Como saber se duas retas são paralelas ou perpendiculares?

Perguntado por: afernandes2 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Retas paralelas são retas em um plano que estão sempre à mesma distância uma da outra. As retas paralelas nunca se cruzam, enquanto as retas perpendiculares são aquelas que se cruzam em um ângulo reto (90 graus).

Retas paralelas: são retas que não possuem interseção e estão em um mesmo plano. Retas concorrentes são retas que têm um ponto em comum. As retas perpendiculares são retas concorrentes que formam entre si um ângulo reto.

Equação fundamental da reta
Se a reta é paralela ao eixo x, m = 0 e a equação da reta será representada por y = yA. Se a reta é paralela ao eixo y, todos os pontos da reta têm a mesma abscissa e a equação será representada por x = xA.

Assim, para duas retas serem perpendiculares é necessário que o coeficiente angular de uma seja igual ao oposto do inverso do coeficiente angular da outra. Oposto de um número é quando seu sinal é trocado, inverso, é quando fazemos uma fração e colocamos esse número no denominador.

Retas paralelas são retas em um plano que estão sempre à mesma distância uma da outra. As retas paralelas nunca se cruzam, enquanto as retas perpendiculares são aquelas que se cruzam em um ângulo reto (90 graus).

Retas paralelas são duas retas contidas em mesmo plano que não possuem nenhum ponto em comum, ou seja, são retas que nunca se cruzam. Existem outras posições possíveis para as retas: elas podem ser concorrentes, quando se encontram em um único ponto, ou coincidentes, quando possuem infinitos pontos em comum.

Tem mais depois da publicidade ;) Retas concorrentes possuem um ponto em comum, pois elas se cruzam. As retas paralelas não possuem ponto em comum. A semirreta possui origem, mas é ilimitada no outro sentido, isso é, possui início, mas não tem fim.

Ângulo de retas paralelas
No total, são formados 8 ângulos e dependendo dos diferentes pares de ângulos iguais, eles têm nomes diferentes que os caracterizam. Além disso, quaisquer dois ângulos consecutivos são suplementares, ou seja, eles somam 180°.

As retas perpendiculares quando se cruzam entre si num ponto comum constroem um ângulo reto (90°). A perpendicularidade ou ortogonalidade não é uma característica exclusiva das retas, pois também é aplicada ao plano.

Propriedades das Retas

  1. As retas são linhas infinitas.
  2. As retas possuem somente uma dimensão (unidimensional)
  3. Numa reta existem infinitos pontos.
  4. As retas podem estar em três posições: horizontal, vertical e inclinada.

A classificação das retas é feita a partir do posicionamento relativo entre elas. Isso significa que, a forma como elas se encontram, se direcionam e se posicionam no espaço é quem garante o agrupamento.

Para diferenciar a vertical da horizontal iremos tomar como referencial o eixo das abscissas (eixo Ox). Portanto, a reta que é perpendicular ao eixo Ox será considerada a reta vertical, assim a perpendicular ao eixo Oy será a horizontal.

Considerando dois pontos em uma reta, podemos escrever uma equação para essa reta, calculando o coeficiente angular entre esses pontos e, em seguida, calculando a interceptação em y na equação reduzida da reta y=mx+b.

Dados: a freta r e o ponto P 1º Passo: Determine A e B, traçando um arco qualquer de centro em P. 2º Passo: Determine C, traçando os arcos de centro A e B, de mesmo raio, com medida maior que PA. 3º Passo: Trace s passando por P e C. A reta s é perpendicular a r.

Duas retas concorrentes no espaço s˜ao ditas perpendiculares quando se encontram formando quatro ângulos iguais; cada um deles é chamado de ângulo reto. Dizemos que uma reta é perpendicular a um plano quando ela é ortogonal a todas as retas desse plano.

Retas que se cruzam em um único ponto
São definidas como retas concorrentes aquelas que se cruzam em um único ponto, formando quatro ângulos. De acordo com as medidas desses ângulos, elas ainda podem ser consideradas retas perpendiculares ou retas oblíquas.

Retas perpendiculares ocorrem quando o ângulo formado entre elas vale 90°, ou seja, quando há um ângulo reto.

Duas retas concorrentes podem ser perpendiculares, quando os ângulos formados entre elas são de 90°, e oblíquas, caso contrário. Existem outras posições possíveis para duas retas, além das retas concorrentes, são elas: retas paralelas: não têm nenhum ponto em comum; retas coincidentes: têm infinitos pontos em comum.

O que são retas paralelas:
São duas retas distintas que possuem o mesmo coeficiente angular, nunca se cruzam e não há ponto em comum entre elas. Diversas figuras geométricas são formadas por retas paralelas, como por exemplo quadrados, retângulos e paralelogramos.

A equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear. Além disso, m e n são números reais.

Recorde explicou que "para evitar a aborrecida repetição da expressão é igual a escolhi um par de paralelas, porque elas são duas linhas gêmeas com o mesmo comprimento, isto é =, e nada é mais semelhante que dois gêmeos".