Como saber se é aclive ou declive?

Perguntado por: upadilha4 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Aclividade e declividade são duas faces de uma mesma moeda, ou seja, depende de onde se está olhando. Na prática, quando o terreno está acima do nível da rua, chamamos de aclive e quando está abaixo do nível da rua, chamamos de declive.

Normalmente, os terrenos aclive são mais caros devido à alta procura dos compradores. Estes terrenos ficam virados para a parte de cima da rua. Os terrenos em declive são mais difíceis de vender, pois, as casas em declive são construídas em diferentes níveis, ou seja, seguindo a topografia natural do solo.

O que é um terreno em aclive? Para começar, vale entender o que é um terreno em aclive. Ele se refere aos lotes em que a parte de trás é mais elevada que a frente. Ou seja, o pedaço que tem ligação com a rua será mais baixo que os fundos.

Esse cálculo é feito da seguinte forma: Basta saber quanto o terreno sobe a cada metro de comprimento. Ou seja, se em 1 metro de comprimento ele tiver subido ou descido 20cm, significa então que sua inclinação é de 20% (porque 20cm são 20% de 100cm ou 1 metro).

Marque a medição que você deseja abrir.
...
Explore a inclinação, a elevação e a distância em um caminho.

  1. Abra o Google Earth Pro.
  2. Trace um caminho ou abra um existente.
  3. Clique em Editar. Mostrar perfil de elevação.
  4. Um perfil de elevação é exibido na metade inferior do visualizador em 3D.

Procure fazer a curva movimentando o menos que puder o volante, evitando movimentos bruscos e oscilações na direção. Você percebe que à frente há um declive acentuado: antes que a descida comece, teste os freios e mantenha o câmbio engatado numa marcha reduzida durante a descida. Nunca desça com o veículo desengrenado.

Aclives Ao transitar em um aclive, certifique-se que marcha correta esteja engatada para que o veículo possa manter uma velocidade compatível com a via em que está transitando.

Terreno com declive suave
Isso significa um declive de pouco mais de 10%. E o terreno não era muito grande em termos de metragem total, por isso seria preciso criar um segundo andar para encaixar todos os ambientes.

Prefira terrenos planos
Será possível encontrar terrenos com diferentes topografias, como por exemplo: Terreno plano: É a melhor situação, já que não haverá custos extras com corte e aterro do lote, nem a necessidade de muros de arrimos. Uma boa escolha para quem deseja fazer uma edificação térrea.

No declive, a garagem pode existir em terrenos com qualquer inclinação. Basta fazer uma laje que será a garagem. Mesmo se o terreno for muito inclinado, a ponto de um carro não poder descer, é só fazer essa laje começando no nível da rua.

ACLIVE: inclinação de terreno um tanto acentuada, em sentido ascendente (Mini Aurélio, 6ª Edição, 2005). DECLIVE: inclinação de terreno um tanto acentuada, em sentido descendente (Mini Aurélio, 6ª Edição, 2005).

Inclinação em porcentagem = (h/d) x 100
A partir dessa expressão, podemos conhecer os valores de cada termo. Uma rampa existente de 1 metro de altura com uma distância horizontal de 10 metros, terá uma inclinação de 10%.

Lembrando que a inclinação da saia do aterro ou a rampa do corte é expresso pela relação v : h (vertical e horizontal) de um retângulo. Um talude na proporção 3:2, significa que a cada 2 metros de avanço no plano horizontal teremos 3 metros na vertical.

(h/d) x 100 = inclinação
Por exemplo: se tivermos um desnível de 1 m e um comprimento de rampa de 12,5 m, a inclinação dessa rampa será de 8%. Ou seja, ela está dentro da norma, já que a inclinação máxima para uma rampa é de 8,33%.

Para determinar a inclinação de uma rua, estrada ou rampa não é qualquer foto que serve. Deve-se conseguir uma foto que apresente nas construções do entorno da rua existam boas indicações das direções horizontal e vertical.

Repare no mapa acima que, quanto mais afastadas as curvas de nível, menor é a declividade, isto é, menos íngreme é o terreno. Ao contrário, quanto mais próximas as curvas, maior é a declividade do local.

O primeiro passo é delimitar a área que será nivelada, usando estacas de madeira em cada um dos cantos. Se o terreno for extenso, distribua algumas estacas pelas diagonais e no centro, para facilitar o trabalho. O primeiro passo para nivelar um terreno é usar estacas de madeira nos cantos da sua extensão.