Como saber se é afta ou câncer?

Perguntado por: oboaventura . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Já a afta causada por um tumor maligno pode até se parecer com a sua versão mais comum. Porém, ela não cicatriza: permanece por mais de 15 dias e sua tendência, em parte dos casos, é de piora, ou seja, a área afetada aumenta. Outra característica que pode indicar um diagnóstico mais grave é o fato de que ela é indolor.

Recomendações em caso de afta
Procure um médico: Se as aftas forem muito grandes; Se as crises de aftas forem frequentes; Se for muito difícil deglutir (comidas ou líquidos);

O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio.

O câncer de cabeça e de pescoço corresponde a 3% de todos os tipos de câncer e compreende os tumores que se originam na região da boca e suas estruturas internas, nos seios da face, na laringe, na faringe e na tireoide. Quando ocorrem na região da boca, apresentam como sintomas feridas muito semelhantes às aftas.

Caso a afta seja persistente, ou seja, dure mais de duas semanas, é importante consultar este especialista. Aftas brancas ou vermelhas que não curam sozinhas podem indicar doenças mais graves como o câncer de boca. Por isso, é importante ficar atento.

Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal. Dor contínua.

Muitas vezes, o câncer de boca pode ser confundido com afta, caracterizada por uma pequena ferida na boca.

Quais são os principais tipos?

  • Carcinoma verrucoso;
  • Carcinoma de células escamosas;
  • Carcinoma adenoide cístico;
  • Carcinoma mucoepidermoide;
  • Adenocarcinofestma;
  • Linfomas.

Algumas possíveis causas para o aparecimento da lesão podem ser: alimentos mais condimentados, frutas cítricas/ácidas, estresse, mudanças hormonais nos ciclos da mulher, traumas mecânicos por pontas pontiagudas, escovas dentais, queimaduras por alimentos sólidos ou líquidos, predisposição genética familiar, refluxos ...

As aftas não oferecem perigo, mas é preciso estar atentos às lesões que não cicatrizam em até 15 dias. Nestes casos, um cirurgião-dentista deve avaliar o local e verificar se não se trata de um carcinoma epidermóide, causador do câncer bucal, que frequentemente começa como uma lesão ulcerada.

“A presença de múltiplas aftas pode sugerir que um vírus, como o do herpes, esteja causando o quadro. Pode ocorrer também em infecções como a Aids. Além disso, podem se apresentar nas doenças autoimunes, como a Doença de Behçet, Lupus (LES) ou Doença de Crohn”, explica a pediatra Maria Cristina Senna Duarte.

Os profissionais de saúde podem detectar células anormais ou pré-cancerosas durante exames odontológicos de rotina. Alguns testes que podem ser usados para rastrear o câncer bucal incluem um teste de corante azul de toluidina ou um teste de luz fluorescente.

Ao perceber a formação de uma ferida na região da boca sem explicação da sua origem, é sempre interessante procurar o Cirurgião de Cabeça e Pescoço. O suporte do especialista é fundamental, e ainda mais importante quando se trata de uma ferida que não cicatriza.

O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses.

Em muitos casos, podem ser confundidas com algumas doenças como o herpes, que é causado por um vírus contagioso. No entanto, enquanto as aftas ocorrem dentro da boca, o herpes aparece no lado de fora, especialmente no canto dos lábios. As aftas são comuns e recorrentes, isto é, podem sumir e voltar a aparecer.

Aftas tendem a se formar dentro da boca. Já o herpes labial resulta de uma infecção viral e é mais comum na boca ou ao redor dela. As aftas são lesões redondas ou ovais dolorosas que se formam em tecidos moles dentro da boca. Tecidos como na língua ou nos lados internos dos lábios, ou bochechas.

Bom, o estomatologista é um dentista especializado na área da estomatologia. Ele é responsável pelo tratamento e diagnóstico de lesões bucais e manifestações orais de doenças sistêmicas.

Um bom remédio de farmácia é a pomada chamada Omcilon Orabase ou anti-inflamatórios como o Amlexanox 5% em forma de película, para aplicar diretamente sobre a afta também é uma boa opção. Além disso, aplicar o ácido hialurônico 0,2% reduz imediatamente a dor.

Como curar afta?

  1. Água morna e sal. Realizar bochechos com uma solução de água morna e sal está entre as principais formas de cicatrizar a afta, uma vez que ajuda na desinfecção do local. ...
  2. Água com bicarbonato de sódio. ...
  3. Cravo-da-índia. ...
  4. Chá preto. ...
  5. Iogurte natural. ...
  6. Anti-inflamatórios.