Como saber se B é positivo ou negativo?

Perguntado por: ucarvalho . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 20 votos

Agora o coeficiente B, é assim: Depois que a parábola corta o eixo Y, se a parábola subir o b é positivo, se descer, é negativo.

Se o b for negativo, devido ao jogo de sinais, ele será positivo (+b). O valor de delta pode ser usado como critério para descobrir os valores das raízes. Em uma equação com delta maior que zero as raízes são diferentes. Já quando delta é igual a zero, as raízes reais iguais ou uma raiz real dupla, isto é, x' = x''.

O coeficiente "b", mostra como a parábola se inclina, após ter ultrapassado o eixo Y. Primeiro exemplo: O coeficiente "b" esta negativo, pois vendo o sentido da direita da parábola depois do corte do eixo Y, ele vai descendo.

A parábola tem a concavidade voltada para cima quando o coeficiente é positivo, ou seja, a > 0. Caso seja negativo (a < 0), a concavidade fica voltada para baixo.

a) Se o coeficiente a for positivo, a concavidade da parábola estará voltada para cima. Como essa função possui duas raízes, a parábola toca o eixo x em dois pontos: x1 e x2.

O sinal de "b" implica em como a função corta o eixo y (crescente ou decrescente) e mostra em qual "lado" do eixo y o vértice da parábola estará; O valor de "c" mostra qual o ponto de intersecção do gráfico com o eixo y, ou seja o ponto (0,c) sempre pertence ao gráfico.

Quando b = 0 e c = 0
Quando tanto o coeficiente b quanto o coeficiente c são iguais a zero, a equação será do tipo ax² = 0 e terá sempre como única solução x = 0. Vejamos um exemplo a seguir.

Propriedades do Coeficiente de Correlação Linear
O sinal positivo indica que as variáveis são diretamente proporcionais, enquanto que o sinal negativo indica que a relação entre as variáveis é inversamente proporcional.

Aplicação da fórmula: delta negativo. Como delta é menor que zero, a equação não terá raízes reais, pois não existe raiz quadrada de número negativo.

A equação x 2 + 25 = 0 não tem solução, ou não possui raízes no conjunto dos números reais, R. Ora, se a multiplicação de dois números é igual a zero é porque pelo um deles é igual a zero.

Enquanto o coeficiente “c” indica onde a parábola corta o eixo Y, estabelecendo as seguintes relações: Se c>0, a parábola irá cortar o eixo Y acima da origem; Se c<0, a parábola irá cortar o eixo Y abaixo da origem; Se c=0, a parábola irá cortar o eixo Y na origem, ou seja, ponto (0,0).

O coeficiente a indica a concavidade de uma função do segundo grau. Se a > 0, então a concavidade da parábola é voltada para cima. Se a < 0, então a concavidade da parábola é voltada para baixo.

O coeficiente a é o número que está junto ao x2, o b é o número que acompanha o x e o c é o termo independente, ou seja, o número que aparece sem o x.

Estudar o sinal de uma função é determinar para quais valores reais de x a função é positiva, negativa ou nula. A melhor maneira de analisar o sinal de uma função é pelo gráfico, pois nos permite uma avaliação mais ampla da situação. Vamos analisar os gráficos das funções a seguir, de acordo com a sua lei de formação.