Como saber se é afta ou HPV?

Perguntado por: dmoura . Última atualização: 28 de abril de 2023
4 / 5 14 votos

Os sintomas de HPV na boca se caracterizam pelo surgimento de lesões brancas ou avermelhadas que podem ser semelhantes a uma afta. As lesões podem aparecer nos lábios ou na parte externa da boca. Há casos que são assintomáticos, sendo necessário o uso de lupas de aumento para investigar.

A incubação, ou seja, o período necessário para surgirem as primeiras manifestações da infecção pelo HPV é de aproximadamente 2 a 8 meses, mas pode demorar até 20 anos!

A presença de HPV na faringe, como você viu, também se relaciona com casos de câncer, portanto, é importante ter atenção com qualquer lesão suspeita na cavidade oral. Sempre que houver dúvida ou risco aumentado desse problema, procure seu Cirurgião de Cabeça e Pescoço para avaliação.

O HPV na boca ocorre devido ao contato da mucosa oral com o Papiloma vírus humano, por meio de contato direto com lesões feridas, que podem ocorrer durante o beijo ou o sexo. As feridas são mais comuns nos lábios e borda lateral da língua, embora qualquer área da superfície bucal possa ser afetada.

Há contágio mesmo quando não há relação sexual. “Se a pessoa namora, não consuma o ato sexual, mas encosta ali, ela pode adquirir, mesmo sendo sem a relação sexual, só pelo contato direto mesmo, pele a pele”, afirma a ginecologista Raquel Arnaud. O uso do preservativo ajuda, mas não oferece proteção total contra o HPV.

Afinal, quais são os sintomas de HPV?

  • ardência;
  • coceira;
  • verrugas visíveis na área íntima ou nos lábios e parte interna da boca e.
  • formação de placas, o que ocorre quando diversas verrugas se unem.

Algumas vezes a HPV pode se confundir com a sífilis, dependendo do tipo de vírus que acomete o paciente.

Também devemos suspeitar nos casos de ardência, coceira ou placas na região genital. As lesões, entretanto, também podem ser na garganta, boca e lábios. Isso pode acontecer, aliás, devido ao sexo oral. As lesões nem sempre são visíveis.

Podemos concluir que, independente do subtipo, a cura do HPV só ocorre de forma espontânea. Não existem tratamentos ou remédios que ataquem diretamente o vírus, eliminando-o do organismo.

não é motivo para estar desesperada. estar com a infecção pelo vírus do hpv não é uma doença. ele é apenas um marcador de risco.

Teste de HPV em homens
O diagnóstico do HPV masculino é realizado por meio de exames urológicos ou dermatológicos.

Você pode fazer consultas e exames por um preço ainda mais acessível. E ainda pode adicionar mais 4 pessoas! Com o cartão dr. consulta esse exame sai pelo valor de R$373.

R: O tratamento para as verrugas de HPV na mucosa nasal e de boca depende do tipo e da localização das lesões, além da resposta do sistema imunológico do paciente, e pode incluir medicamentos tópicos ou cirurgia.

Os sintomas do HPV feminino podem variar de pessoa para pessoa, porém dor não é sintoma.

Como a infecção pelo HPV leva ao câncer do colo do útero
Em mulheres com sistemas imunológicos debilitados – as que estão infectadas pelo vírus HIV e sem tratamento –, o desenvolvimento do câncer pode levar apenas de 5 a 10 anos.

o diagnóstico da infecção pelo HPV quando não há verrugas não tem qualquer utilidade, já que não há tratamento. O foco do diagnóstico está nas lesões precursoras do câncer do colo, pois há tratamento para preveni-lo.