicos nas primeiras consultas – consegue identificar problemas no músculo do coração, problemas no pericárdio, a membrana que cobre o coração e na válvula cardíaca, que representa problemas inflamatórios infecciosos.

Ansiedade pode causar infarto? A ansiedade normalmente não causa infarto, no entanto, pode aumentar o risco de doenças do coração. Além disso, quando os sintomas são intensos ou provocam um ataque de pânico, o risco de infarto também é maior.

5 sintomas de ansiedade

  • Tensão musculares. Você constantemente sente dores pelo corpo? ...
  • Insônia. Os dias são extremamente corridos e novas demandas não param de surgir. ...
  • Dores de barriga. Má digestão, diarreia e azia. ...
  • Tonturas repentinas. A cobrança pela entrega das tarefas está cada vez maior. ...
  • Falta de ar.

Principais sintomas de infarto

  • Dor torácica. A dor torácica é um dos primeiros e mais comuns sinais de infarto — especialmente para os homens. ...
  • Falta de ar. A falta de ar e a dificuldade em respirar podem indicar um problema no pulmão, como a asma. ...
  • Tontura. ...
  • Fadiga. ...
  • Náusea, falta de apetite e indigestão. ...
  • Suor frio.

Sendo assim, não há um exame que diagnostique o infarto, mas sim as lesões sofridas no tecido cardiovascular. O principal exame solicitado pelo cardiologista é o indicador da Troponina T e I, que dirá se há alguma lesão no músculo cardíaco.

O diagnóstico é realizado por exames como o raio x, eletrocardiograma, ecocardiograma ou ressonância magnética para avaliar o funcionamento do coração.

5 sintomas que indicam quando procurar um cardiologista

  1. Falta de ar ao fazer esforço. Muitas vezes, a idade ou o cansaço dificultam a execução de algumas atividades simples, que consideramos fáceis. ...
  2. Palpitações. ...
  3. Dores de cabeça frequentes e sem motivo aparente. ...
  4. Dores no peito. ...
  5. Desmaios.

A necessidade de internação deve ser sempre avaliada e recomendada por um médico em diferentes casos. Além de problemas relacionados à depressão e ansiedade, a dependência química e o consumo abusivo de álcool também devem ser considerados.

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro.

ANSIEDADE: Veja 5 CHÁS para reduzir os sintomas de ansiedade

  1. Camomila. Além da ansiedade, o chá de camomila também pode ajudar no tratamento do estresse e da hiperatividade, porque contém apigenina, uma substância que acalma o sistema nervoso central. ...
  2. Capim limão. ...
  3. Cidreira brasileira. ...
  4. Lavanda. ...
  5. Folhas de maracujá

"Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso. Elas temem o futuro e acham muito difícil evitar esse tipo de preocupação", descreve a pesquisadora.

Uma frequência cardíaca perto dos 180 bpm é sinal de alerta total e perigo de morte.

Ansiedade e depressão aumentam em 60% o risco de infarto do miocárdio. Logo ansiedade é sim considerada um forte fator de risco. Pois a adrenalina - presente em demasia nos ansiosos - aumenta a frequência cardíaca , aumenta a pressão arterial .

Uma dúvida comum é se a ansiedade pode matar. A crise de ansiedade, por si só, não leva à morte propriamente dita. Contudo, o transtorno pode intensificar um problema já existente, como a depressão, ou desencadear uma doença.

Pré-infarto é o estado do organismo que antecede a ocorrência da doença, em que o corpo começa a dar sinais de que o problema pode acontecer, como fadiga e sonolência, falta de ar, fraqueza, tontura, suor frio, entre outros.