Como saber se cai na malha fina 2023?

Perguntado por: epilar . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

Imposto de Renda 2023: Caí na malha fina? Siga o passo a passo para saber

  1. Ao acessar a página do eCAC, é possível fazer login com o código de acesso ou com informações do gov.br. ...
  2. Feito o login, será apresentada ao usuário uma lista com diversas opções de serviços, no canto esquerdo da tela do computador.

Para fazer a consulta, o contribuinte deve acessar o site da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Se for detectada alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo informações.

Não existe um tempo específico para que o declarante deixe a malha fina, pois dependerá tanto do problema encontrado na declaração do contribuinte, quanto do fluxo de trabalho dos fiscais da Receita Federal.

A intimação de malha é enviada sempre que for necessário apresentar documentos para comprovar informações da declaração. Mas não há motivo para se preocupar. Se você declarou corretamente todas as informações, basta apresentar os documentos solicitados na intimação que sua declaração será liberada após reanálise.

Qual a probabilidade de cair na malha fina? É relativamente pequena. Das declarações entregues em 2022, cerca de 2,7% (pouco mais de um milhão) foram para a malha fiscal, enquanto em 2021 esse número foi de 2,4%.

O status “em fila de restituição” é o mais desejado pelos contribuintes, pois significa que o documento foi processado e o titular tem direito a receber a restituição. Para receber a quantia, o contribuinte não pode ter nenhum débito pendente junto à Receita Federal.

Para saber se vai receber no terceiro lote, o contribuinte deve ir ao site Meu Imposto de Renda e, na lista de serviços, clicar em "Consultar a Restituição". Para a consulta simples, basta acessar este link (clique aqui para consultar sua restituição) e informar o CPF, ano da declaração (2023) e a data de nascimento.

A Receita Federal libera hoje pagamento do segundo lote da restituição do Imposto de Renda 2023. A consulta ao segundo lote teve início no dia 23 de junho. O pagamento será feito em 5 lotes e se estenderá até 29 de setembro.

Quando a declaração é entregue, é realizada a checagem de todos os dados informados. Portanto, "sua declaração está na base de dados" significa que a declaração de Imposto de Renda foi efetivamente transmitida e está no banco de dados da Receita para análise e processamento.

M. Cair na malha fina é sinônimo de ter esquecido de declarar algum dado ou ter preenchido incorretamente o formulário da declaração do Imposto de Renda. Qualquer que seja o motivo, o caminho existente é a declaração retificadora, que pode ser feita por meio do próprio programa da Receita Federal.

Onde pagar multa da Receita Federal? Você descobre quanto precisa pagar pela internet, através do portal e-CAC, na aba de "Pagamentos e Parcelamentos" e o acerto de contas com o Leão pode ser feito online, no banco ou em casas lotéricas.

Caso não pague a multa por atraso no Imposto de Renda em até 30 dias após gerada, começam a correr juros de mora (taxa selic), além disso, seu CPF fica irregular, você pode cair na “malha fina” e até mesmo receber acusação de sonegação de imposto.

Uma vez resolvida a pendência, o contribuinte volta para a fila da restituição. Mas o prazo para receber o dinheiro de volta pode demorar meses, a depender do número de contribuintes que já estão com previsão de recebimento.

Os pagamentos das restituições do IR 2023 serão feitos em cinco lotes, segundo informações da Receita.

Indica que o documento foi processado e que o contribuinte tem direito a restituição, mas o valor ainda não foi disponibilizado na rede bancária.

Recebem no primeiro lote do Imposto de Renda os contribuintes que têm prioridade legal: idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e contribuintes que não possuem prioridade legal ...

O lote contempla 4,1 milhões de contribuintes que estão fila de prioritários, como idosos acima de 80 anos, pessoas com deficiência, professores e quem fez a declaração pré-preenchida ou optou por receber a restituição pelo Pix.