Como saber se as trompas estão obstruidas?

Perguntado por: ipilar . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Como é o diagnóstico? Quando suspeitamos que a paciente possa estar com obstrução das tubas uterinas, solicitamos a realização da histerossalpingografia, um raio-X do útero com introdução de contraste, o que possibilita a visualização com maiores detalhes do interior útero e das trompas.

A histerossalpingografia. veja mais é um exame de imagem que avalia a permeabilidade das trompas uterinas. É feito através de um raio-x, onde uma cânula é inserida no útero e um contraste é injetado. O contraste cora o útero e as trompas, permitindo avaliar a movimentação do contraste pelas trompas.

Como é o tratamento para trompas obstruídas?

  1. Uma das opções é a cirurgia laparoscópica de desobstrução, mas com chances baixas de sucesso.
  2. A outra é a fertilização in vitro e procedimentos de reprodução assistida, em que a fecundação ocorre artificialmente fora do útero!

Acupuntura e a desobstrução tubária
Segundo a medicina chinesa, está comprovada a atuação da acupuntura para equilibrar hormônios e neurotransmissores que afetam a ovulação e a fertilidade feminina. Acupuntura atua na vascularização uterina, na espessura do endométrio e na melhora da libido.

Mesmo com o diagnóstico de trompas obstruídas é possível engravidar, porém é necessária a avaliação médica para definir o melhor procedimento. As possibilidades vão desde cirurgias para desobstrução até tratamentos de Reprodução Assistida, através da Fertilização in vitro. Texto: Dra. Daiane Pagliarin – Ginecologista.

A salsaparrilha possui propriedades depurativas, diuréticas e anti-inflamatórias. É um chá apropriado para quem busca um controle hormonal. Mulheres com ciclos menstruais podem ter ciclos mais regulares com este chá.

A resposta, para muitas pacientes, é sim — mesmo quando há diagnóstico de infertilidade. Mas para isso, é preciso buscar ajuda especializada, investigar as causas do distúrbio e iniciar o tratamento. Neste artigo, abordamos essa questão. Continue a leitura para saber tudo o que pode ajudar!

O ultrassom transvaginal é um exame diagnóstico usado em diferentes momentos no processo de investigação e diagnóstico da infertilidade feminina. Por se tratar de um exame de imagem rápido e completo, o ultrassom vaginal é usado de forma rotineira como alternativa para avaliar a saúde dos órgãos reprodutivos.

As chances de gravidez para quem possui alguma alteração nas trompas são menores, mas existentes. Com tratamento adequado e acompanhamento médico, é possível ter uma gestação saudável. E, com a ajuda da medicina reprodutiva, existem ótimas porcentagens de sucesso a cada ciclo.

Uma opção a histerossalpingografia é a histerossonografia. Talvez você não conseguirá realizar este exame tão facilmente como a histerossalpingografia.

MITO! Há sim relatos de mulheres que engravidam semanas após a realização do procedimento. Em alguns casos, após a passagem do contraste pode ocorrer a gravidez devido à remoção de eventuais micro obstáculos como diminutos pólipos ou cristais de muco, que estavam dificultando a passagem do espermatozóide.

A recanalização tubária consiste na desobstrução das tubas uterinas ou trompas de Falópio (termo mais antigo). No entanto, dependendo das causas da obstrução, a mulher precisa passar por tratamento.

Os mais utilizados são azitromicina e amoxicilina, que podem ser administrados por um período relativamente longo (8 a 14 dias).

Na maioria das vezes, são originadas por bactérias de transmissão sexual, como a Chlamydia, Gonococo, Mycoplasma e Ureaplasma. Nos outros casos, as bactérias aeróbicas e anaeróbicas presentes normalmente no trato genital são as responsáveis.

consideram as garrafadas como soluções constituídas basicamente por dois componentes distintos, o solvente e os solutos. O solvente utilizado é geralmente vinho, cachaça, água, mel ou 'Água Rabelo'; e o soluto, uma combinação de plantas medicinais, podendo ser também acrescentados elementos de origem animal ou mineral.

Sim, é possível engravidar mesmo que tenha trompas enoveladas. Pois por mais que haja dificuldade na passagem dos gametas, o canal pode não estar totalmente obstruído.

Pacientes com problemas nas trompas, devido a obstruções ou alterações funcionais, podem engravidar, por meio de tratamento de fertilização in vitro, em que a fecundação dos gametas (óvulos e espermatozoides) é feita em laboratório.