Como saber se é amor ou ilusão?

Perguntado por: rnogueira . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

9 sinais que indicam que você encontrou o amor de verdade

  1. Você já não pensa mais nos seus relacionamentos passados. ...
  2. Você se sente confortável com o seu parceiro mesmo quando vocês estão em silêncio. ...
  3. Faz com que você se sinta bem. ...
  4. Você se sente livre para ser quem realmente é ...
  5. Não há espaço para o ciúme.

Você não pode apressar o amor — e, infelizmente, tampouco pode abreviar o processo de superação do fim do relacionamento. Um estudo sugere que leva cerca de três meses (11 semanas para ser mais precisa) para que alguém tenha um sentimento mais positivo em relação à uma separação.

17 E assim detestei a vida, ao ver que é mau tudo que se faz debaixo do sol; que tudo é ilusão e frustração.

A desilusão amorosa pode se enquadrar em muitos aspectos, sendo alguns mais comuns onde o indivíduo sente um amor não correspondido, ou terminou um relacionamento, seja ele namoro ou casamento, ou mesmo quando rompe os laços antes mesmo de iniciar qualquer relação.

Não é incomum vermos pessoas que se amam intensamente, mas não funcionam juntas. Porque o amor sozinho não basta. Mesmo existindo amor muitas vezes coexistem as crises, conflitos e desentendimentos constantes, culminando em um amor disfuncional.

Costuma-se dar o nome de amor verdadeiro a um sentimento muito forte de afeto entre duas pessoas. Esse sentimento é tão intenso que é capaz de unir essas duas pessoas sob quaisquer circunstâncias, mesmo diante das maiores dificuldades e provações.

Como superar uma desilusão amorosa

  1. Confie no tempo. O tempo é capaz de curar todas as dores, pois permite que você acalme suas emoções, reestruture sua base e encontre o aprendizado por trás da desilusão amorosa. ...
  2. Pratique o perdão. ...
  3. Combata a baixa autoestima. ...
  4. Viva o “luto” ...
  5. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Quanto tempo dura? Depende. Para cada pessoa pode durar um tempo, mas, sem manipulação de energia, terapias e conscientização, o término pode durar até metade do tempo que durou a relação, ou seja, em uma relação que durou um ano, o tempo para superá-la pode chegar a seis meses.

A ilusão pode ser causada por razões naturais (mudança de ambiente, deformação do ambiente, mudança de clima, etc) ou artificiais (camuflagem, mimetismo, efeitos sonoros, ilusionismo, entre outros). Todos os sentidos podem ser confundidos por ilusões, mas as visuais são mais conhecidas.

O efeito de ilusão da verdade acontece porque existe uma falha em nosso processamento da realidade. Temos a tendência de qualificar como verdadeiro aquilo que nos é mais familiar. Deste modo, tudo o que alude a algo que já conhecemos nos parece mais certo.

A pessoa iludida vive uma vida imaginária fora da sua mente e outra dentro, acontece várias situações que não gosta, mas dentro da sua mente você entrega respostas para todas elas e fora dela não muda, porque você precisa ter essa ação, as coisas não mudam sozinhas.

Ilusões e alucinações não são características exclusivas de nenhum transtorno psicológico e podem ocorrer por diversas razões. Por esse mesmo motivo ela geralmente é citada como uma característica dentro de uma hipótese diagnóstica, sendo um dado muito importante para o clínico.

As ilusões são alterações no estímulo recebido e podem ser causadas por diversos fatores como falta de atenção, limitações naturais dos órgãos sensoriais, alterações no sistema de refração, sono, etc. As alucinações são a criação de estímulos inexistentes, e é a que mais interessa numa entrevista clínica.

Amar é uma escolha que fazemos diariamente e que a todo tempo deve ser renovada. Se é uma escolha, não deve ser movido pela cobrança ou expectativa, embora o ideal é que haja um equilíbrio de ambos os lados. Assim, a cumplicidade e o esforço para construir esse amor serão mais bem compartilhados.

O amor é apaixonado; o apego é apático. É habitual dizer que a raiva é o sentimento mais próximo do amor e é por isso que quando acaba um relacionamento sente um ódio e uma raiva inexplicável. Quando é apenas apego sente ansiedade, irritação com o fim da relação. O amor é desinteressado; apego é egocêntrico.

Química do amor são as reações que ocorrem nas pessoas, quando estas sentem afinidade por alguém. É uma sintonia entre a produção de determinadas substâncias pelo corpo e a interpretação social desses sinais. Quando uma pessoa se sente atraída por outra, uma série de neurotransmissores e hormônios é disparada.

Participa da sua vida. Além de se importar com a sua família, amigos, um homem que ama uma mulher, também faz questão de participar da vida dela. Além disso, engana-se a mulher que pensa que o homem não precisa ir com ela aos eventos ou confraternizações.

O amor é lúcido, vê tudo o tempo inteiro e se chama amor justamente pela capacidade de amar os defeitos do outro e sentir um sentimento profundo pelo outro – seria o mais parecido à uma amizade verdadeira com muita empatia, acima de tudo.