Como saber se é advérbio ou pronome?

Perguntado por: imarques . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

A melhor dica é observar se a palavra em questão sofre flexões ou não. Palavras como “muito” e “nada” podem ser tanto advérbio como pronome indefinido, então foque nos detalhes que mudam a classificação. Advérbio não sofre flexão e não se relaciona com o substantivo.

3. Tipos de pronomes

  1. O locutor (ou quem fala): 1ª pessoa, que seria “eu” (no singular) ou “nós” (plural);
  2. O interlocutor (com quem se fala): 2ª pessoa, que seria “tu/você” (singular) ou “vós/vocês” (plural);
  3. O assunto (de quem ou do que se fala): 3ª pessoa. que seria “ela/ele” (singular) ou “elas/eles” (plural).

Constatamos que em todos os casos a palavra em questão, representada por “muito”, permanece invariável, sem nenhuma flexão. Diante desse aspecto, afirmamos que se trata de um advérbio.

Como são posicionados os advérbios na frase?

  1. Quando usado com um verbo, ou outro advérbio, ele é o termo seguinte: estudar bastante;
  2. Quando usado com um adjetivo, ele é o termo anterior: muito feliz.

Ajuda a caracterizar o lugar ao qual o verbo refere-se por meio da noção de posição e direção. Alguns advérbios de lugar são “perto”, “longe”, “dentro”, “fora”, “aqui”, “ali”, “lá” e “atrás”. Exemplos: Demorou, mas chegou longe!

Advérbios Interrogativos: São considerados advérbios interrogativos as palavras onde, como e quando. Advérbios de exclusão: só, somente, salvo, exclusivamente, apenas. Advérbios de inclusão: também, inclusivamente, ainda, mesmo, até.

Tipos de pronomes

  • Pronomes Pessoais (nele se incluem os pronomes de tratamento)
  • Pronomes Possessivos.
  • Pronomes Demonstrativos.
  • Pronomes Indefinidos.
  • Pronomes Relativos.
  • Pronomes Interrogativos.

Pronome é a classe de palavras que substitui ou acompanha o substantivo, podendo também retomá-los ou referir-se a eles em uma frase. Exemplos: "Eu vi o gato na rua, ele era preto" "Minha carne é de carnaval"

Exemplos de frases com pronomes possessivos:

  • Aquele computador é meu. (pronome possessivo masculino no singular)
  • Essas são minhas coisas. (pronome possessivo feminino no plural)
  • Nosso avô ficou doente e precisou ir o hospital. (pronome possessivo masculino no singular)
  • Suas escolhas são sempre muito boas.

É importante saber que os pronomes indefinidos podem ser tanto variáveis quanto invariáveis. Os variáveis são: algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo, vários, tanto, quanto, qualquer.

O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. Não conheço o rapaz que saiu. Gostei muito do vestido que comprei. Eis os ingredientes de que necessitamos.

Hoje, já, afinal, logo, agora, amanhã, amiúde, antes, ontem, tarde, breve, cedo, depois, enfim, ainda, jamais, nunca, sempre, doravante, outrora, primeiramente, imediatamente, antigamente, provisoriamente, sucessivamente, constantemente, entrementes.

O advérbio denota uma circunstância e, conforme a situação, pode ser classificado como advérbio de afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, negação, tempo etc. Vejamos alguns exemplos: Certamente ele estudará para a prova. Talvez viajaremos para a praia nas férias de julho.

Quando se usa “onde”? “Onde” é um advérbio de lugar e também pode exercer a função de pronome relativo (quando se refere a um lugar mencionado anteriormente na frase).