Como saber se aspirar vômito?

Perguntado por: egeraldes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Os sintomas podem incluir tosse ao comer, asfixia, falta de ar, dor no peito, chiado, cansaço extremo, febre e coloração azul nos lábios, nos dedos e nos pés.

Resíduos de comida presos nos pulmões podem causar pneumonia ou bronquite, chiado no peito ou fazer com que o órgão murche. Uma infecção leva dias para aparecer, mas, se houver suspeitas, o médico deve examinar a pessoa ou pedir alguma radiografia ou exame mais complexo.

A aspiração silenciosa de saliva e/ou do bolo alimentar corresponde à passagem dos mesmos abaixo das pregas vocais sem provocar tosse ou outro sinal externo, ou ainda dificuldade respiratória inicial naquele instante, por deficiência de fechamento glótico protetor1-2.

Deitar a pessoa engasgada. A primeira ação deve ser chamar ajuda! Não coloque a mão ou o dedo em forma de pinça na boca do engasgado, na tentativa de retirar o alimento, pois há risco de obstruir ainda mais a via aérea. Não provoque o vômito, pois a obstrução é da via aérea , não da via digestiva.

Os sintomas dependem do objeto inalado, onde se aloja nas vias aéreas e o tempo decorrido desde que o objeto foi inalado. Os sintomas típicos incluem respiração ofegante, asfixia, dificuldade em respirar, coloração azulada da face e uma tosse persistente.

O principal sintoma de DRGE no sistema respiratório é a tosse ou pigarro persistente. Também podem ocorrer falta de ar, chiado no peito e expectoração de acordo com o tipo de complicação pulmonar que a DRGE provocar. Sintoma relativamente comum é o despertar durante o noite como se estivesse sufocado ou asfixiado.

A pneumonia por aspiração é decorrente da inalação de conteúdo orofaríngeo nas vias aéreas inferiores, conduzindo a lesão pulmonar e a infecção bacteriana. Ela ocorre comumente em pacientes com estado mental alterado que apresentam diminuição no reflexo de gag ou de deglutição.

Sem os devidos cuidados, é possível levar bactérias e outros micro-organismos diretamente para as vias respiratórias do paciente. Então, antes de realizar a etapa, há a esterilização dos componentes.

Movimente a língua para fora da boca, de um lado para o outro, para cima e para baixo. Diante de alguma dificuldade para engolir procure um fonoaudiólogo.

Porém, se a tosse não cessar ou a respiração parecer difícil, procure ajuda médica. Se a criança não está respirando, não emite som e ainda se estiver ficando roxa, leve-a imediatamente ao pronto-socorro. Enquanto isso, procure fazer a manobra de Heimlich, veja um tutorial de como fazê-la aqui.

Todo mundo já teve a sensação de o alimento “entrar pelo lugar errado”. Quando a comida/bebida entra na traqueia ao invés do esôfago, acontece a broncoaspiração.

Tanto a aspiração orotraqueal quanto a nasotraqueal causam desconforto para o paciente e só devem ser realizadas quanto absolutamente necessário, ou seja, quando o paciente está impossibilitado de tossir de forma produtiva, incapaz de eliminar as secreções que obstruem suas vias aéreas, podendo sofrer um colapso ...

Os principais riscos de aspiração aos quais os pacientes estão expostos são: hipóxia, arritmias, laringoespasmos, traumatismo da mucosa traqueal, riscos de infecção, troca de gases prejudicada e desobstrução ineficaz das vias aéreas, comprometendo seriamente o débito cardíaco e o fornecimento de sangue aos tecidos.

O evento inicial caracteriza-se pela aspiração acidental de um corpo estranho e a manifestação clínica clássica é a presença de tosse intensa, sibilância, vômito, palidez, cianose. Estudos recentes relatam a presença de cianose em 10 a 15% dos casos5,6.

O diagnóstico da broncoaspiração não é difícil. A doença está presente, normalmente, no idoso que: engasga, tosse muito depois que se alimenta, fica com o pulmão cheio de catarro depois de tomar um copo de água ou começa a ter pneumonia de repetição.

Risco de bebês que mamam no peito é menor
— Eles têm mais facilidade em se engasgar, e em caso de sufocamento há risco de morte. Caso consigam reverter o engasgo, pode ficar com sequelas devido ao tempo que ficaram sem respirar– ressalta.

A aspiração deve ser efetuada quando há ausculta de sons pulmonares adventícios (roncos, estertores) ou aumento do pico da pressão inspiratória no ventilador mecânico, ou ainda quando a movimentação de secreções é audível durante a respiração.

Inspirar indica ainda o ato de desejar muito alguma coisa. Aspirar é, assim, sinônimo de inspirar, inalar, cheirar, absorver, sugar, sorver, desejar, almejar, ambicionar e cobiçar, entre outros.