Como saber se as retas se interceptam?

Perguntado por: ogouveia . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Relembrado a definição de retas concorrentes: Duas retas são concorrentes se, somente se, possuírem um ponto em comum, ou seja, a intersecção das duas retas é o ponto em comum.

A interseção em x é o ponto onde a reta cruza o eixo dos x, e a interseção em y é o ponto onde a reta cruza o eixo dos y.

Como já dito, duas retas são consideradas concorrentes quando se cruzam em um ponto comum. Essa interseção dá origem a quatro ângulos, que podem ter medidas iguais ou não. Se um dos ângulos formados é igual a 90°, ou seja, é um ângulo reto há um caso de retas perpendiculares.

Interseção com o eixo x
As raízes de uma função quadrática são os valores de x encontrados ao resolver a equação f (x) = 0, ou seja, ax²+ bx + c=0. Para resolver essa equação, utilizamos a fórmula de Bhaskara ou as relações de soma e produto.

A interseção de duas faces quaisquer, ou é um lado comum, ou é um vértice ou é vazia. Cada lado de um polígono, comum a exatamente duas faces, é chamado de uma aresta do polígono e cada vértice de uma face é um vértice do polígono.

Na equação reduzida y = mx + n, conhecemos o n como coeficiente linear. Quando x = 0, o valor de y = n; sendo assim, o coeficiente linear é o ponto em que a reta intercepta o eixo y.

Também conhecido como intercepto y, é simplesmente o valor no qual a linha ajustada cruza o eixo y. Embora o conceito seja simples, já vi muita confusão em relação à interpretação da constante. Esse não é um fato surpreendente, pois o valor do termo constante é quase sempre sem significado!

As interseções em Nível podem ser definidas: a) Em função do tipo de movimentos executados: diretas – quando há cruzamentos das trajetórias dos veículos; rotatórias – quando, em vez de cruzamentos, executam-se manobras de entrecruzamento, descrevendo os veículos giros parciais ao redor de uma área central.

Outro modo de definir planos secantes é o seguinte: Se a intersecção entre dois planos é uma reta, esses planos são secantes. Logo, os pontos em comum entre os dois planos não coincidentes sempre serão uma reta.

Retas paralelas: são retas que não possuem interseção e estão em um mesmo plano. Retas concorrentes são retas que têm um ponto em comum. As retas perpendiculares são retas concorrentes que formam entre si um ângulo reto. Retas reversas são retas que não têm interseção entre elas e que não são paralelas.

Retas paralelas são retas em um plano que estão sempre à mesma distância uma da outra. As retas paralelas nunca se cruzam, enquanto as retas perpendiculares são aquelas que se cruzam em um ângulo reto (90 graus).

Claramente, duas retas paralelas têm a mesma inclinação. Deste modo, na geometria analítica, duas retas serão paralelas se elas possuírem o mesmo coeficiente angular.

1. Cruzamento de duas linhas ou duas superfícies. 2. Ponto em que se cruzam duas linhas ou duas superfícies.

INTERSEÇÃO DA PARÁBOLA COM O EIXO Y (EIXO DAS ORDENADAS):
A parábola intercepta o eixo das ordenadas sempre quando temos o valor de x igual a zero, ou seja, y = a. 02 + b. 0 + c = 0 + 0 + c = c. Logo, a parábola intercepta o eixo das ordenadas no ponto (0,c).

Duas retas que pertençam a um mesmo plano podem ser concorrentes, coincidentes ou paralelas. Enquanto as retas concorrentes apresentam um único ponto de intersecção, as retas coincidentes possuem pelo menos dois pontos em comum e as retas paralelas não possuem pontos em comum.