Como saber se as retas são reversas?

Perguntado por: imatos7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Retas concorrentes são retas que têm um ponto em comum. As retas perpendiculares são retas concorrentes que formam entre si um ângulo reto. Retas reversas são retas que não têm interseção entre elas e que não são paralelas. Isto significa que elas estão em planos diferentes.

Propriedades das Retas

  1. As retas são linhas infinitas.
  2. As retas possuem somente uma dimensão (unidimensional)
  3. Numa reta existem infinitos pontos.
  4. As retas podem estar em três posições: horizontal, vertical e inclinada.

Retas paralelas na geometria analítica
Claramente, duas retas paralelas têm a mesma inclinação. Deste modo, na geometria analítica, duas retas serão paralelas se elas possuírem o mesmo coeficiente angular.

4 – Retas ortogonais – são retas reversas (e portanto não são coplanares), que formam um angulo reto. Portanto, se duas retas formam um angulo reto, elas serão perpendiculares, se forem coplanares ou ortogonais se forem reversas.

Para determinar a posição relativa entre duas retas resolvemos o sistema de equações. Como o sistema possui uma única solução, ele é determinado, por isso, as retas são concorrentes e se cruzam no ponto (3,-1).

Resposta. Logo, para cada aresta de um cubo temos, 4 retas reversas.

As mais comuns são as inclinadas, horizontais, verticais, paralelas, coincidentes, reversas, coplanares, transversais, perpendiculares e retas concorrentes.

Reta contida no plano
Quando todos os pontos de uma reta pertencem a um plano, dizemos que essa reta está contida no plano. Se for possível provar que dois pontos de uma reta pertencem também a um plano, então toda a reta será formada por pontos desse plano. Isso é resultado de um dos postulados da Geometria Plana.

Retas reversas são retas que não têm interseção entre elas e que não são paralelas. Isto significa que elas estão em planos diferentes.

Como já dito, duas retas são consideradas concorrentes quando se cruzam em um ponto comum. Essa interseção dá origem a quatro ângulos, que podem ter medidas iguais ou não. Se um dos ângulos formados é igual a 90°, ou seja, é um ângulo reto há um caso de retas perpendiculares.

Duas retas que se cruzam se encontram em um único ponto chamado ponto de interseção. Três ou mais retas de interseção podem se encontrar em mais de um ponto. As retas que se cruzam se encontram em qualquer ângulo, que é maior que 0° e menor que 180°. Duas retas que se cruzam formam ângulos verticais opostos.

Quando as retas se cruzam, elas são conhecidas como concorrentes, e quando elas se cruzam formando um ângulo reto, ou seja, um ângulo de 90°, essas retas concorrentes são conhecidas também como perpendiculares, então podemos afirmar que: Duas retas são perpendiculares quando o ângulo formado entre elas é de 90°.

Retas paralelas são retas em um plano que estão sempre à mesma distância uma da outra. As retas paralelas nunca se cruzam, enquanto as retas perpendiculares são aquelas que se cruzam em um ângulo reto (90 graus).

Retas paralelas são duas retas contidas em mesmo plano que não possuem nenhum ponto em comum, ou seja, são retas que nunca se cruzam. Existem outras posições possíveis para as retas: elas podem ser concorrentes, quando se encontram em um único ponto, ou coincidentes, quando possuem infinitos pontos em comum.