Como saber se é ansiedade ou hipertensão?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Uma pessoa é considerada hipertensa quando, após medir a pressão em repouso, apresenta valores iguais ou maiores que 140/90 mmHg, popularmente conhecidos como 14 por 9.

No estudo, foram apresentados os efeitos da ansiedade, da felicidade e da raiva em pacientes que sofriam de pressão arterial limítrofe, ou seja, a pressão ligeiramente superior a 140/90 mmHg e mais baixas em alguns momentos.

Como controlar a pressão alta emocional

  1. Faça atividades físicas.
  2. Aposte em técnicas de relaxamento.
  3. Cuide da saúde emocional.
  4. Reserve tempo para lazer e descanso.
  5. Monitore a pressão regularmente.

“A ansiedade pode contribuir para o surgimento da hipertensão, porque a ansiedade, assim como o estresse, mantém o sistema nervoso autônomo ativo, elevando as descargas de adrenalina na circulação sanguínea”, afirma o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho.

O Alprazolam atua como um hipnótico da classe dos ansiolíticos benzodiazepínicos, além de provocar o alívio da ansiedade também produz um relaxamento muscular; consequentemente, o uso de alprazolam é associado a episódios de pressão baixa (dependente de fatores como sexo/idade/dose utilizada).

Fazer meditação e caminhada ajuda a relaxar e controlar o estresse. Para atingir as metas de controle da pressão arterial, cada vez mais rígidas, é preciso ter uma atenção especial ao estresse. E a melhor forma de fazer isso é apostar em hobbies que ajudam a relaxar.

Para controlar os sintomas da hipertensão emocional, o médico pode combinar aos ansiolíticos uma prescrição de betabloqueadores (remédios usados no controle de outros tipos de pressão alta).
...
Para tratamentos de curto prazo, os medicamentos mais indicados são:

  • alprazolam;
  • clonazepam;
  • diazepam;
  • lorazepam.

Quais os sintomas da pressão alta? Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser sinais de alerta para alteração na função de bombeamento do sangue. Um detalhe que requer alerta é que a hipertensão geralmente é silenciosa.

As pessoas com pressão alta podem sentir dores na nuca, que irradia para a testa, devido ao aumento da pressão na cabeça que comprime alguns nervos sensíveis à dor. Por ser uma área da cabeça onde poucas condições provocam incômodos, acaba sendo um ótimo alerta indicativo de hipertensão.

A pressão alta (ou hipertensão arterial) é determinada pela pressão acima de 14x9. A doença é silenciosa na maior parte dos casos, e causa uma pressão acima do normal exercida pelo sangue sobre a parede das artérias.

O tempo de crise é variável, mas a média é entre 30 e 40 minutos. Reação exagerada da amígdala cerebral, que provoca o desequilíbrio de serotonina e libera um alto nível de adrenalina no organismo – responsável por desencadear os demais sintomas físicos.

A pressão arterial é considerada alta quando é igual ou superior a 140 por 90 mmHg (popularmente fala-se 14x9).

Sim, em razão do risco aumentado de desenvolver insuficiência cardíaca e doenças cardiovasculares. As pessoas que apresentam pressão controlada durante o dia também estão sujeitas a isso, tendo em vista que elas podem ter hipertensão noturna.

A pressão alta emocional envolve os quadros de hipertensão que são gerados em situações de estresse, medo, ansiedade ou qualquer outro sentimento ou emoção que nos leva a um instinto de defesa. De modo técnico, é o hormônio cortisol o responsável por isso.

"Pode ajudar no alívio de sintomas físicos, sim, e isso ajuda a controlar a ansiedade. Mas é preciso também tratar a doença, não só o sintoma. O betabloqueador não age na causa, só na consequência", diz o psiquiatra Fernando Fernandes.

Medicamentos para pressão alta geralmente são utilizados uma vez ao dia, ou duas vezes ao dia. A primeira tomada do dia geralmente é feita de manhã, ao acordar, antes ou após o café da manhã. À noite, a segunda dose é tomada geralmente após o jantar ou antes de dormir.

Geralmente, a pressão sanguínea diminui durante a noite, um fenômeno chamado inversão. Em algumas pessoas, no entanto, especialmente as hipertensas, a pressão noturna pode se manter ou aumentar, quando ocorre a inversão reversa.

Estímulo: massagear com pressão moderada usando o dedo indicador, fazendo movimentos de um lado para o outro. Esse ponto fica bem abaixo do lábio inferior (na região do cavanhaque). Realizar movimentos nessa região faz o fluxo energético na parte central do corpo fluir de maneira mais adequada.

Para o fisiologista do esporte do HCor, a caminhada, corrida, natação, exercícios aeróbicos, alongamentos, bicicleta, yoga e hidroginástica são indicados para contribuir na redução da pressão sanguínea exercida sobre os vasos sanguíneos.

Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados. Vale lembrar, porém, que se você vai iniciar uma atividade física – especialmente se é sedentário ou está acima do peso – o ideal é buscar uma avaliação com um cardiologista antes.